197 23/06/2022 às 09:30

50% das internações por Covid no ES são de crianças até 4 anos

Redação Em Dia ES

De acordo com Nésio Fernandes, secretário da Sesa, esse dado é o resultado do impacto da cobertura vacinal nas outras idades
50% das internações por Covid no ES são de crianças até 4 anos. Foto: Reprodução
As crianças entre 0 a 4 anos correspondem a 50% dos casos de internações pela Covid-19 no Estado, segundo a Secretaria estadual de Saúde (Sesa). Essa faixa etária ainda não é autorizada a receber a vacina contra a doença, pois o Ministério da Saúde (MS) não aprovou nenhuma das fabricantes disponíveis até o momento.

De acordo com Nésio Fernandes, secretário da Sesa, esse dado é o resultado do impacto da cobertura vacinal nas outras idades: “essa informação alerta para a necessidade da liberação dos imunizantes para esse grupo.”

Por isso, segundo o diretor da pasta, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) formalizou na Anvisa o pedido de urgência na aprovação imediata de vacinas para o público infantil sem imunizantes disponíveis.

“Temos a Coronavac já aplicada em crianças, a da Moderna nos EUA e o MS avança nas negociações. As crianças merecem ser protegidas com vacinas passadas por fase de avaliação e seurança”, pontou o secretário.

Um auxilio na busca pela liberação da imunização para as crianças é o projeto Curumim, que vai liberar os resultado parciais nos próximos 15 dias. O estudo investiga a eficácia da proteção da vacina Coronavac em crianças entre 3 a 17 anos, e é realizado por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes/Ebserh) com apoio da Fiocruz/Insituto René Rachou, do Instituto Butantan e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

NENHUM IDOSO COM 4º DOSE MORREU
Não foram registradas mortes entre idosos com a quarta dose ao longo de abril e maio, conforme dados da Sesa. Nésio afirmou terem registrado dois óbitos da população acima de 60 anos depois da segunda vacina de reforço, “mas não se considera porque adoeceu nos dois dias seguinte após a aplicação, e não deu tempo de dar efeito da vacina.”

O secretário pediu aos capixabas a procurarem postos de vacinação, pois a maioria das pessoas internadas não se vacinaram ou completaram o esquema vacinal.

Ele também confirmou o aumento na procura pela vacinação nessa quinta onda da Covid-19. Entre abril e maio aconteciam, em média, 6 mil vacinações em um dia, no inicio dessa onda quase duplicou com 15 mil aplicações, e agora já são registradas 22 mil imunizações por dia.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético? Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
  2. 2

    2 - Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas Ministério da Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
  3. 3

    3 - Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos Saúde vai liberar 4ª dose de vacina contra Covid para pessoas acima de 40 anos
  4. 4

    4 - Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo Dia Mundial sem Tabaco: tabagismo é a maior causa de câncer evitável do mundo
  5. 5

    5 - Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar Entenda o que é alopecia, doença de Jada Smith ironizada por Chris Rock no Oscar
  6. 6

    6 - Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino

Enquete

Resultado

O que mais incomoda na sua saúde no dia a dia?


  • Cansaço
  • Dor de Cabeça
  • Depressão
  • Estresse
  • Outros

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca