Doses chegam ao ES na madrugada desta sexta. De acordo com o secretário de Saúde ainda nesta sexta (14) e no sábado (15) as doses começarão a ser aplicadas em crianças
Chegaram ao Brasil, às 4h45 desta quinta-feira (13), as primeiras vacinas contra covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos. Remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo).A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país.
Na semana passada, o Ministério da Saúd anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
As doses da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças devem chegar ao Espírito Santo no início da madrugada de sexta (14).
De acordo com o ministério, o voo com as doses que serão usadas para vacinar as primeiras crianças capixabas vai decolar no Aeroporto de Guarulhos (SP) por volta das 22h45 e deve chegar a Vitória por volta das 0h15.
De acordo com o secretário de Saúde do ES, Nésio Fernandes, ainda nesta sexta (14) e no sábado (15) as doses começarão a ser aplicadas em crianças.
O número de doses que será recebido por cada estado não foi divulgado pelo ministério.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Espírito Santo tem 393.089 crianças nesta faixa etária.
Vacinação infantil
A vacina para crianças de cinco a 11 anos tem diferenças em relação à que foi aplicada nos adultos. Por isso, o governo federal adquiriu uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes, apesar de o princípio ativo ser o mesmo.
De acordo com o governo federal, a vacinação infantil ocorrerá:
. Em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas
. Sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação
. Com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.