304 16/10/2021 às 08:00

Findes debate com governo do ES e VLI sobre consolidação da infraestrutura ferroviária

Redação Em Dia ES

O encontro reforçou a importância de investimentos na malha própria da FCA com o objetivo de consolidar o Corredor Centro-Leste e garantir mais competitividade para a logística do ES e do Brasil
Findes debate com governo do ES e VLI sobre consolidação da infraestrutura ferroviária. Foto: Helio Filho/Secom
A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, esteve reunida nesta quinta-feira (14), no Palácio Anchieta, com o governador do Estado, Renato Casagrande, o secretário de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmman, e representantes da VLI, entre eles o diretor-presidente Ernesto Pousada, para debater a renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).  
 
O encontro reforçou a importância de investimentos na malha própria da FCA com o objetivo de consolidar o Corredor Centro-Leste e garantir mais competitividade para a logística do ES e do Brasil.  
 
A agenda foi essencial para haver um afinamento do debate entre as partes e para que os estudos e discussões possam ser aprimorados no sentido de reduzir riscos e levantar garantias que contribuam para o sucesso da renovação da ferrovia e para que novos investimentos na infraestrutura sejam viabilizados de modo a fortalecer o Corredor Centro-Leste.  
 
O contrato de concessão da FCA vence em 2026, mas as discussões sobre a continuidade da operação da VLI começaram em 2020, a partir de quando foram realizados debates, audiências públicas, levantamentos técnicos, reuniões entre o poder público e privado, além da criação de um comitê técnico.  
 
Ao longo desse período, a Findes tem dialogado com os atores envolvidos, apresentado estudos técnicos robustos e atuado de forma contínua e proativa para garantir que a renovação da concessão traga mais desenvolvimento para o Espírito Santo e para o Brasil.
 
A presidente Cris Samorini  lembrou que a ferrovia tem grande potencial de movimentar cargas do agronegócio, vindas de Minas Gerais e de Goiás, que poderão ser escoadas pelos portos capixabas.
 
 "Estamos diante de uma grande oportunidade. Estudo da Fundação Dom Cabral mostrou que teremos a capacidade de movimentar por ano 22 milhões de toneladas. Por isso, é tão importante transformarmos a FCA, hoje uma ferrovia do século XIX, em uma ferrovia do século XXI."
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Espírito Santo perdeu uma de suas maiores lideranças evangélicas Espírito Santo perdeu uma de suas maiores lideranças evangélicas
  2. 2

    2 - Corpos das vítimas do acidente que matou Marília Mendonça são liberados pelo IML Corpos das vítimas do acidente que matou Marília Mendonça são liberados pelo IML
  3. 3

    3 - Bandes participa de live com empresários de Colatina nesta quinta-feira (04) Bandes participa de live com empresários de Colatina nesta quinta-feira (04)
  4. 4

    4 - Live Em Dia ES: Eleição de advogados para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do ... Live Em Dia ES: Eleição de advogados para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do ...
  5. 5

    5 - Dia de Finados sem missas nos cemitérios de Linhares Dia de Finados sem missas nos cemitérios de Linhares
  6. 6

    6 - Governador Casagrande entrega 94 novas viaturas à Polícia Militar Governador Casagrande entrega 94 novas viaturas à Polícia Militar

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca