206 13/02/2020 às 20:40 - última atualização 15/02/2020 às 08:48

Cai número de novos casos de HIV no Espírito Santo

Redação Em Dia ES

O Espírito Santo possui um total de 12.210 pessoas que vivem com HIV/Aids sendo tratadas com antirretrovirais
HIV
O Espírito Santo inicia o ano de 2020 com uma boa notícia: o número de notificações de novos casos de HIV/Aids caiu em relação aos anos anteriores. A preocupação da Secretaria da Saúde (Sesa) agora é conscientizar a população sobre a importância do uso de preservativos nas relações sexuais, e manter esse índice de queda evitando a transmissão das chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente no período de Carnaval.

Em 2018, foram notificados 1.068 casos novos de HIV. Já em 2017, foram registrados 1.255 novos casos da doença, e em 2016 houve o registro de 1.190 novos casos, de acordo com os dados do Boletim 34/2019 da Análise Epidemiológica do HIV/Aids no Espírito Santo, referente aos números registrados até dezembro de 2018.

Para manter essa redução, nas últimas semanas a Coordenação do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids fez a distribuição de 3 milhões de preservativos adquiridos com recursos próprios da Sesa. Outros 980 mil preservativos, enviados pelo Ministério da Saúde na última semana para o Carnaval, serão entregues em todos os municípios do Estado até sexta-feira (14).

Dados do Boletim 34/2019 também mostram que o Espírito Santo possui um total de 12.210 pessoas que vivem com HIV/Aids sendo tratadas com antirretrovirais nos 26 Serviços de Atendimento Especializado em AIDS (SAE), com uma média de 1.200 novos casos por ano.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, Sandra Fagundes Moreira da Silva, o uso de preservativos em todas as relações sexuais, torna-se um método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DSTs, principalmente da sífilis, e em especial do vírus da Aids. “Infelizmente muitas pessoas acabam se infectando, pois ficam no risco sexual sempre”, lamentou a coordenadora.

 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Nutricionista alerta para cuidados com a mistura de calor e bebida alcoólica durante o ... Nutricionista alerta para cuidados com a mistura de calor e bebida alcoólica durante o ...
  2. 2

    2 - Inscrições para residência multiprofissional em saúde coletiva começam nesta terça-feira ... Inscrições para residência multiprofissional em saúde coletiva começam nesta terça-feira ...
  3. 3

    3 - Insolação: veja os cuidados para não estragar as férias e curtir o verão! Insolação: veja os cuidados para não estragar as férias e curtir o verão!
  4. 4

    4 - Smartphone é o novo vilão da coluna Smartphone é o novo vilão da coluna
  5. 5

    5 - Verão se aproxima e cuidados com a dengue devem ser redobrados Verão se aproxima e cuidados com a dengue devem ser redobrados
  6. 6

    6 - Espírito Santo segue com apenas dois casos de sarampo confirmados Espírito Santo segue com apenas dois casos de sarampo confirmados

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca