168 22/06/2022 às 19:30 - última atualização 23/06/2022 às 09:56

Sesa anuncia novo mutirão de vacinação contra a Covid-19 no ES

Redação Em Dia ES

'Dia D' acontece no próximo sábado (25), e expectativa da pasta é contar com a participação de todos os municípios capixabas
Sesa anuncia novo mutirão de vacinação contra a Covid-19 no ES. Foto Divulgação Sesa
O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, e o subsecretário de vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, anunciaram na tarde desta quarta-feira (22), um novo "Dia D" de vacinação contra a Covid-19 no estado.

O mutirão acontecerá no próximo sábado (25), para todas as faixas etárias aptas a receberem a vacina contra a Covid-19, e a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é contar com a participação de todos os municípios capixabas.

'Mobilizamos e convocamos um novo Dia D de vacinação para esse final de semana, estimamos mais de 50 mil doses ofertadas no próximo sábado, e esse número pode subir mais, estamos aguardando a finalização do levantamento sobre as doses. Convidamos toda a população: as crianças com mais de cinco anos, adolescentes, toda a população adulta que ainda não completou o esquema vacinal e está apta para receber a vacina", disse Nésio Fernandes.

Os municípios que participam dos mutirões de vacinação convocados pelo governo do ES anunciam pelos sites das prefeituras as informações a respeito da operação.

4ª dose para maiores de 30 anos
Desde a última segunda-feira (20) o Espírito Santo já vacina a população geral acima de 30 anos com a 4ª dose, além dos imunissuprimidos com mais de 18 anos e pessoas acima de 60 anos.

"Quero destacar a antecipação do governo do ES com relação à segunda dose de reforço para maiores de 30 anos. Podem procurar os pontos de vacinação disponibilizados pelos municípios, em todos, pois estão autorizados a imunizar", afirmou Nésio.

ES vive crescimento exponencial de casos
O Espírito Santo passa pela 5ª onda da pandemia, e o comportamento da curva de casos, internações e óbitos apresenta crescimento no estado, embora não represente patamares tão altos como vistos em outros momentos, de acordo com Nésio Fernandes.

"ES vive franca fase de crescimento de casos, internações e também óbitos pela Covid-19 ao longo da vivência desta 5ª onda. Teve um crescimento exponencial a cada 14 dias. No dia de ontem [terça-feira, 22 de junho] tivemos a duplicação do número de casos em 24h. O comportamento da curva nessa e na próxima semana pode assumir o que tivemos no início do ano, mas não acreditamos que assumirão as mesmas proporções da chegada da ômicron, no mês de janeiro", disse o secretário.

'Controle da pandemia' no segundo semestre
Na avaliação do secretário, no segundo semestre de 2022 o Espírito Santo conseguirá ter um controle de internações e óbitos relacionados à pandemia "em patamares não alcançados em nenhum momento".

"Caminhamos para o segundo semestre com um controle do impacto da pandemia em termos de internações e óbitos em patamares que não alcançaram em nenhum momento da pandemia. Temos um comportamento que deve alcançar nesta semana o patamar equivalente à quantidade máxima de casos que tivemos nas piores semanas da primeira, segunda e terceira onda, com exceçõa ao momento da ômicron", afirmou Nésio Fernandes.

Nova organização de internações
O secretário também anunciou que o estado passa a contar com uma nova estratégia de organização de leitos para pacientes que testem positivo para Covid-19 e apresentem sintomas respiratórios.

"Temos uma nova forma de organização das pessoas atingidas por Covid-19 no ES, em que se a pessoa testar positivo no curso de uma internação por suspeita de doença respiratória ao longo de uma internação hospitalar, o paciente não é mais removido para outras unidades como rotina, somente em casos excepcionais. Não é mais removido ao hospital de referência", afirmou Nésio.

Obrigatoriedade de máscaras não deve voltar no ES

Segundo o secretário Nésio Fernandes, não é intenção do governo capixaba retomar a obrigatoriedade da utilização de máscaras no Espírito Santo, embora mantenha a recomendação do uso da proteção.

"Não há previsão da obrigatoriedade neste momento, mas tivemos aumento, por exemplo, da participação de gestores escolares no incremento da utilização das máscaras em ambiente escolar", disse o secretário.

Novos pontos de testagem
Além de reativar pontos de testagem pelo estado, a Sesa estuda implementar novos locais de testes por livre demanda, e para isso realiza reuniões com entidades privadas e planos de saúde, segundo o subsecretário Luiz Carlos Reblin.

"Realizamos diversos encontros com entidades privadas, planos de saúde e instituições de ensino, para que cada cidade tenha sua testagem em livre demanda, além da oferta natural que fazem, e estamos gradativamente reativando pontos de testagem não só na Grande Vitória como no interior também", afirmou.

Com G! ES
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  3. 3

    3 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  4. 4

    4 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  5. 5

    5 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar
  6. 6

    6 - Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca