185 24/03/2020 às 13:00 - última atualização 25/03/2020 às 20:57

Saiba os cuidados que você deve ter ao comprar e ingerir alimentos

Com Portal R7

Redação Em Dia ES

O cuidado com a alimentação neste momento é essencial, principalmente para os idosos, que já possuem o sistema imunológico mais debilitado pela idade e precisam reforçar as barreiras de proteção do organismo
Saiba os cuidados que você deve ter ao comprar e ingerir alimentos. Foto: Divulgação
Com a maioria da população fazendo quarentena dentro de suas casas por conta do Novo Coronavírus, muitos já fizeram suas compras incluindo nelas frutas e legumes para pelo menos duas semanas. 

Mas, mesmo dentro de casa, devemos ter o cuidado redobrado, pois o que foi comprado veio de "fora" e precisamos ter a certeza de que eles estão realmente bem higienizados. Deve-se ter o cuidado também em fazer fazer uma dieta balanceada, pois dentro de casa, a tendência é comer muitas "besteiras", como lanches, biscoitos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, e isso prejudica a imunidade.

Pensando nisso, a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, de São Paulo, mostrou que, além da higienização correta dos alimentos, escolher o que comer ajuda a fortalecer o sistema imunológico, já que para ela cuidar da alimentação neste momento é essencial para garantir a saúde, em especial dos idosos, que já possuem o sistema imunológico mais debilitado pela idade e precisam reforçar as barreiras de proteção do organismo.

Veja o que fazer:
• Higienização: "É preciso ter cautela com o que levamos para casa, por isso desinfetar as embalagens quando chegar do mercado com álcool 70% ou água e sabão ou descarta-las em lixos lacrados".

• Descontaminação de vegetais: "Lave os vegetais com uma escovinha em água morna para retirar a sujeira visível a olho nu. Deixe com a casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de bicarbonato de sódio ou de água sanitária, durante 15 minutos e lavar abundante".

• Reduzir o consumo de bebida alcoólica que pode debilitar o organismo e atrapalhar a imunidade.

• Controlar o sal e o açúcar de adição.

• Não estocar alimentos. "Além de não ter necessidade, quando há muita comida estocada é sinal de não ter comida fresca".

• Aproveitar mais de todos os alimentos para não ter desperdício. "Cascas de legumes como beterraba, mandioquinha, batata podem ser assadas no forno e virarem saborosos chips".

• Aproveite os chás. "O consumo de bebidas quentes ajuda na expectoração dos fluídos, diminuindo assim a contaminação das vias aéreas além de ajudar no combate a gripes e resfriados em geral".

• Reforçar a vitamina C, em frutas como acerola, laranja, goiaba, caju, acerola, limão. "Esses alimentos são capazes de turbinar o sistema imunológico".
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Passar as mãos nos olhos pode disseminar o coronavírus, diz oftalmologista Passar as mãos nos olhos pode disseminar o coronavírus, diz oftalmologista
  2. 2

    2 - Ansiedade, estresse, imunidade, COVID-19: como a boa alimentação pode ajudar Ansiedade, estresse, imunidade, COVID-19: como a boa alimentação pode ajudar
  3. 3

    3 - Pandemia: isolamento causa o agravamento de fobias, diz especialista Pandemia: isolamento causa o agravamento de fobias, diz especialista
  4. 4

    4 - Período de isolamento é suficiente, mas requer cuidados Período de isolamento é suficiente, mas requer cuidados
  5. 5

    5 - Tuberculose: são diagnosticados mais de 70 mil casos por ano no Brasil Tuberculose: são diagnosticados mais de 70 mil casos por ano no Brasil
  6. 6

    6 - Entenda os riscos de fazer dieta em tempos de coronavírus Entenda os riscos de fazer dieta em tempos de coronavírus

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca