206 11/10/2021 às 07:45 - última atualização 11/10/2021 às 20:34

Médicos alertam para excesso de exercícios para chegar ao "corpo perfeito" no verão

Redação Em Dia ES

Ortopedistas recomendam uma avaliação do estado de saúde antes de começar a praticar exercícios, evitando surpresas desagradáveis
Médicos ortopedistas alertam para excesso de exercícios para chegar ao corpo perfeito no verão. Foto: Reprodução
O verão se aproxima e junto com ele a corrida às academias é grande para tentar colocar o corpo em forma para a temporada mais quente do calendário brasileiro. Porém, para os sedentários, a recomendação é que se faça uma avaliação do estado de saúde (cardiovascular e ortopédica) antes de começar a praticar exercícios, evitando surpresas desagradáveis. 

O maior alerta é para as pessoas que buscam adquirir um padrão estético em pouco tempo. Segundo o médico ortopedista do Linhares Medical Center (LMC), Elton Cavalcante, seja na prática esportiva de alto rendimento, que podem ir além dos limites fisiológicos do corpo, seja na atividade física recreacional – futebol de final de semana, corrida, musculação, cross fit –, a sobrecarga de treinos pode causar lesões musculoesqueléticas (músculos, tendões, ligamentos, articulações)  por um condicionamento físico inadequado, por uma prática esportiva inadequada e equivocada ou até mesmo por excesso de atividade (o chamado overtraining). 

Elton destaca que essa sobrecarga também pode causar ou agravar lesões na coluna lombar e cervical. Estes problemas ocorrem principalmente por causa da intensidade, da forma e da duração da atividade física. 

"É importante ressaltar que as atividades físicas são fundamentais para a nossa saúde (física e emocional), mas precisam ser feitas sob a orientação e supervisão de um profissional capacitado, que vai orientar sobre o tipo e a frequência de treinos, bem como a execução correta de cada exercício. Isso vale para quem está começando a se exercitar e para os atletas mais experientes, que costumam se exceder. Ao realizar uma atividade física aeróbica – tal como corrida, ciclismo ou pular corda – é fundamental reservar um tempo do treino para o fortalecimento e o alongamento muscular global, de acordo com o esporte praticado", orienta o ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho, Traumatologia Esportiva e Trauma Ortopédico. 

Na musculação em excesso, assim como no crossfit, por exemplo, podem ocorrer lesões musculoesqueléticas nos quadris e joelhos, que são as maiores articulações do nosso corpo. Por isso, é preciso cuidado e atenção ao praticar exercícios físicos que exijam bastante das pernas. 

"A articulação do quadril, bem como todo o membro inferior, é solicitada na execução de praticamente todas as atividades esportivas, desde uma simples caminhada, levantamento de peso, futebol, tênis, karatê, até nos movimentos mais extremos da ginástica artística, por exemplo. Muitas vezes, os pacientes procuram o ortopedista de quadril por confundirem sintomas lombares com sintomas do quadril. Isso se deve à distribuição dos receptores sensitivos da região lombar e glútea, que se sobrepõem e podem causar irradiação para todo o membro inferior. A diferenciação é possível a partir de uma boa avaliação médica, exame físico detalhado e, quando indicado, exames complementares", explica o especialista em Cirurgia do Joelho e Medicina Esportiva Rodrigo Perrone. 

Mas, os médicos lembram que ninguém deve deixar de praticar exercícios por causa do medo de lesões. "A realização de atividades físicas sob supervisão, com a execução correta dos movimentos, sem sobrecarga – tanto no número de repetições em cada série quanto na carga utilizada – ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, das articulações e da musculatura, além de todos os outros benefícios decorrentes de atividades físicas. Os exercícios de fortalecimento também previnem e ajudam a controlar a osteopenia e a osteoporose; controlam o processo degenerativo muscular e fortalecem os membros inferiores. Nos idosos, um balanço muscular adequado e uma saúde osteomuscular em dia auxiliam na prevenção de quedas e, consequentemente, de fraturas, possibilitando maior independência funcional e melhor qualidade de vida para essa população cada vez mais numerosa no país", esclarecem Elton e Rodrigo. 

A boa notícia é que a maioria das lesões podem ser prevenidas. A falta de equilíbrio entre o período de recuperação pós-treino e uma nova bateria de exercícios pode ser a causa das lesões por repetição. Aprenda a escutar o seu corpo. A dor que sentimos é um sinal de alerta do nosso corpo, que precisa ser valorizada, e quando houver limitação funcional associada ela precisa ser avaliada adequadamente por um profissional qualificado para que seja determinada a causa e se inicie o tratamento específico. 

"Realizando um treino adequado, com bom senso, bom preparo muscular, prestando atenção na postura e execução dos exercícios no dia a dia e, principalmente, evitando excessos nas atividades é possível prevenir lesões nas articulações e na coluna lombar e cervical, além de evitar o agravamento de problemas já existentes. Ao menor sinal de desconforto e frente a sintomas limitantes, procure logo um especialista, para obter um diagnóstico preciso, ter orientações, tratamento e acompanhamento especializado", conclui o ortopedista Elton Cavalcante. 

Dicas para evitar lesões durante atividades físicas:
Escolha um tênis apropriado: 1 - bom sistema de amortecimento, uma vez que os amortecedores diminuem o impacto nas articulações que sustentam a carga nos membros inferiores; 2 - uma região posterior no calcâneo que seja firme para minimizar danos na pisada; 3 - que não seja dobrável ao meio (maleável), mas somente na ponta, afim de permitir um bom movimento do antepé; 

Bicicletas com tamanho adequado para cada estatura e ajuste adequado da altura do celim, permitindo melhor postura do ciclista e melhor desempenho com menor sobrecarga muscular e articular; 

Durante o exercício, mantenha o tronco equilibrado, sem rotação; 

Realize atividades de aquecimento e alongamento muscular antes e depois de cada série de atividade e promova diminuição progressiva da intensidade no final dos exercícios;

Intercale os treinos mais intensos com outros de menor sobrecarga (intensidade) e com períodos de descanso, além de realizar atividades que permitam o equilíbrio muscular de diferentes regiões – e não apenas as voltadas diretamente à modalidade praticada; 

Controle a intensidade, duração e frequência da atividade física. A prática esportiva deve ser realizada de maneira progressiva à medida que os treinos vão sendo realizados.
 
 
 

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