458 03/03/2021 às 18:46

Câncer de útero, endométrio e mama emitem sinais mulheres devem ficar atentas

Redação Em Dia ES

Médico explica que esses sinais indicam sempre a necessidade de avaliação
Câncer de útero, endométrio e mama emitem sinais mulheres devem ficar atentas. Foto Secom PML
Câncer de útero, endométrio e mama emitem sinais. O médico ginecologista e obstetra Pedro Lavigne de Castello Branco Moreira, que integra a equipe da Casa Rosa, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde do município de Linhares no norte do Espírito Santo, explica que esses sinais indicam sempre a necessidade de avaliação e, portanto, as mulheres devem procurar atendimento médico. "Mesmo durante a pandemia, (elas) devem procurar um serviço de saúde da mulher. Câncer também é uma urgência, uma prioridade", destaca.

A recomendação do especialista é para todas as mulheres, mas, principalmente, para aquelas que não estão "em dia" com os exames preventivos de rotina. "A paciente que está com a prevenção em dia, negativa, no último ano ou dois, essa paciente, em geral, pode ficar tranquila. O tempo de aparecimento não é rápido. Mas pacientes com sintomas, mesmo que com exames recentes ou àquelas que estão com exames atrasados ou não costumam fazer, têm que ficar", orienta.

Sangramento após relação sexual; corrimentos com cheiro forte, lembrando o cheiro de carne estragada; saída de líquidos diferentes, fora daqueles corrimentos mais comuns (amarelado ou que coça), podem ser sintomas de câncer de colo de útero.

Tudo isso deve ser avaliado por um especialista de forma adequada. "Esses exames são feitos pelo ginecologista, ele vai avaliar o colo do útero e verificar se tem alguma mudança importante", ressalta Lavigne, frisando ainda que não se deve adiar a visita ao médico.

Muito importante, porém, é a realização do exame preventivo, popularmente conhecido como "coleta do Papanicolau" que visa detectar alterações sugestivas de câncer de colo do útero em um estágio muito mais precoce, ainda sem sintomas, o que torna o tratamento mais fácil e a chance de cura maior.

Endométrio
Já o câncer de endométrio não tem uma forma específica de prevenção, mas também apresenta sinais de alerta. "A paciente que nos preocupa mais é aquela que já terminou o ciclo menstrual normalmente e está tendo sangramento mesmo após já ter entrado na menopausa", argumenta Pedro.

Segundo ele, essa paciente tem de procurar a assistência médica para avaliar um possível espessamento do endométrio, "se há risco de câncer, para não atrasar o tratamento mesmo durante a pandemia".

Câncer de mama
No caso do câncer de mama, o principal exame é a mamografia que deve ser feito anualmente nas mulheres a partir de 40 anos de idade, na rotina médica, visando o diagnóstico precoce do câncer de mama. Outros exames como ultrassonografia e ressonância magnética de mamas têm indicações precisas e devem ser indicados pelo mastologista.

"As pacientes que não fizeram exames ou estão com eles atrasados têm de ficar atentas principalmente às mudanças nas suas mamas. O autoexame das mamas, hoje em dia, é utilizado muito mais como uma forma de a paciente reconhecer o normal das suas mamas, e, neste momento de pandemia, o autoexame pode ter um impacto interessante se a paciente conhece o normal das suas mamas e percebe alguma alteração", explica o médico.

As mulheres, de uma forma geral, devem ficar atentas ao surgimento de nódulos. Mas também a alterações na pele, como úlceras, feridas ou a mudanças de textura da pele do seio, como inchaços e aspectos que lembram uma casca de laranja. Pele avermelhada; saída de secreções como água cristalina ou sangue, pus, todos esses casos precisam ser avaliados. Aqueles que forem considerados suspeitos ou já conhecidos como câncer, mesmo durante a pandemia, poderão seguir com atendimento na rede pública — o serviço está funcionando devido à gravidade da doença e pelo tratamento precoce ser fundamental na cura.

"Há um compromisso nosso com a população. Nosso serviço é humanizado. Se a paciente não pode esperar, se o tratamento não pode ser adiado, como são todos os casos de câncer, ela tem o atendimento mantido", ressalta a diretora do Núcleo de Atenção e Políticas Sociais (Naps), Késsy Bonicenha Brunetti. Ela continua: "Cirurgias e casos de urgência seguem sua rotina de tratamento, tanto com aqueles que já são nossos pacientes quanto com aqueles encaminhados pela (Central de) Regulação do Estado. A saúde de nossos pacientes é nossa prioridade, sempre".

Casa Rosa
 
Linhares tem uma casa exclusiva para atendimentos à mulher. É a Casa Rosa – Núcleo de Referência de Saúde a Mulher, da Prefeitura de Linhares, que funciona no bairro Shell. Somente no ano passado foram realizados mais de 8.300 atendimentos voltados à saúde das cidadãs do Município. 

O núcleo conta com diversos programas, todos gratuitos, que atuam no diagnostico do câncer de mama e colo de útero, atendimento de pré-natal de alto risco, planejamento familiar, menopausa, infertilidade e aleitamento materno.

O atendimento na Casa Rosa é realizado por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde do município, quando existe a necessidade de atendimento especializado. A casa fica localizada na Rua Nicola Biancardi, 310, no bairro Shell, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Brasil confirma mais 3.305 mortes e 85.774 casos de covid-19 em 24 horas Brasil confirma mais 3.305 mortes e 85.774 casos de covid-19 em 24 horas
  3. 3

    3 - ES tem mais 80 mortes e 2,4 mil novos casos de covid-19 em 24 horas ES tem mais 80 mortes e 2,4 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
  4. 4

    4 - Brasil registra mais 3.808 mortes e 82.186 casos de covid-19 em 24 horas Brasil registra mais 3.808 mortes e 82.186 casos de covid-19 em 24 horas
  5. 5

    5 - Espírito Santo registra mais 94 mortes e 1,5 mil novos casos de covid-19 em 24 horas Espírito Santo registra mais 94 mortes e 1,5 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
  6. 6

    6 - Estado recebe lote com mais de 168 mil doses de vacina contra a covid-19 nesta ... Estado recebe lote com mais de 168 mil doses de vacina contra a covid-19 nesta ...

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca