263 04/05/2021 às 09:00 - última atualização 09/05/2021 às 16:18

Profissionais poderão ser punidos por aplicação errada da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no ES

Redação Em Dia ES

A Sesa vai publicar uma norma com as novas regras
Profissionais de saúde poderão ser punidos por aplicação da errada da segunda dose contra a Covid-19 no ES. Foto: Reprodução
Profissionais da área da saúde poderão responder por falta grave em caso de aplicação errada da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Em coletiva nesta segunda-feira (3) o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, disse que a Sesa vai publicar uma norma que define punições ao profissional que administrar erroneamente a segunda dose do imunizante. 

"Temos observado um certo movimento de pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Astrazeneca ou Coronavac querendo ser imunizada com a Pzifer. Essa opção não é possível dentro do Plano Nacional de Imunização. Não existem evidências de segurança e também a troca da segunda dose por outros fabricantes irá comprometer a vacinação de outros cidadãos", explicou. 

Segundo Nésio, o objetivo, neste momento, é alcançar a imunidade coletiva. Deste modo, trocar a segunda dose pode comprometer o processo. 

"Neste momento, o nosso interesse é a imunidade coletiva. A vacinação é uma medida de prevenção primária, com objetivo de alcançar imunidade em uma população. Ela não tem objetivo da proteção individual somente. Se uma grande parte da população passar a trocar a segunda dose, é possível comprometer isso. Desta maneira, iremos publicar normas mais claras e duras", explicou. 

Perspectivas para os próximos meses
O cenário para os próximos meses, segundo o secretário, é de queda no número de óbitos e de mais tranquilidade na administração da pandemia, se comparado aos meses iniciais de 2021. 

"O Estado consolidou, ao longo da última semana, a queda no comportamento da curva de casos, internações e óbitos. Ainda é necessário transcorrer a semana atual. No entanto, deverá repercutir em uma queda significativa, podendo desenhar uma fase de recuperação", afirmou o secretário. 

Na sexta-feira (07), serão apresentados os prognósticos para os meses de maio e junho. O secretário aguarda a consolidação de dados que irão indicar quantidade menor de mortes.

"Poderemos, nesta sexta-feira, apresentar avaliações de cenários possíveis para o mês de maio e junho. As avaliações em cada momento permitiram que o Estado desenhasse as melhores estratégias, então pretendemos apresentar devida análise de cenário nesta sexta", explicou. 
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Covid-19: ES não tem mais cidades em risco extremo Covid-19: ES não tem mais cidades em risco extremo
  3. 3

    3 - Covid-19: 869 municípios ficaram sem segunda dose de vacina nesta semana Covid-19: 869 municípios ficaram sem segunda dose de vacina nesta semana
  4. 4

    4 - Covid-19: Brasil registra 2.914 mortes e 69.105 casos em 24h Covid-19: Brasil registra 2.914 mortes e 69.105 casos em 24h
  5. 5

    5 - ES tem mais 81 mortes e 1,7 mil novos casos de covid-19 em 24 horas ES tem mais 81 mortes e 1,7 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
  6. 6

    6 - Espírito Santo tem 05 munícipios em Risco Extremo Espírito Santo tem 05 munícipios em Risco Extremo

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca