102 06/08/2022 às 14:11

Covid longa tem três tipos com sintomas diferentes, diz estudo

Redação Em Dia ES

A Covid longa é a permanência dos sintomas por ao menos três meses após a infecção da Covid-19
Covid longa tem três tipos com sintomas diferentes, diz estudo. Foto Freepik
Pesquisadores do King’s College de Londres, no Reino Unido, concluíram que a Covid longa não se manifesta da mesma maneira em todos os pacientes. Por isso, o tratamento deve ser individualizado.

A Covid longa é a permanência dos sintomas por ao menos três meses após a infecção da Covid-19. Os pesquisadores analisaram quase 1.500 pacientes e dividiram a Covid longa em três categorias: sintomas neurológicos; sintomas respiratórios e demais queixas. O novo estudo foi publicado esta semana na plataforma de pré-prints MedRxiv. Veja as categorias:

Sintomas neurológicos
Composto pelo maior número de pessoas. Os pacientes sentem fadiga, névoa mental, dores de cabeça, dificuldades de concentração e perda de memória. Foi o mais comum entre os pacientes que se infectaram durante as ondas das variantes Alfa e Delta.

Sintomas respiratórios
Os pacientes sentem falta de ar grave, tosse contínua e dores no peito que podem sinalizar danos no pulmão. Foi prevalente durante a primeira onda da Covid-19, com a primeira cepa do vírus e quando a população não estava vacinada.

Demais sintomas
Sintomas persistentes de palpitações no coração, dores musculares e alterações na pele e no cabelo.

“Esses dados mostram claramente que a síndrome pós-Covid não é apenas uma condição, mas parece ter vários subtipos. Nossas descobertas coincidiram com a experiência das pessoas que vivem com a Covid há muito tempo. Compreender as causas desses subtipos pode ajudar a encontrar estratégias de tratamento. Além disso, esses dados enfatizam a necessidade de os serviços médicos para Covid longa incorporarem uma abordagem personalizada e sensível às questões de cada indivíduo”, disse a professora do Departamento de Genética e Epidemiologia da instituição e uma das autoras do estudo Claire Steves, em comunicado, segundo O Globo .

Segundo os pesquisadores, a vacinação contra a Covid-19 além de proteger contra formas graves da doença também reduz o risco de Covid longa.

Com Isto É Dinheiro
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Vitamina D e cálcio: o match ideal Vitamina D e cálcio: o match ideal
  3. 3

    3 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  4. 4

    4 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  5. 5

    5 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  6. 6

    6 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca