436 25/01/2022 às 11:45 - última atualização 25/01/2022 às 20:34

Reestruturação das forças de segurança fez cair a violência no ES

Redação Em Dia ES

Nas regiões norte e noroeste houve mudanças no modelo de policiamento
Reestruturação das forças de segurança fez cair a violência no ES. Foto: Reprodução
O Espírito santo alcançou em 2021 o segundo menor número de homicídios desde 1996. Foram 1.060 assassinatos. O ano com o menor número de mortes violentas foi em 2019, quando houve 984 assassinatos. 

A sequência de queda coloca o triênio 2019-2021 como o período de menor número de mortes violentas no Estado dos últimos 25 anos. Os melhores índices alcançados foram nas regiões Metropolitana e Serrana do Estado, com reduções de 14,1% e 7,8% respectivamente. 

Programa Estado Presente
Retomado em 2019, o programa Estado Presente tem reestruturado o setor da segurança pública, com a ampliação do quadro de policiais civis, militares e bombeiros militares, reforma e construção de unidades policiais e prisionais, além de investimentos em tecnologia e inteligência e na integração das forças policiais. 

Segundo o secretário de Economia e Planejamento do Estado, Álvaro Duboc, o programa é estruturado em dois eixos: controle da criminalidade e prevenção à violência. No primeiro eixo, são realizadas ações de policiamento para levar segurança à população e prevenir a violência, especialmente a letal. 

Já no eixo social, o governo leva oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social. 

Novas companhias independentes no norte do Estado
Em 2021 foram criadas duas novas companhias independentes da Polícia Militar nas regiões norte e noroeste do Espírito Santo. 

Desmembrada do 13º Batalhão de São Mateus, a 18ª Companhia Independente de Jaguaré é responsável também pelo policiamento em Vila Valério, município vizinho. 

Já em Pinheiros, região noroeste do Espírito Santo, o governo criou a 19ª Companhia Independente após desmembramento do 2º Batalhão de Nova Venécia. 

Segundo o major Tiago Borba, comandante da 18ª Cia da Polícia Militar de Jaguaré, a estrutura de companhia tem facilitado o diálogo com a comunidade local e na criação de um policiamento mais especializado, de acordo com as características da região. 

“Nossa interação com a municipalidade em todos os níveis aumentou e juntos temos buscado oferecer um serviço de melhor qualidade aos moradores de Jaguaré e Vila Valério”, destacou.

O comandante também ressaltou o desafio de garantir a segurança dos moradores das duas regiões que tèm forte vocação agrícola, sobretudo na produção de café conilon. “Nos organizamos para dar segurança aos agricultores, comerciantes e moradores de pequenas vilas e povoados nos dois municípios. Ainda estamos formatando a estrutura da companhia e esperamos em breve contar com nossa própria força tática e um departamento de trânsito, para melhorarmos nosso trabalho, mas já avançamos muito”, resumiu o major Borba.

Resultado a médio e longo prazos
Durante a inauguração das duas companhias independentes da PM na região, o governador Renato Casagrande falou sobre o desafio da segurança pública, que segundo ele, é complexo e precisa ser constante. 

“De 2019 a 2021 alcançamos o menor número de homicídios do Espírito Santo nos últimos 25 anos. Dentre as várias ações do Programa Estado Presente, criamos o Cerco Inteligente, com 290 pontos com câmeras ligadas a uma plataforma digital. Isso dá rapidez à polícia na resposta ao crime. Vamos investir ainda mais em tecnologia e na reestruturação do nosso efetivo. O retorno na área da segurança pública demora, mas o trabalho não para”, disse o governador.

Ainda de acordo com o governador, há um esforço coletivo das polícias Civil e Militar, do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e dos órgãos federais - polícias Federal, Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) -, além das prefeituras para melhorar os indicadores de segurança pública.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Setur lança campanha de valorização dos guias de turismo Setur lança campanha de valorização dos guias de turismo
  2. 2

    2 - Menino de 5 anos é o brasileiro mais novo a entrar para clube mundial de pessoas com alto ... Menino de 5 anos é o brasileiro mais novo a entrar para clube mundial de pessoas com alto ...
  3. 3

    3 - Metaverso é uma promessa e um grande risco, diz professor da Universidade de NY Metaverso é uma promessa e um grande risco, diz professor da Universidade de NY
  4. 4

    4 - Site do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo já está no ar Site do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo já está no ar
  5. 5

    5 - Domingo de Ramos: fiéis retornam as celebrações e missas presencial após dois anos Domingo de Ramos: fiéis retornam as celebrações e missas presencial após dois anos
  6. 6

    6 - Pesquisa revela que 75% da geração Z acreditam que tem o poder de influenciar o ... Pesquisa revela que 75% da geração Z acreditam que tem o poder de influenciar o ...

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca