179 15/11/2020 às 17:30

Dois candidatos são detidos no domingo de eleição no ES

Redação Em Dia ES

Informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Um novo balanço deve ser feito no início da noite, após o fim das votações
Dois candidatos são detidos no domingo de eleição no ES. Foto: Andre Melo Andrade/Immagini/Folhapress - 14.11.2020
Dois candidatos do Espírito Santo foram detidos na manhã deste domingo (15). A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Um novo balanço deve ser feito no início da noite, após o fim das votações.

Um dos detidos foi o candidato a prefeito de Cariacica Ivan Bastos (MDB). A prisão foi realizada pela Força Nacional, no bairro Nova Rosa da Penha.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, Bastos estava com material de propaganda dentro de um carro, dando a entender que estava fazendo boca de urna.

A outra detenção aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado. O candidato a vice-prefeito Osmar da Silva (Solidariedade) foi detido pela Polícia Militar em flagrante por entregar material de campanha na rua.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Leonardo Rabello Feyo, oito pessoas foram presas no Espírito Santo por suspeita de fazer boca de urna até o fim da manhã. Além de Cariacica e de Cachoeiro, houve registro de ocorrências também em Vila Velha.

Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, todos os detidos, incluindo os candidatos às prefeituras, assinam um termo circunstanciado e são liberados da delegacia no mesmo dia.

Outro lado
Procurado, o candidato a vice de Ivan Bastos (MDB), Benizio Lázaro, contou que Bastos fazia compras em um supermercado quando foi detido.

"Ele estava no supermercado comprando carne para fazer almoço e, ao sair do supermercado, foi abordado por algumas pessoas para fazer a prisão, porque o carro dele estava adesivado e tinha material dentro do carro por causa da campanha da semana", disse.

Benízio disse ainda que não tem mais informações sobre o caso e que preferia não se posicionar oficialmente por enquanto.

Já Osmar da Silva (Solidariedade) negou que tenha jogado material de campanha em via pública.

“Um carro da Polícia Federal veio atrás de mim e me mandou encostar. Era um carro de som e eu só tinha uma sacolinha com 200 gramas de santinho. Eles disseram que estava ilegal e que tinha que ter devolvido na campanha ontem”, disse. O candidato explicou que assinou um termo no local da ocorrência e foi liberado.

Dificuldades com e-Título
Já em relação às dificuldades enfrentadas pelos eleitores para justificar o voto por meio do aplicativo e-Título, o presidente do TRE-ES, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, explicou que o problema decorre de um grande volume de acessos ao aplicativo.

Ele recomendou que a população continue fazendo tentativas, mas lembrou que a justificativa por meio do e-Título só pode ser feita até as 17h deste domingo e apenas por pessoas que estiveram fora de sua cidade de votação, já que o aplicativo usa um sistema de georreferenciamento que indica a localização do eleitor.

Urnas
Samuel Meira afirmou que, das 7.400 urnas que estão sendo utilizadas em todo o estado, 40 apresentaram problemas, dentro da normalidade. Delas, apenas 13 precisaram ser substituídas.

Ao todo, 1.200 urnas extras estão disponíveis para serem usadas em caso de necessidade de substituição.

"O TRE está completamente preparado, estruturado e organizado para enfrentar todas as dificuldades que surgirem", destacou Meira.

Com G1/ES
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Prefeito eleito pela primeira vez, Dr. Coutinho fala ao Em Dia ES sobre sua futura gestão ... Prefeito eleito pela primeira vez, Dr. Coutinho fala ao Em Dia ES sobre sua futura gestão ...
  2. 2

    2 - Em entrevista ao Em Dia ES, Alessandro Broedel fala sobre ser o primeiro prefeito ... Em entrevista ao Em Dia ES, Alessandro Broedel fala sobre ser o primeiro prefeito ...
  3. 3

    3 - Em primeira mão: Guerino Zanon afirma que está à procura de área para construção da ... Em primeira mão: Guerino Zanon afirma que está à procura de área para construção da ...
  4. 4

    4 - Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos
  5. 5

    5 - Durante Fórum no ES, Barroso diz que retomar voto impresso seria retrocesso Durante Fórum no ES, Barroso diz que retomar voto impresso seria retrocesso
  6. 6

    6 - Nunes Marques toma posse como ministro do STF Nunes Marques toma posse como ministro do STF

Enquete

Resultado

Você vai votar nas eleições de 2020?


  • Sim
  • Não

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca