736 03/11/2020 às 19:30 - última atualização 04/11/2020 às 07:23

Caso Mari Ferrer: personalidades se manifestam nas redes sociais sobre sentença de "estupro culposo"

Redação Em Dia ES

Nomes como Gillmar Mendes, Flávio Dino, Daniela Mercury e Taís Araújo criticaram o teor das gravações da audiência do caso divulgadas nesta terça-feira
Caso Mari Ferrer: personalidades se manifestam nas redes sociais sobre sentença de "estupro culposo". Foto: Reprodução / Correio 24 Horas
Mais um capítulo do caso Mariana Ferrer veio à tona nesta terça-feira (3). O empresário André de Camargo Aranha, 43 anos, acusado de estuprar a blogueira, na época com 21 anos, em uma festa em dezembro de 2018, foi absolvido pela Justiça em setembro.

Uma reportagem do portal The Intercept Brasil, publicada nesta terça (3), revelou que o juiz do caso, Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, aceitou a argumentação de que o empresário cometeu "estupro culposo", "crime" não previsto na legislação brasileira.

O promotor afirma que não havia como o empresário saber, durante o ato sexual, que a jovem não estava em condições de consentir a relação, não existindo portanto “intenção” de estuprar. Por isso, o juiz aceitou a argumentação de que ele cometeu “estupro culposo”, um "crime" não previsto por lei - e, como ninguém pode ser condenado por um crime que não existe, Aranha foi absolvido.

O portal também divulgou as imagens da audiência do caso. Na gravação, o advogado de Aranha critica fotos de Mariana disponíveis na internet, classificando-as como "ginecológicas" e insinuando que ela merece receber um tratamento condizente com as imagens. Além disso, dá graças a Deus por não ter uma filha “no nível” de Mariana. A jovem chora e pede: "Excelentíssimo, eu estou implorando por respeito".

As cenas repercutiram na internet e diversas personalidades usaram seus perfis nas redes sociais para se posicionar sobre o caso. Confira algumas delas:

 Taís Araújo
"Bem desenhado pra que todos possam entender que NÃO EXISTE estupro culposo! Ninguém comete estupro sem intenção. Esse precedente é mais uma violência contra o direito das mulheres", apontou a atriz ao compartilhar infografia que busca explicar o que é estupro.

Daniela Mercury
"É estupro! Não existe estupro culposo. Não reconhecer que é estupro é uma violência contra Mariana Ferrer e contra todas as mulheres. Não podemos aceitar", disse a cantora.  

Felipe Neto
"NÃO EXISTE ESTUPRO CULPOSO! Não conheço os detalhes do caso, mas isso pode ser afirmado com 100% de convicção. NÃO EXISTE ESTUPRO SEM INTENÇÃO! Isso é um ABSURDO", opinou o youtuber.

Gilmar Mendes
"As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram", escreveu o ministro do Supremo Tribunal Federal.

Flávio Dino
"Em 30 anos de atuação profissional na área jurídica - como juiz, professor e advogado - já ouvi muitos absurdos. Mas 'estupro culposo' é a primeira vez. Que essa violência contra o Direito não prospere", declarou o governador do Maranhão.

Sonia Guajajara
"O Brasil é 5º país que mais mata suas mulheres no mundo. Uma mulher é estuprada a cada 8 minutos. É muita violência contra nossas vidas. Nós, mulheres indígenas, sabemos bem a dor de já ter sido 'pega no laço'. Não existe estupro culposo. Justiça para Mari Ferrer", pediu a líder indígena.

Maria Rita
"Estupro culposo. A gravidade dessa (não) sentença! Pra mim, pra tua irmã, pra tua filha, pra tua amiga de infância. Eu não teria como olhar pra minha filha — sendo um dos envolvidos ou só a mãe dela mesmo. Porque não tem uma explicação suave. A explicação é: homem, branco, rico", escreveu a cantora.

Manuela D'Ávila
"Estupro culposo não existe. Minha solidariedade à Mariana Ferrer", publicou a candidata à prefeitura de Porto Alegre.

Leila Barros
"A tese de estupro culposo, além de uma aberração jurídica, é perigosa. Abre precedentes justamente no momento em que se batalha para conscientizar a sociedade, sobretudo os homens, de que sexo sem consentimento é estupro! O caso da Mariana Ferrer se torna ainda mais repugnante com as lamentáveis cenas de humilhação protagonizadas pelo advogado de defesa contra a vítima. A OAB não pode se omitir", escreveu a senadora.

Bruno Motta
"Não existe estupro culposo. Lembrando que esse “culposo” do juridiques quer dizer 'sem intenção'. Não há como estuprar sem a intenção de estuprar. Mas há como JULGAR sem a intenção de prender. É um julgamento culposo", criticou o ator e humorista. 
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Praças de pedágio da BR-101 passam a aceitar pagamento com celular no ES Praças de pedágio da BR-101 passam a aceitar pagamento com celular no ES
  2. 2

    2 - Governador do Estado faz viagem no primeiro ônibus rodoviário elétrico do País Governador do Estado faz viagem no primeiro ônibus rodoviário elétrico do País
  3. 3

    3 - Governo do Espírito Santo divulga 31º Mapa de Risco Covid-19 Governo do Espírito Santo divulga 31º Mapa de Risco Covid-19
  4. 4

    4 - Coral da Polícia Civil se reinventa durante a pandemia Coral da Polícia Civil se reinventa durante a pandemia
  5. 5

    5 - Não há plano de prorrogação de medidas emergenciais, diz presidente do BNDES Não há plano de prorrogação de medidas emergenciais, diz presidente do BNDES
  6. 6

    6 - Caso Mari Ferrer: personalidades se manifestam nas redes sociais sobre sentença de ... Caso Mari Ferrer: personalidades se manifestam nas redes sociais sobre sentença de ...
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca