215 13/10/2021 às 08:30

Outubro Rosa: Naps promove ações para a prevenção do câncer de mama em Linhares

Redação Em Dia ES

As atividades começam nesta quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã, na Praça Nestor Gomes, e se estendem até o sábado, dia 30, nas diversas unidades básicas de saúde do município
Outubro Rosa: Naps promove ações para a prevenção do câncer de mama em Linhares. Foto: Getty Images via BBC
Uma vasta programação para reforçar a conscientização e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama acontece, a partir desta quinta-feira (14), em Linhares. As ações fazem parte do movimento Outubro Rosa e foram desenvolvidas pelo Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), da secretaria municipal de Saúde.

As atividades começam nesta quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã, na Praça Nestor Gomes, e se estendem até o sábado, dia 30, nas diversas unidades básicas de saúde do município. Na quinta-feira, além dos diversos serviços que serão prestados, acontecerá uma caminhada pelo centro da cidade, com a participação de um trio elétrico fazendo o chamamento para a importância do movimento.

As mulheres que passarem pela Praça Nestor Gomes poderão visitar a tenda temática da Casa Rosa, que é a referência de Saúde da Mulher em Linhares, aferir a pressão arterial, verificar a glicemia capilar, o teste da “ponta de dedo”, e se submeter a testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis-IST’s (sífilis, AIDS e Hepatites B e C).

Poderão, ainda, acompanhar apresentações culturais, como o grupo de dança da terceira idade do projeto Vivenciarte. Nesta ação, estará presente o Ônibus da Saúde, e serão distribuídos panfletos com informações sobre o câncer de mama. Também haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos.

“Reforçamos neste mês os cuidados com a saúde da mulher, em um trabalho que fazemos no dia a dia, e lembramos que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama”, afirmou a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti. E acrescentou: “É importante a realização e implementação de ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos das mulheres e reduzam a mortalidade por causas evitáveis”.

Com estas práticas, a Prefeitura de Linhares estimula a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama. Para isso, oferece o acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde, tanto na atenção primária quanto nos serviços de referência para investigação diagnóstica.

Casa Rosa
Linhares tem uma casa exclusiva para atendimentos à mulher. É a Casa Rosa – Núcleo de Referência de Saúde a Mulher, da Prefeitura de Linhares, que funciona no bairro Shell.

A Casa conta com diversos programas, todos gratuitos, que atuam no diagnóstico do câncer de mama e colo de útero, atendimento de pré-natal de alto risco, planejamento familiar, menopausa, infertilidade e aleitamento materno.

O atendimento na Casa Rosa é realizado por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde do município, quando existe a necessidade de atendimento especializado. A casa fica localizada na Rua Nicola Biancardi, 310, no bairro Shell, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Brasil registra 225 mortes por Covid e 9.004 novos casos em 24h Brasil registra 225 mortes por Covid e 9.004 novos casos em 24h
  3. 3

    3 - Covid-19: ES registra duas mortes e 638 novos casos em 24h Covid-19: ES registra duas mortes e 638 novos casos em 24h
  4. 4

    4 - ES recebe mais 47.640 doses de vacina contra a covid-19 ES recebe mais 47.640 doses de vacina contra a covid-19
  5. 5

    5 - Uma em cada 4 crianças sofre de ansiedade ou depressão na pandemia Uma em cada 4 crianças sofre de ansiedade ou depressão na pandemia
  6. 6

    6 - Secretário de Saúde considera judicialização na suspensão de vacina em adolescentes Secretário de Saúde considera judicialização na suspensão de vacina em adolescentes

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca