204 11/10/2021 às 18:45 - última atualização 11/10/2021 às 20:34

Espírito Santo pode alcançar risco muito baixo até dezembro, afirma secretário de Saúde

Redação Em Dia ES

“A expectativa é de que tenhamos um natal diferente, mas ainda com o uso de máscaras”, disse Fernandes
Espírito Santo pode alcançar risco muito baixo até dezembro, afirma secretário de Saúde. Foto: Reprodução de vídeo
O Espírito Santo pode ter até o mês de dezembro de 2021 todos os municípios em risco muito baixo para a Covid-19. Esta é a expectativa do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, divulgada nesta segunda-feira (11) durante entrevista coletiva. (veja vídeo completo no final da matéria).

Segundo Nésio, o Espírito Santo se mantém na fase de reabilitação da pandemia e ainda em outubro microrregiões capixabas poderão migrar para a nova classificação de risco muito baixo. “O Estado tem condições de alcançar a imunização total com duas doses nos adultos e a de reforço nos idosos no próximo mês de novembro. Podemos ter um natal diferente, mas com a importância do uso de máscara e da testagem”, disse Fernandes.

A tendência, segundo o secretário, é que haja, a partir de agora, mais um modo de vida e mais uma doença endêmica. "Queremos alcançar a vacinação satisfatória contra a covid-19 para superar o tema como um problema de saúde pública. Temos que vencer todos os movimentos vinculados às teses antivacinas. Se não fosse as vacinas, neste momento, o Espírito Santo estaria vivendo uma qurta onda de casos", afirmou.

Ele ainda convocou a toda a população para que convençam os parentes e amigos, que ainda não se vacinaram, para que tomem a vacina para alcançar a meta. Segundo o secretário, a média diária de vacinação no Espírito Santo está caindo. "Na medida em que levantamos todas as medidas de restrições economicas e sociais, vamos incrementar medidas para que pessoas não vacinadas não possam acessar eventos".

Segundo ele, uma portaria será publicada nesta semana para que os servidores do Estado não possam acessar determinados locais em caso de não vacinação. Nésio também afirmou que solicitou ao Ministério da Saúde para que a vacinação contra a covid-19 passe a fazer parte do calendário anual e obrigatório do Plano Nacional de Imunização.

Já o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, destacou que a variante Delta, detectada no Espírito Santo, fez com que o número de internações em julho aumentaram, mas não foi tão significativa como anterior.

Quase 92% da população acima dos 18 anos receberam a 1ª dose ou a dose única. Quase 64% dos adultos, receberam a 2ª dose. Já os adolescentes, mais de 64% já tomaram a primeira dose e 63% dos idosos já tomaram a dose de reforço, segundo Reblin.

 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Brasil registra 225 mortes por Covid e 9.004 novos casos em 24h Brasil registra 225 mortes por Covid e 9.004 novos casos em 24h
  3. 3

    3 - Covid-19: ES registra duas mortes e 638 novos casos em 24h Covid-19: ES registra duas mortes e 638 novos casos em 24h
  4. 4

    4 - ES recebe mais 47.640 doses de vacina contra a covid-19 ES recebe mais 47.640 doses de vacina contra a covid-19
  5. 5

    5 - Uma em cada 4 crianças sofre de ansiedade ou depressão na pandemia Uma em cada 4 crianças sofre de ansiedade ou depressão na pandemia
  6. 6

    6 - Secretário de Saúde considera judicialização na suspensão de vacina em adolescentes Secretário de Saúde considera judicialização na suspensão de vacina em adolescentes

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca