404 08/08/2020 às 09:00 - última atualização 18/08/2020 às 23:50

Difamação e injúria: empresário é indiciado após denúncia do governador Casagrande

Redação Em Dia ES

O suspeito confessou a autoria da postagem nas redes sociais e disse que era ele mesmo quem aparecia na gravação. Mas após ser identificado e localizado ele tentou se retratar
Difamação e injúria: empresário é indiciado após denúncia do governador Casagrande. Foto: Divulgação
Um homem foi indiciado pela polícia após xingar o governador Renato Casagrande nas redes sociais. O vídeo foi compartilhado pelo empresário no Whatsapp e replicado por centenas de pessoas, até chegar ao governador, que se sentiu ofendido.

O homem, de 36 anos, aparece internado em um hospital de Vitória e conta que foi diagnosticado com a covid-19. Para os amigos, ele faz um desabafo sobre um medicamento e ofende Casagrande. 

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, afirma que houve uma agressão a honra. "É um indiciamento importante, porque houve uma agressão, uma lesão, a honra do cidadão Renato Casagrande, que está investido na função de governador do Estado, portanto, funcionário público", disse Arruda.

As investigações começaram logo após o governador receber as imagens. De acordo com o delegado Breno Andrade, responsável pelo inquérito, o empresário não foi indiciado pelas críticas, mas sim pela expressão usada na gravação.

"Ele chamou o governador de 'comunista safado'. Isso daí extrapola, ele está ali cometendo um crime contra a honra. Ele foi informado que estava sendo indiciado por causa disso e não pela crítica a qual ele estava fazendo", disse o delegado.

O delegado alerta ainda que qualquer pessoas que se sentir ofendida por críticas no ambiente virtual pode procurar a Justiça e registrar um boletim de ocorrência. "Se foi através do Facebook, é importante que leve a URL daquele site, aquele 'www'. Se foi pelo Whatsapp, leve o número que foi feita aquela ofensa. A gente frisa, que independente do perfil ser falso ou não, a polícia consegue fazer essa identificação", reforçou Breno.

O suspeito confessou a autoria da postagem e disse que era ele mesmo quem aparecia na gravação. Mas após ser identificado e localizado ele tentou se retratar. "O empresário fez o que a gente está acostumado em ver em delegacias. Ele disse que não tinha a intenção, que foi divulgado num grupo restrito de amigos. Mas pela nossa experiência coisas postadas em Whatsapp, em grupo, sempre acabam vazando. Ele queria se retratar, mas o estrago já tinha acontecido", diz o delegado.

O homem vai responder polos crimes de injúria e difamação. O empresário teve a pena aumentada porque o xingamento foi feito a um servidor público, porém ele não será preso.

Por nota, o advogado do empresário disse: "Recebemos com surpresa a notícia do indiciamento, pois acreditamos que não há crime nas falas constantes do vídeo divulgado. Outrossim, estaremos nos defendendo da eventual ação que vier a ser proposta perante o Poder Judiciário".

Além deste caso, a Polícia Civil investiga outros crimes cibernéticos contra o governador incluindo Fake News. 

Com informações da TV Vitória / Record TV
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Fundação Renova começa a pagar indenizações de casos de difícil comprovação Fundação Renova começa a pagar indenizações de casos de difícil comprovação
  2. 2

    2 - Fim do preconceito é fundamental para prevenção do suicídio Fim do preconceito é fundamental para prevenção do suicídio
  3. 3

    3 - Governador visita novo prédio da Delegacia Regional e obras de pavimentação em Colatina Governador visita novo prédio da Delegacia Regional e obras de pavimentação em Colatina
  4. 4

    4 - Moradores relatam terremoto em cidades da Bahia Moradores relatam terremoto em cidades da Bahia
  5. 5

    5 - Governo do Espírito Santo divulga 20º Mapa de Risco Covid-19 Governo do Espírito Santo divulga 20º Mapa de Risco Covid-19
  6. 6

    6 - IBGE estima população do país em 211,8 milhões de habitantes IBGE estima população do país em 211,8 milhões de habitantes
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca