176 03/05/2021 às 17:48 - última atualização 09/05/2021 às 16:16

Linhares inicia imunização de pessoas com comorbidades, nesta terça-feira (4)

Redação Em Dia ES

A vacinação ocorre na Casa Rosa e Unidades de Saúde, sempre das 8 às 17 horas
Linhares inicia imunização de pessoas com comorbidades, nesta terça-feira (4). Foto Secom PML
Nesta terça-feira (4), Linhares vai iniciar a vacinação das pessoas com comorbidades que foi dividida em duas fases. Na primeira fase, serão contempladas pessoas entre 18 e 59 anos dos seguintes grupos: gestantes e puérperas com comorbidades descritas no quadro abaixo, que serão imunizadas na Casa Rosa, no bairro Shell.
 
Também serão vacinadas contra a Covid-19 pessoas com fibrose cística, Síndrome de Down, deficiência mental/intelectual, pacientes renais crônicos em diálise. A vacinação para esse grupo acontece no setor de hemodiálise, ao lado do Hemonúcleo de Linhares, no centro da cidade.
 
Já pessoas com obesidade mórbida, com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40; deficientes físicos cadastrados no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Os critérios estabelecidos obedecem a Nota Técnica do Governo do Estado do ES.
 
A vacinação ocorrerá sempre das 8 às 17 horas.
 
Deste público prioritário, 917 doses da primeira dose da vacina serão destinadas para pessoas com comorbidades e 220 para gestantes e puérperas com comorbidades. No ato da vacinação é indispensável a apresentação de laudo médico que comprova a comorbidade.
 
"A imunização deve seguir critérios epidemiológicos. Precisávamos garantir, primeiro, a proteção dos idosos, grupo mais vulnerável e responsável por grande maioria do total de mortes por Covid-19 no Município. Agora, após a vacina para todos acima dos 60 anos, é urgente vacinar pessoas com comorbidades, que também têm risco agravado de óbito. Para se ter ideia, cerca de 90% das pessoas que morreram pela Covid-19 em Linhares tinham algum tipo de comorbidade", destacou o secretário municipalde Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.
 
Esse grupo prioritário de pessoas com comorbidades se baseia em recomendações do Ministério da Saúde e segue rigorosamente o Plano Nacional de Imunização que é seguido à risca pelo Município. "A inclusão das grávidas e puérperas com comorbidades, é de extrema importância porque os estudos apontam que a Covid-19 apresenta fatores de riscos desfavoráveis para as grávidas e puérperas", explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.
 
Veja a Nota Técnica na Íntegra.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Covid-19: ES não tem mais cidades em risco extremo Covid-19: ES não tem mais cidades em risco extremo
  3. 3

    3 - Covid-19: 869 municípios ficaram sem segunda dose de vacina nesta semana Covid-19: 869 municípios ficaram sem segunda dose de vacina nesta semana
  4. 4

    4 - Covid-19: Brasil registra 2.914 mortes e 69.105 casos em 24h Covid-19: Brasil registra 2.914 mortes e 69.105 casos em 24h
  5. 5

    5 - ES tem mais 81 mortes e 1,7 mil novos casos de covid-19 em 24 horas ES tem mais 81 mortes e 1,7 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
  6. 6

    6 - Espírito Santo tem 05 munícipios em Risco Extremo Espírito Santo tem 05 munícipios em Risco Extremo

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca