165 06/04/2021 às 10:52 - última atualização 11/04/2021 às 15:20

Morre aos 85 anos, Cariê Lindenberg, Governo do Estado decretou luto oficial, por três dias

Redação Em Dia ES

Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho morreu aos 85 anos por complicações de uma pneumonia
Morre, aos 85 anos, Cariê Lindenberg, Governo do Estado decretou luto oficial, por três dias. Foto Bernardo Coutinho
O empresário, músico, escritor e presidente do Conselho de Administração da Rede gazeta, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, morreu nesta terça-feira (06), após complicações causadas por uma pneumonia.

“Não tenho legado nenhum, o que tenho é uma sensação muito clara e muito simples de que as coisas todas que eu fiz vão dando certo”, a declaração foi dada por Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, o Cariê, durante entrevista em 2016.

A vida de Cariê se mistura com a história da Rede Gazeta e também com a história da Comunicação no Espírito Santo. Escritor, compositor e empresário, Cariê estava como presidente do Conselho de Administração da Rede Gazeta desde 2001, quando aposentou. Ele foi o responsável pela modernização do jornal A Gazeta e pela criação da TV Gazeta no Espírito Santo.

Ele assumiu a direção do jornal A Gazeta nos anos 60 e fez da empresa sua vida. “Eu encontrei a vida na Gazeta e larguei todo o resto que eu fazia... porque foi a coisa mais importante da minha vida’’, disse ele durante entrevista em 2018.

Considerado um homem à frente do seu tempo, mas também simples, conseguiu transformar a empresa que antes tratava de interesses políticos de amigos da família e do seu pai, o ex-governador do Estado, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg, em um veículo de respeito e destaque.

Carioca de nascimento e capixaba de coração, Cariê formou em Direito na PUC-Rio em 1958, mas nunca advogou. Trabalhou no serviço público federal como assessor do ministro da Justiça, e no estadual com seu pai, iniciou a vida empresarial dedicando-se à atividade imobiliária.

Trabalhou com corretagem, evoluiu para a incorporação e logo criou com amigos uma empresa de construção civil. Além disso, fundou a primeira agência de publicidade do Espírito Santo com outros sócios. Anos mais tarde, a pedido do seu tio Eugênio Queiroz, então presidente de A Gazeta, assumiu a administração do jornal.

Como escritor publicou os livros "Vou Te Contar", “Eu e a Sorte”, “O Galinha e Elas”, “Bis + cinco”, “Pingos e Respingos”, “Memórias Cariocas & Outras Memórias” e “Muito Longe do Fim”.

Cariê deixa a esposa Maria Alice, os filhos Letícia, Beatriz e Carlos, o Café, este último o diretor-geral da Rede Gazeta, e cinco netos: Eduardo, Mariana, Carlos Fernando, Carolina e Antônio, além de uma trajetória de destaque no desenvolvimento do Espírito Santo. De acordo com informações da Rede Gazeta, em decorrência da pandemia da Covid-19, o velório e o enterro serão restritos à família.

Em edição suplementar do Diário Oficial, Governo do Estado decretou luto oficial, por três dias, em sinal de pesar pelo falecimento de Cariê.


Em suas redes sociais, o governador Renato Casagrande, lamentou a morte do empresário e destacou, que Cariê se notabilizou como defensor da democracia e da liberdade de imprensa. "Sua história orgulha os capixabas", escreveu.
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Erick Musso, usou as redes sociais para prestar seus sentimos aos familiares e afirmou que "Cariê deixa um espaço que dificilmente será ocupado".

Em uma nota, assinada pela presidente Cris Samorini, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) lamentou a morte do empresário e destacou o compromisso de Cariê com o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Linhares está entre os 30 municípios que seguem em Risco Extremo Linhares está entre os 30 municípios que seguem em Risco Extremo
  2. 2

    2 - Consulta pública para elaboração de projeto da LDO 2022 termina nesta sexta-feira (16) Consulta pública para elaboração de projeto da LDO 2022 termina nesta sexta-feira (16)
  3. 3

    3 - Mega-Sena acumulada sorteia R$ 33 milhões nesta quarta-feira (14) Mega-Sena acumulada sorteia R$ 33 milhões nesta quarta-feira (14)
  4. 4

    4 - PRF registrou menos acidentes no feriadão da Semana Santa nas rodovias federais do ES PRF registrou menos acidentes no feriadão da Semana Santa nas rodovias federais do ES
  5. 5

    5 - MPES aponta 1.686 casos confirmados de Covid-19 em pessoas em situação de rua MPES aponta 1.686 casos confirmados de Covid-19 em pessoas em situação de rua
  6. 6

    6 - Linhares e mais 36 municípios continuarão em Risco Extremo Linhares e mais 36 municípios continuarão em Risco Extremo
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca