233 18/05/2022 às 19:35 - última atualização 19/05/2022 às 11:32

Na Semana da Hipertensão Arterial, profissionais mostram como controlar a doença

Redação Em Dia ES

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta
Na Semana da Hipertensão Arterial, profissionais mostram como controlar a doença. Foto Secom PML
No Dia Mundial da Hipertensão Arterial, muitas pessoas aproveitaram a ação da Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Nestor Gomes, no centro de Linhares, nesta terça (17), para checar a saúde. 

O aposentado Jerônimo Poles, 69 anos, faz uso contínuo de medicamento para controlar a pressão arterial, e passou pelo atendimento no ônibus. Submeteu-se aos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferiu a pressão arterial, a glicemia capilar e fez avaliação corporal. "Tudo dentro do nível", disse ele, ao revelar que detectou o problema de hipertensão aos 45 anos. Mas, faz o controle com sucesso. Pratica ciclismo e caminhada, cuida da alimentação e tem o acompanhamento do médico da família regularmente.

A nutricionista Alessandra Brandão disse que o Seu Jerônimo está no caminho certo. "O alerta que a gente faz é cuidar da alimentação. O excesso de peso é a maior causa do início da hipertensão. A obesidade acarreta outros problemas, entre eles, o diabetes. A doença, muitas vezes, é resultado do desequilíbrio nesses cuidados".

A recomendação é reduzir o consumo de sal, embutidos, enlatados, ter uma alimentação balanceada com peixes, legumes, verduras, frutas, suco de uva, e praticar uma atividade física. Esses cuidados vão favorecer a prevenção e o tratamento da hipertensão, conforme a nutricionista.

Segundo ela, é importante começar na infância a formação de bons hábitos alimentares. "A criança com hábitos alimentares inadequados terá mais dificuldade para tratar uma obesidade na fase adulta", sustentou.

Programa Hiperdia

A Prefeitura de Linhares oferece suporte para a prevenção e tratamento da hipertensão arterial. A diretora do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), Kessy Bonicenha Brunetti, disse que o núcleo trabalha com a promoção e a prevenção em conjunto com os demais segmentos da saúde no município.

"Quando o paciente é detectado como portador de hipertensão arterial na Atenção Primária à Saúde (APS), nas unidades de saúde, que são a porta de entrada, o médico da Saúde da Família classifica o paciente conforme o risco, em estágios leve, moderado ou severo.  Dependendo do grau, o encaminhamento é feito ao Programa de Controle de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), que fica no Naps", informou.

No programa, o paciente tem os cuidados de uma equipe multidisciplinar. Ela é formada pelos seguintes profissionais: endocrinologista, cardiologista, nutricionista, assistente social, psicólogo e enfermagem, com os atendimentos e encaminhamentos necessários.

Sintomas da hipertensão arterial

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa e, por isso, é importante a medida regular da pressão arterial.

Principais causas

Obesidade, histórico familiar, estresse, sedentarismo, tabagismo e envelhecimento, dentre outros, estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável.

O Programa Municipal de Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes (Hiperdia), fica no Naps, no Bairro Colina, no antigo Hospital Talma.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  3. 3

    3 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  4. 4

    4 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  5. 5

    5 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar
  6. 6

    6 - Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca