184 03/08/2022 às 19:30 - última atualização 03/08/2022 às 21:05

Agosto Dourado: Linhares orienta mamães sobre a importância do aleitamento materno

Redação Em Dia ES

Sexta-feira (5) tem Tenda da Saúde no Mercado Municipal, de 12 às 16h
Agosto Dourado: Linhares orienta mamães sobre a importância do aleitamento materno. Foto: Divulgação
Ninguém tem dúvida de que o vínculo entre a mãe e o filho estabelecido pelo aleitamento materno é importante para a criança. Para reforçar os debates sobre o tema, a Prefeitura de Linhares, por meio do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), setor da Secretaria de Saúde, realiza, esta semana, uma programação voltada ao “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Na segunda-feira (01), uma ação educativa, na Casa Rosa, marcou o início da programação. Pacientes da unidade que é referência na saúde da mulher em Linhares assistiram a uma minipalestra sobre o aleitamento materno com a enfermeira Nayra Dantas.

Nesta sexta-feira (5), será realizada uma ação no Mercado Municipal, no centro de Linhares, de 12 às 16 horas. Na Tenda da Saúde, profissionais de saúde vão oferecer orientações e demonstrações sobre a importância do aleitamento materno e distribuir panfletos educativos com informações sobre o assunto. Quem passar pela tenda também poderá aferir a pressão arterial e verificar a glicemia capilar.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, chama a atenção e ressalta a importância do aleitamento materno, já que este é o melhor alimento que os recém-nascidos podem receber até os dois anos de vida. Nos primeiros seis meses é recomendável, inclusive, que o leite da mãe seja o único alimento oferecido à criança.

“O leite da mamãe tem tudo que o bebê precisa, inclusive água, e é capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos. O leite também protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, podendo reduzir também o risco de hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e obesidade”, explica a diretora.

Campanha Nacional de Amamentação 2022
A primeira semana de agosto é marcada como a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O Ministério da Saúde lançou na segunda-feira (1º), a Campanha Nacional de Amamentação 2022, cujo tema é “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”.

Vale destacar que informação e apoio fazem mesmo a diferença e diminuem muito a desistência das mães em amamentar os seus bebês com leite materno. O leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o alimento de ouro para os bebês; daí a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Vitamina D e cálcio: o match ideal Vitamina D e cálcio: o match ideal
  3. 3

    3 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  4. 4

    4 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  5. 5

    5 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  6. 6

    6 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca