389 13/10/2021 às 08:30

Outubro Rosa: Naps promove ações para a prevenção do câncer de mama em Linhares

Redação Em Dia ES

As atividades começam nesta quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã, na Praça Nestor Gomes, e se estendem até o sábado, dia 30, nas diversas unidades básicas de saúde do município
Outubro Rosa: Naps promove ações para a prevenção do câncer de mama em Linhares. Foto: Getty Images via BBC
Uma vasta programação para reforçar a conscientização e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama acontece, a partir desta quinta-feira (14), em Linhares. As ações fazem parte do movimento Outubro Rosa e foram desenvolvidas pelo Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), da secretaria municipal de Saúde.

As atividades começam nesta quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã, na Praça Nestor Gomes, e se estendem até o sábado, dia 30, nas diversas unidades básicas de saúde do município. Na quinta-feira, além dos diversos serviços que serão prestados, acontecerá uma caminhada pelo centro da cidade, com a participação de um trio elétrico fazendo o chamamento para a importância do movimento.

As mulheres que passarem pela Praça Nestor Gomes poderão visitar a tenda temática da Casa Rosa, que é a referência de Saúde da Mulher em Linhares, aferir a pressão arterial, verificar a glicemia capilar, o teste da “ponta de dedo”, e se submeter a testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis-IST’s (sífilis, AIDS e Hepatites B e C).

Poderão, ainda, acompanhar apresentações culturais, como o grupo de dança da terceira idade do projeto Vivenciarte. Nesta ação, estará presente o Ônibus da Saúde, e serão distribuídos panfletos com informações sobre o câncer de mama. Também haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos.

“Reforçamos neste mês os cuidados com a saúde da mulher, em um trabalho que fazemos no dia a dia, e lembramos que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama”, afirmou a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti. E acrescentou: “É importante a realização e implementação de ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos das mulheres e reduzam a mortalidade por causas evitáveis”.

Com estas práticas, a Prefeitura de Linhares estimula a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama. Para isso, oferece o acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde, tanto na atenção primária quanto nos serviços de referência para investigação diagnóstica.

Casa Rosa
Linhares tem uma casa exclusiva para atendimentos à mulher. É a Casa Rosa – Núcleo de Referência de Saúde a Mulher, da Prefeitura de Linhares, que funciona no bairro Shell.

A Casa conta com diversos programas, todos gratuitos, que atuam no diagnóstico do câncer de mama e colo de útero, atendimento de pré-natal de alto risco, planejamento familiar, menopausa, infertilidade e aleitamento materno.

O atendimento na Casa Rosa é realizado por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde do município, quando existe a necessidade de atendimento especializado. A casa fica localizada na Rua Nicola Biancardi, 310, no bairro Shell, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Covid-19: Aplicação da D3 na população acima dos 18 anos já começou em Linhares Covid-19: Aplicação da D3 na população acima dos 18 anos já começou em Linhares
  3. 3

    3 - Linhares divulga edital de processo seletivo com 120 vagas para diversos cargos na área ... Linhares divulga edital de processo seletivo com 120 vagas para diversos cargos na área ...
  4. 4

    4 - ICEPi oferta 13 vagas para médicos atuarem na Medicina Hospitalista do Estado ICEPi oferta 13 vagas para médicos atuarem na Medicina Hospitalista do Estado
  5. 5

    5 - ES chega a 12.809 mortes e 601.617 casos confirmados de Covid-19 ES chega a 12.809 mortes e 601.617 casos confirmados de Covid-19
  6. 6

    6 - Brasil soma 451 mortes por Covid e 16,8 mil novos casos em 24 horas Brasil soma 451 mortes por Covid e 16,8 mil novos casos em 24 horas

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca