300 04/05/2022 às 16:05

Oficinas são interditadas por instalação de 'kit gás' sem autorização no ES

Redação Em Dia ES

Dois empresários responsáveis pelos locais foram presos pela Polícia Civil
Oficinas são interditadas por instalação de kit gás sem autorização no ES. Foto Polícia Civil
A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), em ação conjunta, nesta terça-feira (3), interditou duas oficinas clandestinas, que faziam a adaptação de veículos para o uso Gás Natural Veicular (GNV) sem autorização, em Cariacica, na Grande Vitória.

Os locais faziam a instalação do chamado "kit gás". Dois empresários responsáveis pelos locais foram presos pela Polícia Civil.

"Elas estavam sem a autorização do Inmetro para isso. Então, a gente não pode atestar que aquele material que foi instalado é um material que não vai causar perigo ao consumidor", falou Eduardo Passamani, delegado responsável pela investigação, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta (4).

Para fazer a instalação do kit, a empresa precisa ser regularizada junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, vários documentos precisam ser declarados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) depois da instalação, para a regularização do veículo.

Um dos documentos exigidos é o de verificação do cilindro e da válvula. Em alguns casos, os equipamentos usados pelas oficinas que foram fechadas eram reprovados, mas o documento era fraudado por elas.

Segundo o delegado do caso, o consumidor não percebia a falsificação.

"Ele pega um documento. Estava escrito ali: 'válvula reprovada'. Ele cola, faz uma montagem em cima desse documento e fornece esse documento para o consumidor. A gente já identificou, é uma montagem grosseira, não é uma montagem muito rebuscada. Mas para o consumidor que está, muitas vezes, procurando uma oficina no dia a dia, procurando um preço mais em conta, acaba 'passando batido' e enganando o consumidor", disse o delegado.

Empresários presos
Duas operações realizadas pela Polícia Civil entre o final do ano passado e este ano resultaram na prisão de cinco empresários suspeitos de instalarem "kit gás" sem autorização.

A primeira fase da operação aconteceu no final de 2021. As três primeiras empresas fechadas ficavam em Cobilândia, em Vila Velha, e em Jardim Limoeiro e Porto Canoa, na Serra.

A Polícia Civil informou que ainda investigava outras duas empresas que têm autorização para instalação, só que são suspeitas de fornecerem documento falso para as empresas que não têm.

"A empresa, para dar essa certificação, para fornecer algum tipo de documento para o consumidor porque ela não consegue, já que ela não tem autorização, ela ou compra ou pega na camaradagem, faz algum esquema fraudulento pra obter essa documentação de lojas regulares. Então, a investigação e o cumprimento dos mandados são pra gente tentar identificar quais empresas regulares estão fornecendo essa documentação pra loja clandestina", explicou o delegado.

O delegado orienta que os consumidores façam a instalação em locais que tem autorização, por causa do risco.

"O preço está muito mais barato que no resto? Dá uma desconfiada, pergunta. Solicita a validade do cilindro, a autorização do Inmetro para funcionar. Pergunte se fornece a documentação necessária para o registro perante o Detran. Solicita pelo menos essa documentação para você evitar cair numa fraude", explicou o delegado.

A polícia não divulgou o nome dos empresários presos.

Com informações do G1 ES
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Policia Militar apreendeu submetralhadora, munições e drogas em Linhares Policia Militar apreendeu submetralhadora, munições e drogas em Linhares
  2. 2

    2 - Força Tática de PM apreendeu drogas e dinheiro com suspeito de tráfico em Linhares Força Tática de PM apreendeu drogas e dinheiro com suspeito de tráfico em Linhares
  3. 3

    3 - Dois homens são presos durante Operação Pré-Feriado da Policia Civil de Linhares Dois homens são presos durante Operação Pré-Feriado da Policia Civil de Linhares
  4. 4

    4 - Membro de quadrilha especializada em assaltar motoboys é apreendido no ES Membro de quadrilha especializada em assaltar motoboys é apreendido no ES
  5. 5

    5 - Denunciado: arma de fogo e munições é apreendida com morador de Sooretama Denunciado: arma de fogo e munições é apreendida com morador de Sooretama
  6. 6

    6 - Polícia Civil investiga suspeito de estuprar a sobrinha de 11 anos em Linhares Polícia Civil investiga suspeito de estuprar a sobrinha de 11 anos em Linhares

Enquete

Resultado

Como tá a segurança em Linhares


  • Boa
  • Ruim
  • Péssima

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca