164 22/02/2021 às 19:26

Passageiros serão monitorados por contaminação da Covid-19 em viagens no ES

Redação Em Dia ES

"Nosso objetivo é evitar que as pessoas se contaminem e fazer um diagnóstico oportuno", disse o secretário
Passageiros serão monitorados por contaminação da Covid-19 em viagens no ES. Foto Sesa
Em entrevista coletiva, realizada nesta segunda-feira (22), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luis Carlos Reblin, falaram sobre o novo serviço de monitoramento a ser implantado no Espírito Santo. Em breve, quem viajar de avião ou de ônibus para outros estados será monitorado. Caso este seja testado positivo para a covid-19 após a viagem, todos os passageiros que estavam com ele serão comunicados.

De acordo com o secretário, a portaria que vai implantar a estratégia será publicada ainda nesta semana e valerá para o transporte aéreo e para o transporte terrestre intermunicipal e interestadual. "Nós iremos, a partir desse cruzamento de dados, poder identificar passageiros que tiverem resultado positivo para a covid-19 e comunicar, por meio de SMS, aos outros passageiros que viajaram com ele. Nosso objetivo é evitar que as pessoas se contaminem e fazer um diagnóstico oportuno", disse.

Todas as empresas que operam serviços de transporte de passageiros no Espírito Santo já foram comunicados sobre a medida. Após a publicação da portaria, elas terão um prazo de uma semana a 10 dias, para implantar o sistema e dar início ao acompanhamento. "O Espírito Santo deve ser o primeiro estado do Brasil a implantar um acompanhamento inteligente dos passageiros", comentou o secretário.

Vacinas
Reblin afirma que novas doses da vacina contra a covid-19 serão entregues ao Espírito Santo ainda neste mês ou no início de março. A quantidade ainda não foi divulgada. Ele também reforçou que os imunizantes necessários para aplicação da segunda dose já estão separados e garantidos. "Aguardamos a orientação do Ministério da Saúde para que todas as doses entregues sejam utilizadas para a aplicação da primeira dose. Dependemos dessa informação para ampliar o público-alvo e inserir novos grupos", disse.

O secretário comentou, ainda, sobre a inclusão das vacinas Covaxin e Sputinik V na lista prevista para aquisição no Brasil, pelo Ministério da Saúde. "Essas vacinas vão reforçar a imunização da população. Temos interesse na compra e a União poderá reforçar o contato com o laboratório. A decisão no ministério foi acertada. O país tem pressa e precisamos imunizar a população o mais rápido possível. A decisão de incorporar essas vacinas foi acertado e é o mesmo procedimento que deveria ter sido realizado no ano passado", disse.

Novas variantes
Nésio Fernandes: "Todos os casos identificados no Espírito Santo são isolados. Não há confirmação de transmissão comunitária no Espírito Santo. Acreditamos que, em breve, vamos confirmar que a P-1 tem a transmissão confirmada no estado, o que não tem nada a ver com o recebimento de pacientes de Manaus no estado. Todos eles foram isolados e foram submetidos a exames e todos os trabalhadores que tiveram contato com eles também foram testados.

O secretário ainda afirmou que o Espírito Santo fará, ainda, o sequenciamento genético. Segundo ele, já foi autorizado a aquisição de equimapentos necessários e deve haver um prazo de 120 dias para a instalação.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Com 1.641 mortes em 24 horas, Brasil tem pior dia da pandemia de Covid-19 Com 1.641 mortes em 24 horas, Brasil tem pior dia da pandemia de Covid-19
  3. 3

    3 - Espírito Santo registra 25 novas mortes e mais de mil casos de covid-19 em 24 horas Espírito Santo registra 25 novas mortes e mais de mil casos de covid-19 em 24 horas
  4. 4

    4 - Brasil passa a marca de 255 mil mortes causadas pela covid-19 Brasil passa a marca de 255 mil mortes causadas pela covid-19
  5. 5

    5 - Espírito Santo tem mais 27 mortes e 1,2 mil casos de covid-19 em 24 horas Espírito Santo tem mais 27 mortes e 1,2 mil casos de covid-19 em 24 horas
  6. 6

    6 - Brasil registra 721 mortes por covid-19 em 24 horas Brasil registra 721 mortes por covid-19 em 24 horas

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca