147 23/02/2020 às 06:30 - última atualização 23/02/2020 às 06:30

Rebeldia infantil pode estar relacionada a ausência dos pais, afirma especialista

Redação Em Dia ES

A terapeuta familiar relata que muitas vezes a rebeldia infantil e suas variações na adolescência podem estar relacionadas a ausência dos pais
Rebeldia infantil pode estar relacionada a ausência dos pais, afirma especialista. Foto: Divulgação
Cuidar de uma criança ou um adolescente rebelde é geralmente sinônimo de muito trabalho e pode acabar sendo esgotante para os pais que tem de lidar com um filho que não acata normas nem aceita limites. 

No entanto, nem todas as crianças rebeldes, desobedientes e desafiantes o são devido a uma necessidade constante de explorar os limites (tanto seus como nossos), mas também por motivos relacionados aos próprios pais.

A terapeuta familiar e especialista em educação infantil Evelyn Stam relata que muitas vezes a rebeldia infantil e suas variações na adolescência podem estar relacionadas a ausência dos pais. 

"Filhos que encontram atenção e aconchego nos pais, que recebem carinho, que tem pais que separam um tempo especial para brincar ou fazer uma caminhada são mais seguros da importância do meio em que vivem e da família da qual fazem parte. Por isso encontram felicidade e recompensa na aprovação dos pais. Logo ficam felizes em obedecer e colaborar porque o relacionamento com os pais é muito importante para eles".

Entendendo as crianças à partir da perspectiva da vida adulta
velyn Stam também aponta que este comportamento de rebeldia e busca por quebrar as regras podem ser compreendidas com a comparação de hábitos da vida adulta.

Imaginemos um esposo que acaba de chegar em casa e já vai falando para a esposa ir colocando a mesa e limpando a pia. A esposa olha torto, o marido já fala mais alto e a cena segue. Se você simpatizou com a esposa e acha que o marido deveria ter falado com um pouco mais de carinho e que ele deveria ter mostrado interesse pelo dia dela antes de pedir alguma coisa, então você está pronto para a nossa cena final: a que termina com todo mundo feliz. 

Agora o pai e a mãe entram na sala e o filho está vendo televisão. O pai pergunta o que o filho está assistindo. A mãe comenta que não conhece esse programa e pergunta do que se trata. O filho responde, animado com o interesse dos pais em saber do que ele gosta. Os pais pedem para que ele pause o programa e ponha a mesa, enquanto conta mais sobre o programa. 
Todos opinam, conversam, enquanto cumprem as tarefas da casa. 

Na terceira cena o pedido é o mesmo, mas o que acontece antes é completamente diferente e é isso que determina o resultado. Estamos preocupados em comandar os nossos filhos, mas deveríamos investir mais tempo nos conectando a eles.

Confiança como ponto de partida para a obediência
A especialista pondera que o grande segredo para ter filhos mais obedientes é estimular e inspirer a confiança.

 "Nós já nascemos programados para testar a qualidade das relações que permeiam as nossas vidas. É o que nos dá segurança e o que nos faz pertencer a um grupo. Viu o quanto isso é importante? A sua família é o grupo mais importante que os seus filhos vão ter na vida. E eles tem que se sentir seguros no relacionamento familiar para sentir que pertencem àquela família."
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Alunos da rede pública começam a receber kit merenda em Linhares Alunos da rede pública começam a receber kit merenda em Linhares
  2. 2

    2 - Saiba quem pode e como deve ser usada a máscara de proteção contra o vírus Saiba quem pode e como deve ser usada a máscara de proteção contra o vírus
  3. 3

    3 - Papa Francisco concedeu bênção especial Urbi et Orbi; assista Papa Francisco concedeu bênção especial Urbi et Orbi; assista
  4. 4

    4 - Ceturb-ES trabalha com 100% da frota no horário de pico Ceturb-ES trabalha com 100% da frota no horário de pico
  5. 5

    5 - Contran adota medidas de prevenção ao novo coronavírus Contran adota medidas de prevenção ao novo coronavírus
  6. 6

    6 - Prodest desenvolve site sobre ferramenta que ajuda na recuperação de celulares Prodest desenvolve site sobre ferramenta que ajuda na recuperação de celulares

Enquete

Resultado

Você acha justo que, em uma situação de pandemia, o Governo Federal regulamente o imposto, previsto na constituição, sobre Grandes Fortunas?


  • Totalmente justo
  • Totalmente injusto
  • Não tenho opinião

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca