409 28/06/2022 às 13:00 - última atualização 29/06/2022 às 08:57

Cinco exames que diagnosticam câncer e salvam vidas

Redação Em Dia ES

Médico do ES explica que eles são capazes de identificar tumores em fase inicial, aumentando a chance de sucesso nos tratamentos
Cinco exames que diagnosticam câncer e salvam vidas. Foto Hugo Boniolo
O diagnóstico precoce do câncer é considerado essencial pelos médicos para aumentar as chances de sucesso do tratamento e recuperação da doença. Para isso, o cuidado com a saúde, através da realização de exames anuais de rotina, é fundamental para identificar tumores em fase inicial.

O médico radioterapeuta Guilherme Rebello, lista cinco exames que podem ser feitos por homens e mulheres no intuito de prevenir e rastrear eventuais lesões no organismo.

"Os cinco exames mais solicitados e que ajudam no diagnóstico precoce da doença são a mamografia (câncer de mama), o Papanicolau (colo uterino), a dosagem do PSA e o toque retal (próstata), e a colonoscopia (intestino)", afirma.

De acordo com o especialista, o diagnóstico precoce é sempre o melhor cenário para o paciente:

"Devido ao fato de o tumor estar localizado numa única região e com um menor tamanho, as chances de cura com o tratamento adequado são maiores do que quando a doença já está avançada", afirma. 

Quando começar?

Sobre o momento certo de iniciar a prevenção, Guilherme Rebello afirma que, em geral, ela começa entre 40 e 50 anos, mas há exceções, como o Papanicolau, que deve ser iniciado a partir dos 25 anos em mulheres que já tiveram relações sexuais.

"A recomendação é para que as pessoas não deixem os exames de rotina para depois. Não permitam que a correria do dia a dia atrapalhe algo importante: a atenção à saúde. Quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de cura", afirma. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, presentes no meio ambiente, como tabagismo, alcoolismo, alimentação de baixa qualidade e obesidade.

"Algumas atitudes no dia a dia aumentam o risco de surgimento de câncer, como levar uma vida sedentária, ter uma dieta rica em gordura e pobre em fibras e proteínas, fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso e manter relações sexuais desprotegidas, sem preservativo", pontua Guilherme Rebello.

Exames preventivos anuais

Mamografia: exame que diagnostica câncer de mama recomendado para mulheres a partir de 40 anos assintomáticas e sem histórico familiar da doença. É solicitado anualmente pelo ginecologista e realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que realiza a radiografia das mamas. Pode identificar nódulos, lesões e assimetrias.

Papanicolau: avalia o colo uterino em busca de células alteradas para indicar a necessidade de outros exames, como colposcopia e biópsia. Previne o câncer de colo de útero. O material é coletado durante a consulta anual com o ginecologista.

Dosagem de PSA e toque retal: o PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue que aponta alterações na próstata que podem indicar câncer. Deve ser feito em conjunto com o toque retal, que fornece informações adicionais, como localizar eventuais pólipos. Indicados para homens acima de 40 anos sem histórico da doença na família. São realizados em consulta anual com o urologista.

Colonoscopia: exame que rastreia inflamações, sangramentos, lesões e pólipos no intestino. O aparelho utilizado é o colonoscópio, um tubo flexível com cerca de 1 metro de comprimento e 1 centímetro de diâmetro, equipado com uma minicâmera na ponta, que é introduzido no paciente sedado, através do ânus. Indicado a partir dos 50 anos para pessoas sem histórico familiar de câncer de cólon e reto. Requer preparo alimentar especial e uso de laxantes.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Vitamina D e cálcio: o match ideal Vitamina D e cálcio: o match ideal
  3. 3

    3 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  4. 4

    4 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  5. 5

    5 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  6. 6

    6 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca