209 19/11/2021 às 18:27

Mega vacinação da D2 e dose de reforço acontece neste sábado em todo ES

Redação Em Dia ES

No Espírito Santo, segundo dados da Plataforma Vacina e Confia, pouco mais de 399 mil pessoas encontram-se com esquema vacinal em atraso
Mega vacinação da D2 e dose de reforço acontece neste sábado em todo ES. Foto Divulgação Sesa
Em apoio à mobilização nacional do Ministério da Saúde com a campanha “Mega Vacinação”, a Secretaria da Saúde (Sesa) intensifica nos 78 municípios a importância da complementação do esquema vacinal e da aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em todo território capixaba, neste sábado (20).

“Tivemos uma reunião extraordinária, nessa quarta-feira (17), com as regionais de saúde e os municípios para orientações técnico-operacionais sobre a Mega Vacinação. Destacamos a importância de intensificar a vacinação das segundas doses, especialmente nos esquemas em atraso, além das doses de reforço dos idosos e a implementação desta dose às pessoas de 18 a 59 anos que estejam aptas a recebê-la”, informou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

No Espírito Santo, segundo dados da Plataforma Vacina e Confia, pouco mais de 399 mil pessoas encontram-se com esquema vacinal em atraso, isto é, ainda não retornaram aos serviços de saúde para receber a segunda dose (D2).

Em relação às doses de reforço, com a ampliação para a população de 18 a 59 anos, além de idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos, 158.246 mil capixabas já estão aptos para recebê-las neste mês de novembro. Definições sobre a dose de reforço neste público estão disponíveis na Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), de Nº218/2021, neste link

“É um momento muito importante para o Estado, de oportunizar as segundas doses e a de reforço, a fim de garantir uma cobertura vacinal ainda melhor. Podemos chegar a 80% de cobertura nas segundas doses e avançarmos também na ampliação da dose de reforço nos idosos, um dos indicadores que as microrregiões precisam alcançar a classificação azul na Matriz de Risco do Estado”, disse Danielle Grillo.

A coordenadora informou ainda que serão disponibilizados os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac para D2 e a Pfizer para as doses de reforço. A Janssen não será ofertada, neste sábado (21), uma vez que a Sesa aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde ao Estado, assim como normatizações técnicas sobre as mudanças do esquema deste imunizante no País.
 
Novas definições para doses de reforço contra a Covid-19
Anunciada na última terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 tem novas definições quanto às doses de reforço, com a ampliação para a população de 18 a 59 anos.

Estarão aptos à dose de reforço aqueles que completaram o esquema vacinal primário, ou seja, vacinados com a segunda dose, há cinco meses.

No Espírito Santo, esse intervalo é diferenciado para idosos acima dos 60 anos. A Sesa definiu o intervalo de 90 dias (3 meses) para aplicação da dose de reforço neste público. Além de cinco meses para população de trabalhadores da saúde. Já para imunossuprimidos, a vacinação com a dose adicional acontece após 28 dias da segunda dose.

Confira abaixo o intervalo de tempo para dose de reforço no Espírito Santo:
18 a 59 anos – após 5 meses da D2
60 anos ou mais – após 3 meses da D2
Trabalhadores da Saúde – após 5 meses da D2 
Imunossuprimidos – após 28 dias da D2
 
Vacinação da Janssen
O Ministério da Saúde definiu também, na última terça-feira (16), a atualização quanto à vacinação com a Janssen: anteriormente de dose única, o órgão federal determinou a necessidade de ampliar o esquema para segunda dose. Além disso, estabeleceu a dose de reforço para aqueles que complementarão o esquema vacinal com o imunizante.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, não há estoque de vacinas da Janssen no Estado atualmente. O programa aguarda o envio de novas doses do imunizante, assim como as normatizações técnicas sobre as mudanças do esquema deste imunizante no País.
 
Mega Vacinação
Com slogan "Proteção pela metade não é proteção", o Ministério da Saúde lançou a campanha “Mega Vacinação” com o intuito de garantir a máxima proteção e a manutenção da imunidade de milhões de brasileiros. 

Em conjunto com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a iniciativa tem o objetivo de incentivar que brasileiros que não voltaram para completar o ciclo vacinal procurem os postos de vacinação para garantir a proteção máxima. Além de chamar atenção para a necessidade de reforçar a imunidade contra a doença para aqueles que já estão no momento de tomar a dose de reforço.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Covid-19: Aplicação da D3 na população acima dos 18 anos já começou em Linhares Covid-19: Aplicação da D3 na população acima dos 18 anos já começou em Linhares
  3. 3

    3 - Linhares divulga edital de processo seletivo com 120 vagas para diversos cargos na área ... Linhares divulga edital de processo seletivo com 120 vagas para diversos cargos na área ...
  4. 4

    4 - ICEPi oferta 13 vagas para médicos atuarem na Medicina Hospitalista do Estado ICEPi oferta 13 vagas para médicos atuarem na Medicina Hospitalista do Estado
  5. 5

    5 - ES chega a 12.809 mortes e 601.617 casos confirmados de Covid-19 ES chega a 12.809 mortes e 601.617 casos confirmados de Covid-19
  6. 6

    6 - Brasil soma 451 mortes por Covid e 16,8 mil novos casos em 24 horas Brasil soma 451 mortes por Covid e 16,8 mil novos casos em 24 horas

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca