384 13/09/2021 às 07:00

Covid-19: Brasil tem média móvel de mortes em queda há 3 semanas

Redação Em Dia ES

293 novas mortes por covid-19 foram confirmadas. O total subiu para 586.851
Covid: Brasil tem média móvel de mortes em queda há 3 semanas. Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde confirmou 293 novas mortes por covid-19 neste domingo (12). O total subiu para 586.851. Segundo o órgão, o Brasil também registrou 10.615 casos da doença em 24 horas. Desde o início da pandemia 20.999.779 pessoas foram contaminadas.

Os registros não se referem à data das mortes, mas ao dia em que foram informadas ao Ministério da Saúde. Nos fins de semana, o número de registros cai porque há menos funcionários nos órgãos para relatar os dados, e não por haver menos mortes.

MÉDIAS MÓVEIS DE MORTES E CASOS
A média móvel de mortes por covid-19 nos últimos 7 dias é de 460. Está abaixo de 500 mortes diárias há 5 dias. Na 4ª feira (8.set), ficou abaixo do patamar pela 1ª vez desde 27 de novembro, quando foi a 480.

O indicador apresenta tendência de queda há 21 dias. Quando a variação da curva em relação a duas semanas antes é igual ou inferior a -15%, considera-se que há queda. Da mesma maneira, considera-se que a curva apresenta aumento quando a variação em relação a duas semanas antes é igual ou superior a 15%. Não há aumento há 82 dias.

A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias é de 15.571. Caiu em relação ao dia anterior e apresenta tendência de queda há 14 dias. É a nova menor média desde 21 de maio de 2020, quando indicava 15.310 casos diários.

O feriado prolongado do 7 de Setembro pode ter influenciado a queda dos números nos últimos dias. Isso porque os órgãos trabalham com equipes reduzidas e têm menos capacidade de inserir os dados nos sistemas. Com isso, pode haver uma compensação com aumento dos registros nos próximos dias.

MORTES PROPORCIONAIS
O Brasil tem 2.751 mortes por milhão de habitantes. As piores situações estão em Rondônia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Roraima, com mais de 3.000 mortes por milhão.

As taxas consideram o número de mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde e a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o ano de 2021 em cada unidade da Federação.

Com o veículo novo, o serviço público de coleta de resíduos sólidos será prestado com maior eficiência, garantindo mais agilidade e continuidade dos serviços. Os municípios precisam de apoio para modernizar as suas frotas, e o Governo do Estado, conforme as diretrizes e estratégias do cenário promissor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), vem promovendo, principalmente junto aos mais necessitados, a crescente e contínua ampliação dos índices de cobertura da coleta dos Resíduos Sólidos Urbanos, em busca da universalização.

O município de Dores do Rio Preto está localizado ao sul do Estado do Espírito Santo, e possui população de 6.397 habitantes segundo censo do IBGE de 2010, distribuído entre zona urbana e rural. “Justifica-se a aquisição do Caminhão Compactador de Lixo devido ao aumento de resíduos sólidos no município, principalmente pelo crescimento de empreendimentos turísticos que naturalmente trazem mais pessoas para o município”, completou Marcus Vicente.

O Brasil caiu para a 8ª posição do ranking mundial de mortes proporcionais em 30 de agosto, ao ser ultrapassado pela Bulgária. Os dados são do Ministério da Saúde, enquanto as informações dos outros países são do painel Worldometer.

A lista é liderada pelo Peru, com 5.929 mortes por milhão. No fim de maio, o país revisou os dados e subiu ao topo do ranking, posição antes ocupada pela Hungria.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Secretário de Saúde considera judicialização na suspensão de vacina em adolescentes Secretário de Saúde considera judicialização na suspensão de vacina em adolescentes
  3. 3

    3 - Ministério da Saúde volta atrás sobre vacinação de adolescentes e surpreende Conasems Ministério da Saúde volta atrás sobre vacinação de adolescentes e surpreende Conasems
  4. 4

    4 - Covid-19: média de óbitos é a menor desde outubro de 2020 Covid-19: média de óbitos é a menor desde outubro de 2020
  5. 5

    5 - Espírito Santo registra 9 mortes pela covid em 24 horas Espírito Santo registra 9 mortes pela covid em 24 horas
  6. 6

    6 - Espírito Santo registra 15 mortes e 700 novos casos de covid-19 Espírito Santo registra 15 mortes e 700 novos casos de covid-19

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca