265 07/03/2021 às 07:30

Um ano de covid no ES: o que fazer para o sistema de saúde não entrar em colapso

Redação Em Dia ES

Secretaria de Estado da Saúde informou que, até o final de abril, a rede pública terá 900 leitos exclusivos para pacientes com covid-19
Um ano de covid no ES: o que fazer para o sistema de saúde não entrar em colapso. Foto: Hélio Filho/Governo do ES
Em 5 de março de 2020, o Ministério da Saúde anunciava a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Espírito Santo, alterando completamente o dia a dia dos capixabas. A chegada da vacina, 10 meses depois, trouxe alívio e expectativas, mas com as dificuldades em conseguir doses e a consequente lentidão na cobertura vacinal, a pandemia segue preocupando a população e registrando novos recordes de casos e de mortes no Brasil. 

De acordo com um levantamento da Fiocruz, o sistema de saúde do Distrito Federal e de mais 18 estados estão em situação crítica, com mais de 70% dos leitos de UTIs ocupados, 10 deles estão a ponto de colapsar e registram mais de 90% de ocupação.

Outros 7 estados estão em alerta intermediário, dentre eles o Espírito Santo. O estado registrou crescimento na taxa de ocupação de leitos, que passou de 68% para 76%, no período entre 22 de fevereiro e 01 de março. Atualmente a rede pública do Estado conta com 694 leitos de UTI, além de 649 de enfermaria, exclusivos para covid-19. Ainda segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as internações estão aumentando.

O Espírito Santo chegou a 331.328 casos de covid-19 nesta quinta-feira (5). Ao todo, 6.499 vidas foram perdidas por causa da doença, segundo a última atualização dos dados.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Luiz Carlos Reblin a expectativa é que ao longo de março os casos comecem a aumentar novamente. "Vamos aumentar os leitos de UTI e finalizar o mês de abril com 900 ocupações disponíveis", destacou Luiz Carlos.

A epidemiologista Ethel Maciel reforçou que a ampliação dos leitos é importante, mas a principal estratégia para interromper o ciclo de transmissão da doença é a ampliação da testagem. 

"A taxa de testagem no Brasil toda foi muito ruim, nós tivemos poucos testes. E esse teria que ser o nosso foco, testar em massa e isolar as pessoas. Isso impede e faz com que você quebre a cadeia de transmissão. Se eu descubro, antes que ela apresente os sintomas, eu consigo isolar e impedir que ela transmita para muitas mais pessoas", reforçou Ethel. 

Luiz Carlos Reblin destacou a importância da conscientização para evitar a propagação do vírus. "Vai levar um bom tempo para que toda a população esteja vacinada. Só que temos outra vacina que é tão boa quanto a injeção, é a máscara. Ela nos protege, usada adequadamente quando não deixamos de usar ao sair, não aglomerar", sugeriu 

Mesmo o Espírito Santo não ocupando condições tão graves em relação ao número de mortes, o aumento de novos casos e a ocupação de leitos mostram que estamos longe de vencermos a doença. Um exemplo disso é o estado de Santa Catarina, que há cinco semanas registrava 55% de ocupação dos leitos de UTI e recebia pacientes vindos do Amazonas. 

Porém, nesta semana, aproximadamente 200 pessoas com Covid-19 aguardam por um leito de UTI, e agora os pacientes catarinenses estão sendo transferidos para outros estados, inclusive para o Espírito Santo.

A Sesa já recebeu até a manhã desta sexta-feira (5), 68 pacientes, sendo 36 do Amazonas, 30 de Rondônia, e dois de Santa Catarina. 

Situação em outros estados da região Sudeste
Em Minas Gerais alguns municípios já não têm vagas na UTI e estão com ocupação acima de 90%. A informação é que o estado mineiro deve decretar lockdown em algumas regiões. 

Já em São Paulo a situação é um pouco mais preocupante, já que está na fase vermelha. Com recorde do número de internações, os paulistas irão enfrentar medidas mais rígidas de isolamento a partir de sábado (6). Na capital do Rio de Janeiro já estão em vigor novas medidas de isolamento social, como a restrição de circulação de pessoas durante a madrugada.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Brasil confirma mais 3.305 mortes e 85.774 casos de covid-19 em 24 horas Brasil confirma mais 3.305 mortes e 85.774 casos de covid-19 em 24 horas
  3. 3

    3 - ES tem mais 80 mortes e 2,4 mil novos casos de covid-19 em 24 horas ES tem mais 80 mortes e 2,4 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
  4. 4

    4 - Brasil registra mais 3.808 mortes e 82.186 casos de covid-19 em 24 horas Brasil registra mais 3.808 mortes e 82.186 casos de covid-19 em 24 horas
  5. 5

    5 - Espírito Santo registra mais 94 mortes e 1,5 mil novos casos de covid-19 em 24 horas Espírito Santo registra mais 94 mortes e 1,5 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
  6. 6

    6 - Estado recebe lote com mais de 168 mil doses de vacina contra a covid-19 nesta ... Estado recebe lote com mais de 168 mil doses de vacina contra a covid-19 nesta ...

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca