262 26/11/2021 às 08:00

Vice-governadora participa de fórum sobre combate à violência contra mulher

Redação Em Dia ES

O evento em Venda Nova do Imigrante teve como objetivo promover a conscientização e a reflexão a respeito do tema sobre o enfrentamento à violência contra a mulher
Vice-governadora participa de fórum sobre combate à violência contra mulher. Foto: Itamar Freire/Vice-Governadoria
A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou, nesta quinta-feira, (25), do I Fórum de Combate à Violência contra a Mulher, em Venda Nova do Imigrante. A ação foi realizada como parte da programação da Campanha “Novembro Lilás”, promovida pela Prefeitura do município. O evento teve como objetivo promover a conscientização e a reflexão a respeito do tema sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

O Fórum contou com a palestra "A Lei Maria da Penha: Uma análise sociojurídica da violência doméstica", ministrada pela promotora de Justiça de Venda Nova do Imigrante, Adriana Dias Paes Ristori Cotta, além da realização de debate e apresentação cultural.

Ao discursar, a vice-governadora Jacqueline Moraes ressaltou a importância de levar eventos como esse para toda a sociedade. “Precisamos conversar mais com os homens, não somente entre as mulheres, pois é inaceitável qualquer tipo de violência contra a mulher, simplesmente por ela ser mulher. Já tivemos muitos avanços, mas ainda temos muito trabalho a cumprir”, enfatizou.

Nesse caso, a vice-governadora destacou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), lançou o SOS Marias, um dispositivo que pode ser acessado por meio do aplicativo 190, em que as vítimas podem acionar uma viatura da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), sem a necessidade de atendimento pelo call center.

“O machismo enraizado precisa ser combatido com orientação e também com punição. O ‘Novembro Lilás’ é ainda mais essencial em tempos de pandemia. Isso porque intensifica a divulgação da Lei Maria da Penha e promove maior discussão sobre a violência doméstica”, destacou Jacqueline Moraes.

Além da vice-governadora, estiveram presentes no evento o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti; o vice-prefeito, Tarcísio Bottacin; a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Lorena Marques de Oliveira Robaldo; e o Major Félix, da Polícia Militar.

Diálogos com Estudantes
Também em Venda Nova do Imigrante, no período da manhã, a vice-governadora participou de mais um "Diálogos em Rede”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fioravante Zandonadi. Organizado pela diretora da escola, Celina Januário Moreira, o evento integrou as atividades do Programa Agenda Mulher Empreendedora.

Com o tema “Empreendedorismo emocional”, Jacqueline Moraes explicou que o projeto da Vice-Governadoria busca fortalecer o vínculo com as escolas, por meio de ações interativas e da criação de um canal permanente de aprimoramento institucional, que visa a ouvir as demandas e a aperfeiçoar a prestação dos serviços, além de garantir o debate voltado para o empreendedorismo social e produtivo.

A vice-governadora incentivou os estudantes a entenderem como os incômodos podem se transformar em uma motivação para a vida de cada um deles. “Sempre que falo sobre educação, gosto de citar minha trajetória como exemplo, já que voltei a estudar aos 26 anos. Naquela ocasião, uma professora me disse que estudando eu poderia alcançar o que quisesse. Essa voz mudou minha vida. A voz do professor na vida de um aluno muda a história dele”, disse Jacqueline Moraes.

A partir dessa afirmação, a vice-governadora pediu que os estudantes prestem atenção nos incômodos sentidos por cada um deles, para que, a partir desse sentimento, possam tentar entender o mundo que os cercam e, com isso, mudá-lo.

“Quando alguém continua a fazer aquilo que sempre fez, não tem como mudar o que vem obtendo na vida. Aprendi que se quiser receber amor, você tem que dar amor. Isto é, seja você mesmo a mudança que deseja ver nas outras pessoas. Não há como fazer doces diferentes um do outro sem mudar os ingredientes da receita. E vocês podem mudar o mundo. Acreditem nisso”, aconselhou.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Artigo de Opinião: sistema de transporte coletivo que promove justiça social Artigo de Opinião: sistema de transporte coletivo que promove justiça social
  2. 2

    2 - Detran|ES passa a emitir Licença de Aprendizagem para a renovação de CNH para PcD Detran|ES passa a emitir Licença de Aprendizagem para a renovação de CNH para PcD
  3. 3

    3 - Desabamento em Capitólio: confira as últimas atualizações sobre o desastre em MG Desabamento em Capitólio: confira as últimas atualizações sobre o desastre em MG
  4. 4

    4 - Como proteger os cães da queima de fogos de artifício com estampido Como proteger os cães da queima de fogos de artifício com estampido
  5. 5

    5 - Espírito Santo perdeu uma de suas maiores lideranças evangélicas Espírito Santo perdeu uma de suas maiores lideranças evangélicas
  6. 6

    6 - Corpos das vítimas do acidente que matou Marília Mendonça são liberados pelo IML Corpos das vítimas do acidente que matou Marília Mendonça são liberados pelo IML

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca