375 17/04/2021 às 07:45 - última atualização 17/04/2021 às 23:21

Saiba como lidar com a ansiedade na pandemia

Redação Em Dia ES

Psicólogo dá dicas de como amenizar os sentimentos negativos vindouros do isolamento social
Saiba como lidar com a ansiedade na pandemia. Foto: Getty Images
O isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19 não afetou somente as pessoas infectadas pelo vírus. No mundo todo, a quarentena que já dura mais de um ano tem cobrado seu preço na saúde mental da população.

Os sintomas são diversos, mas os mais comuns são tremores, cansaço, tristeza, sensação de falta de ar e asfixia, coração acelerado, suor excessivo, mãos frias e suadas, boca seca, tontura e náuseas. A ansiedade é caracterizada pelo sentimento de preocupação e medo que demasiadamente pode interferir nas atividades diárias.

Segundo uma pesquisa recente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de ansiedade e estresse neste período de quarentena tiveram um aumento de 80%. Outro levantamento, feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Unicamp, chegou a conclusões semelhantes. Foram entrevistadas cerca de 45 mil pessoas. Grande parte desse grupo, 40%, disse ter sentido tristeza ou depressão, e 54% se declararam ansiosos/nervosos com frequência.

De acordo com o psicólogo, Bruno da Silva Campos, a ansiedade pode vir de diversos fatores. "As pessoas estão presas em casa e sem contato com amigos ou realizando aqueles encontros que distraem a cabeça, tem o medo de se infectar e passar para a família, o ganho de peso devido a alimentação e o sedentarismo, a incerteza no trabalho com a piora da economia, e, recentemente, a angústia de ter ou não a vacina suficiente para todos.", conta.

O psicólogo explica também que a ansiedade vem muito pelos pensamentos excessivos no futuro, causando medos e nos fazendo sofrer por antecipação. "Para amenizar esta situação, tente valorizar e viver o momento presente, deixando de pensar demais no futuro. Tente criar ocasiões divertidas com as pessoas que moram com você, pense positivo, adapte a sua vida a nova realidade e o mais importante, crie uma rotina".

Devido a permanência em casa muita gente tem se descuidado um pouco da aparência e até ganhado uns quilinhos a mais, o que estremece a autoestima. "Inclua em seu dia a dia exercícios físicos, alimentação regrada e saudável e encare essa situação como passageira, levante, tome banho, se arrume e trabalhe em um cantinho legal e confortável. É importante fugir do sentimento de estar vivendo o mesmo dia sempre.", explica Bruno.

Se as crises de ansiedade são constantes, você tem dificuldades para dormir, trabalhar e estudar, é o momento de buscar ajuda especializada, mesmo à distância. "A grande maioria dos psicólogos hoje fazem terapia virtual, o efeito é o mesmo e você ainda se protege ficando em casa. É muito importante procurar ajuda se os sintomas se intensificarem", finaliza Bruno.

Outras dicas para amenizar a ansiedade na pandemia:
- Diminua o ritmo de trabalho e foque em exercícios físicos em casa;
- Dê um tempo das redes sociais e noticiários;
- Mantenha uma rotina;
- Durma mais;
- Corte bebidas alcóolicas e café;
- Se alimente bem.

Bruno da Silva Campos
é coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Covid-19: ES não tem mais cidades em risco extremo Covid-19: ES não tem mais cidades em risco extremo
  3. 3

    3 - Covid-19: 869 municípios ficaram sem segunda dose de vacina nesta semana Covid-19: 869 municípios ficaram sem segunda dose de vacina nesta semana
  4. 4

    4 - Covid-19: Brasil registra 2.914 mortes e 69.105 casos em 24h Covid-19: Brasil registra 2.914 mortes e 69.105 casos em 24h
  5. 5

    5 - ES tem mais 81 mortes e 1,7 mil novos casos de covid-19 em 24 horas ES tem mais 81 mortes e 1,7 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
  6. 6

    6 - Espírito Santo tem 05 munícipios em Risco Extremo Espírito Santo tem 05 munícipios em Risco Extremo

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca