725 06/07/2020 às 19:37

Linhares é classificada com Risco Alto e funcionamento do comércio passa por novas mudanças

Redação Em Dia ES

Diante deste novo cenário, o Município adota medidas mais rigorosas de prevenção à pandemia, que passa a vigorar a partir desta terça-feira (7)
Linhares é classificada com Risco Alto e funcionamento do comércio passa por novas mudanças. Foto Divulgação
O município de Linhares entrou para a lista de cidades capixabas com Risco Alto para a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com a última atualização do Mapa de Gestão de Risco, divulgado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Até a última sexta-feira (3), Linhares figurava entre os municípios com Risco Moderado para a doença.

Diante deste novo cenário, o Município adota medidas mais rigorosas de prevenção à pandemia, que passa a vigorar a partir desta terça-feira (7) e têm validade por tempo indeterminado.

Entre elas o funcionamento do comércio local, que deverá abrir as portas sob regime de revezamento, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, e ficando fechado aos sábados e domingos.

Nos dias pares fica autorizado o funcionamento dos estabelecimentos de consumo pessoal, como lojas de roupas, calçados, cosméticos, perfumarias, acessórios, óticas, petshops, artigos esportivos e similares, que estão inseridos no Bloco III.

Enquanto nos dias ímpares, podem ser abertos os estabelecimentos que vendem eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de venda de peças automotivas, lojas de venda de veículos automotores, móveis, colchões, cama, mesa e banho, artigos de festas e decoração, artigos de informática – classificados como lojas de consumo não pessoal, que estão inseridos no Bloco II.

Restaurantes e Afins
Já os restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias e açaiterias – que estão no Bloco IV - poderão realizar o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, limitado ao horário das 10 às 16 horas. Fora deste horário está admitida a entrega do serviço por delivery.

Aos finais de semana – sábados e domingos, fica admitida a possibilidade de retirada de produtos pelo cliente na área externa do estabelecimento, bem como a entrega de produtos na casa do consumidor.
 
Para todos os estabelecimentos e serviços, é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa.

Shopping Center
O funcionamento de shopping centers será de segunda à sexta-feira e observará o disposto na Portaria nº 100-R da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, de 30 de maio de 2020, bem como nas demais portarias a serem expedidas pela SESA, considerando a necessidade de coordenação integrada e eficaz das medidas de emergência em saúde pública entre o Estado do Espírito Santo e os municípios capixabas.
Fica proibida a prática de delivery pelos estabelecimentos comerciais situados no interior de shopping centers nos sábados e domingos.

Agências Bancárias
Fica suspenso, nos termos das Portarias da Secretaria de Estado da Saúde nº 100-R, de 30/052020, e 129-R, de 04/07/2020, o funcionamento de atividades e atendimento ao público em todas as agências bancárias, públicas e privadas.

Comércio varejista de gêneros alimentícios
A Prefeitura de Linhares também ampliou os segmentos do comércio varejista de gêneros alimentícios que deverão fechar aos domingos e segundas-feiras. O Decreto 714/2020, que altera o Artigo 1º do Decreto 665/2020 de 25 de junho de 2020, que já está em vigor.

Pela nova redação, somente poderá haver atendimento presencial de terça-feira a sábado, em horário normal de funcionamento, nos supermercados, hipermercados, atacarejo, atacado de venda ao consumidor, mercearias, açougues, autosserviços e hortifrutigranjeiros.

O novo decreto também determina que fica proibida a prática de delivery aos domingos e segundas-feiras, dos segmentos do comércio varejista de gêneros alimentícios descritos cima.

Prestadores de Serviço
Pelo Decreto 665/2020, fica estabelecido, por prazo indeterminado, que o funcionamento dos estabelecimentos prestadores de serviços que não estiverem relacionados no Bloco I do Anexo Único do Decreto nº 661, de 20/06/2020, será em horário normal, de segunda-feira à sábado, como por exemplo salões de beleza, clínicas de estética e barbearias.

Bloco I
Horário normal de funcionamento

Farmácias; drogarias; comércio atacadista; distribuidoras de gás, de água e de energia; prestadoras de serviços de internet; padarias; lojas de cuidados de animais; postos de combustíveis; lojas de conveniências; casas lotéricas; revendas agropecuárias e congêneres; armazéns gerais; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; oficinas de máquinas agrícolas; lavanderias; laboratórios; clínicas; hospitais; consultórios médicos; odontológicos; fisioterápicos e demais serviços de saúde; serviços advocatícios e contábeis; hotéis e pousadas; transporte de passageiros e de entrega de cargas; imprensa; instituições financeiras e seus correspondentes.

Bloco II
Dias de funcionamento: dias ÍMPARES do calendário, de segunda à sexta-feira
Horário de funcionamento: de 10h às 16h

Lojas de vendas de materiais de construção, de ferragens, ferramentas, material elétrico, material hidráulico, tintas, vernizes e materiais para pintura; pedras ornamentais e de revestimento; tijolos, vidraçaria, madeira e artefatos de cimento; lojas de vendas de peças automotivas; lojas de vendas de veículos automotores; móveis; eletrodomésticos; eletroeletrônico; papelarias; livrarias; lojas de celulares; prestadores de serviços de eletrônicos e acessórios; informática; artigos para escritório; estúdios de revelação e impressão fotográficas; gráficas; copiadoras; papelarias; livrarias; colchões; bancas de jornais e revistas.

Bloco III
Dias de funcionamento: dias PARES do calendário, de segunda à sexta-feira
Horário de funcionamento: de 10h às 16h

Vestuário; cama, mesa e banho; artigos esportivos; utilidades do lar; calçados, bolsas e demais acessórios; tecidos; armarinhos; cosméticos e perfumarias; joalherias e bijuterias; óticas; floricultura; artigos para festas, chocolates; bombonieres.

Bloco IV
Dias de funcionamento: de segunda à sexta-feira
Horário de funcionamento: de 10h às 16h

Restaurantes; lanchonetes; pizzarias; sorveterias, açaiterias.

Serviço Público
O expediente na Administração Direta e Indireta do Município de Linhares permanecerá de terça à sexta-feira, excetuando-se os atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, como unidades de saúde e Hospital Geral de Linhares (HGL), e outras unidades administrativas consideradas essenciais ou que operem em regime de plantão, como a Central de Ambulâncias (156), Guarda Civil Municipal (153), e limpeza pública urbana.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Instituto prevê geada para regiões mais altas do ES nesta quarta-feira Instituto prevê geada para regiões mais altas do ES nesta quarta-feira
  2. 2

    2 - Com investimentos em diversas áreas Espirito Santo vai enfrentando a Covid-19 Com investimentos em diversas áreas Espirito Santo vai enfrentando a Covid-19
  3. 3

    3 - Faceli cria Grupo de Trabalho Multisetorial para realizar planejamento de atividades do ... Faceli cria Grupo de Trabalho Multisetorial para realizar planejamento de atividades do ...
  4. 4

    4 - Novo protocolo da cloroquina será assinado na quarta por Pazuello, diz Bolsonaro Novo protocolo da cloroquina será assinado na quarta por Pazuello, diz Bolsonaro
  5. 5

    5 - Academias do Espírito Santo continuam fechadas até o próximo dia 23 Academias do Espírito Santo continuam fechadas até o próximo dia 23
  6. 6

    6 - Bolsonaro nega fritura de ministro da Saúde, mas exige ampliação da cloroquina Bolsonaro nega fritura de ministro da Saúde, mas exige ampliação da cloroquina
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca