220 13/01/2022 às 16:44 - última atualização 13/01/2022 às 19:21

Dores e desvios posturais em crianças e adolescentes podem estar ligadas ao encurtamento muscular

Redação Em Dia ES

Redução da amplitude de movimento e vícios de postura são os principais sinais de os músculos estão encurtados
Dores e desvios posturais em crianças e adolescentes podem estar ligadas ao encurtamento muscular. Foto: Divulgação
Os problemas musculoesqueléticos, como dores nas costas, ombros, pescoço e a falta de flexibilidade afetaram muitas pessoas nos últimos dois anos, devido ao maior tempo dentro de casa. O chamado encurtamento muscular também atingiu as crianças e adolescentes.
 
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em RPG e Pilates, o público infantojuvenil foi bastante afetado do ponto de vista da saúde musculoesquelética durante a pandemia.  
 
“O ensino remoto exigiu um espaço dedicado para os estudos, mas nem sempre foi possível oferecer uma ergonomia adequada. Com isso, muitas crianças e adolescentes adquiriram vícios de postura. Esses, por sua vez, podem causar dores e encurtamento muscular”.
 
“A outra questão é que as crianças e os adolescentes passaram todo esse tempo sem praticar esportes e atividades físicas oferecidos pelas escolas. Em resumo, o sedentarismo atingiu também esse público. Como resultado, muitas crianças e adolescentes tem apresentado dores e vícios de postura, justamente relacionadas ao encurtamento muscular”, aponta Walkíria.
 
O que é encurtamento muscular? 
O encurtamento muscular é resultado da permanência, durante muito tempo, na mesma posição. Com isso, o corpo ignora a cadeia muscular que não é usada.
 
“Em outras palavras, o corpo se adapta na posição que exige menos esforço ou menos amplitude de movimento. O melhor exemplo é jogar o tronco para frente ao usar um computador. A postura correta, nesse movimento, é manter o tronco ereto. Essa postura, com o tempo leva ao desenvolvimento de uma cifose, a famosa corcunda”, explica Walkíria.
 
Esse movimento se torna confortável para a criança ou adolescente e, assim, se instala o vício postural. O problema é que a má postura causa outras condições, como dores e a redução da flexibilidade, pois o músculo que não é usado fica encurtado.
 
Estirão do crescimento e encurtamento muscular
O outro problema do encurtamento muscular está relacionado ao estirão do crescimento. O crescimento ósseo precede o muscular. Quando há um crescimento ósseo muito rápido, o músculo não consegue acompanhar.
 
“Um adolescente que fica muito tempo sentado ou deitado, sem oportunidades de se alongar, pode ter um agravamento do encurtamento muscular na fase do estirão. A consequência é uma desorganização mais grave da postura”, reforça a especialista.  
 
Portanto, os pais devem ficar atentos aos sinais posturais das crianças e adolescentes, bem como às queixas de dores nas costas, pescoço e membros inferiores. Caso notem alterações, o ideal é procurar um fisioterapeuta para uma avaliação.
 
RPG Infantojuvenil 
A fisioterapia é um recurso importante para recuperar os músculos encurtados. A Reeducação Postural Global (RPG), nesses casos, é muito indicada. O foco do método é o alongamento global do paciente, por meio do reequilíbrio e da manutenção da postura. A RPG pode ser realizada semanalmente. O tratamento pode durar em torno de 10 a 15 sessões.
 
“Outros recursos podem ser usados para tratar o encurtamento muscular, como o Pilates Kids e sessões de alongamento”, finaliza Walkíria.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Covid-19: Aplicação da D3 na população acima dos 18 anos já começou em Linhares Covid-19: Aplicação da D3 na população acima dos 18 anos já começou em Linhares
  3. 3

    3 - Linhares divulga edital de processo seletivo com 120 vagas para diversos cargos na área ... Linhares divulga edital de processo seletivo com 120 vagas para diversos cargos na área ...
  4. 4

    4 - ICEPi oferta 13 vagas para médicos atuarem na Medicina Hospitalista do Estado ICEPi oferta 13 vagas para médicos atuarem na Medicina Hospitalista do Estado
  5. 5

    5 - ES chega a 12.809 mortes e 601.617 casos confirmados de Covid-19 ES chega a 12.809 mortes e 601.617 casos confirmados de Covid-19
  6. 6

    6 - Brasil soma 451 mortes por Covid e 16,8 mil novos casos em 24 horas Brasil soma 451 mortes por Covid e 16,8 mil novos casos em 24 horas

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca