262 06/06/2022 às 08:30 - última atualização 07/06/2022 às 18:56

Varíola dos macacos: sobe para 6 número de casos suspeitos no Brasil

Redação Em Dia ES

Os dois novos casos foram notificados por Rondônia. Todos os pacientes seguem isolados, segundo o Ministro da Saúde
Varíola dos macacos: sobe para 6 número de casos suspeitos no Brasil. Foto: Reprodução
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (4), que o Brasil continua monitorando possíveis casos de varíola do macaco no país. Ao todo, são seis pacientes em investigação atualmente. Os dois novos casos foram notificados por Rondônia. Ainda de acordo com Queiroga, todos seguem isolados.

Esta semana, Mato Grosso do Sul informou que está monitorando o caso de um adolescente de 16 anos. Ele apresentou lesões na pele e febre, além de ínguas na região cervical, nas axilas e na virilha. Antes de começar com os sintomas, o paciente esteve em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Já no Rio Grande do Sul, um paciente está isolado em casa desde o último dia 23 de maio. Ele apresentou sintomas característicos da doença após chegar de Portugal, segundo país com maior número de casos confirmados.

Em Santa Catarina, uma mulher teve febre de início repentino, erupções cutâneas agudas no corpo e cansaço.

Como acontece a investigação dos casos prováveis da doença
Em primeiro lugar, além dos sintomas, para que seja considerado um casos provável de varíola do macaco, é necessário que exista algum histórico de viagem para países com casos confirmados ou contato com indivíduos destes locais.

A virologista Clarissa Damaso, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e membro do Comitê Assessor da OMS (Organização Mundial da Saúde) para Pesquisa com o Vírus da Varíola, explicou ao portal de notícias R7 que "o caso provável tem relação com viagem ou contato; o caso suspeito, não precisaria".

Como não há reagente específico para realizar testes de varíola do macaco no Brasil, o processo de confirmação dos casos suspeitos segue com lentidão. Primeiro, são descartadas outras doenças que causam erupções cutâneas, como catapora, por exemplo. Só depois entram para lista de suspeitos. A análise genética é feita em laboratórios de referência, por meio de análise genética das amostras coletadas.

Casos já passam de 900 no mundo
Os casos de varíola do macaco já são mais de 900 em todo o mundo. O levantamento é feito por meio de uma monitoramento em tempo real pela iniciativa Global.health, composta de pesquisadores de universidades como Harvard e Oxford.

A Inglaterra continua a ser o país com o maior número de infectados (214), seguida da Espanha (183) e de Portugal (143). No dia 6, completa um mês desde que o primeiro caso fora da África foi reportado, no Reino Unido. 

Saiba quais são os sintomas da varíola do macaco
Os sintomas da doença costumam aparecer entre de 5 e 21 dias após o contato com o vírus. Os principais são:
- dor nas costas;
- dor no corpo;
- cansaço excessivo;
- febre;
- dor de cabeça;
- feridas e bolhas na pele.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Eleição fora de época: Doutor Antônio é eleito prefeito de Itapemirim Eleição fora de época: Doutor Antônio é eleito prefeito de Itapemirim
  2. 2

    2 - Milton Ribeiro entrega pedido de exoneração a Bolsonaro Milton Ribeiro entrega pedido de exoneração a Bolsonaro
  3. 3

    3 - Qual é a agenda de Bolsonaro na controversa viagem à Rússia Qual é a agenda de Bolsonaro na controversa viagem à Rússia
  4. 4

    4 - Julio de Castilhos assume comando do Ministério Público Eleitoral no ES Julio de Castilhos assume comando do Ministério Público Eleitoral no ES
  5. 5

    5 - TSE planeja regra para ‘secar’ receita de canais com conteúdo político na internet TSE planeja regra para ‘secar’ receita de canais com conteúdo político na internet
  6. 6

    6 - Eugênio Ricas é o novo superintendente da Polícia Federal no ES Eugênio Ricas é o novo superintendente da Polícia Federal no ES

Enquete

Resultado

Você acompanha as ações dos eleitos nas eleições de 2020?


  • Sim
  • Não

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca