192 31/05/2020 às 03:00

10 dicas para não procrastinar suas responsabilidades

Redação Em Dia ES

Procrastinar é algo extremamente comum no nosso dia a dia. Isso é culpa da síndrome da urgência, que é um comportamento negativo que preenche temporariamente o vazio criado por necessidades não atendidas
10 dicas para não procrastinar suas responsabilidades. Foto: Divulgação
Cada vez mais, vamos nos tornando reféns desta armadilha pouco proveitosa, deixando de nos relacionar pessoalmente, conversar sobre algo que nos motiva, de visitar um cliente, de ler um livro, de fazer coisas que alimentam, de fato, nosso intelecto

Quanto de suas atribuições diárias você tem deixado para amanhã? O que de fato se tornou prioridade na sua vida profissional?

Vivemos afogados em informações. Nossa geração não consegue mais lidar com estes excessos, os limites foram perdidos há tempos e o mercado está estufado de colaboradores “cumpridores de horas”.

Triste dizer isso, mas a capacidade intelectual dos profissionais disponíveis no mercado é preocupante. Estamos na era das mentes brilhantes e criativas, que receberam estes adjetivos não por terem lido ou escrito um livro, desenvolvido um projeto, transformado uma ideia, mas por terem criado um “meme” ou por publicarem algo que consiga curtidas e seguidores nas redes sociais.

Quando me refiro aos cumpridores de horas, faço menção aos que passam o dia esperando o girar dos ponteiros. Não produzem, não criam, não se interessam em aprender e delongam no que podem toda e qualquer tarefa que lhes é atribuída.

Temos muitos ladrões de tempo. Estamos muito indisciplinados com nossas tarefas por culpa deles (e nossa, principalmente).

As redes sociais quando utilizadas em demasia, são os principais motivos da nossa queda de produtividade. Elas roubam um tempo precioso e nos devolvem muito pouco conhecimento (quando nos devolvem algo). Muitas vezes criamos a falsa impressão da felicidade e do descanso que a repetição da rolagem na nossa timeline proporciona. 

Cada vez mais, vamos nos tornando reféns desta armadilha pouco proveitosa, deixando de nos relacionar pessoalmente, conversar sobre algo que nos motiva, de visitar um cliente, de ler um livro, de fazer coisas que alimentam, de fato, nosso intelecto.

É nessa demasia que caímos na armadilha da procrastinação. De deixar tudo para amanhã.

O problema é que o amanhã é aquele lugar que ninguém viu ou sabe onde fica, e que onde boa parte dos planos, motivações e objetivos se encontram.

Procrastinar é algo extremamente comum no nosso dia a dia. Isso é culpa da síndrome da urgência, que é um comportamento negativo que preenche temporariamente o vazio criado por necessidades não atendidas.

Northcote Parkinson, em seu livro, relata sobre a lei do trabalho, também conhecida como lei de Parkinson, muito aplicável quando tratamos de procrastinação: “o trabalho aumenta a fim de preencher o tempo disponível para sua execução”.

Em outras palavras, podemos dizer que um trabalho sempre se prolonga até tomar todo o tempo disponível que se tem para fazê-lo. 

Temos este comportamento cravado em nossa rotina, e fazemos dele um hábito. Quanto mais tempo eu tenho para fazer algo, mais tempo eu demoro para fazê-lo.

Geralmente produzimos muito mais quando temos um dia com muitos compromissos agendados, não pelos compromissos em si, mas porque focamos e nos concentramos para/e durante as atividades daquele dia. 

Tudo isso porque o nosso cérebro ocupa esse espaço disponível para que a gente faça aquela atividade. Isso se chama foco. Eu priorizo o que é importante e me concentro para realizar o que estipulei sem interrupções consideráveis.

Se conseguirmos criar hábitos saudáveis no nosso ambiente profissional, aumentaremos nossa produtividade e diminuiremos nosso nível de stress em situações emergenciais.

Abaixo relacionei alguns itens simples, mas que considero importante para a organização da rotina de trabalho:

1 – Não confie em sua memória. Anote tudo. Recados, compromissos, dúvidas, telefones, endereços e mantenha suas anotações organizadas para quando precisar utilizá-las;

2 – Organize seus compromissos do dia por prioridade;

3 – Tente cumprir as metas que estipular no início da manhã;

4 – Ao final do dia repasse sua agenda e os compromissos não realizados, anote novamente na próxima página;

5 – Estipule horários para as “olhadinhas” nas redes sociais, para não perder muito tempo do seu dia com atividades improdutivas;

6 – Crie pastas em seu e-mail para separar os assuntos e deixe na caixa de entrada todos os e-mails não resolvidos;

7 – Não extrapole demais seus horários. Uma mente cansada além de não produzir, pode te fazer cometer alguns erros desnecessários;

8 – Quando sair do ambiente de trabalho, tente se desligar de suas atribuições profissionais. Não crie o hábito de abrir e-mails, ler mensagens e resolver problemas de cunho profissional fora do expediente (salvo indispensável), porque você – e seus clientes – acabam achando isso normal ao longo do tempo, e cada vez vai se tornando mais difícil se desfazer deste hábito;

9 – Não deixe o trabalho te sufocar ao ponto de trabalhar ansioso o dia todo. Seu senso de urgência em tudo pode anular a criatividade da sua mente para solucionar problemas no ambiente de trabalho;

10 – Ajude quando necessário, delegue e peça ajuda também. Quando você ajuda um colega em suas atribuições, não está reforçando apenas os laços de amizade, mas está abrindo a mente para aprender algo diferente. Quando for delegar, estará ensinando e abrindo espaço para aprender coisas novas, ocupando o tempo de maneira produtiva.
 
 
 

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