291 26/09/2020 às 08:49 - última atualização 26/09/2020 às 09:09

Complexo de Segurança em Linhares tem aprovação da Secretaria de Segurança Pública

Redação Em Dia ES

Projeto segue para análise de custos e viabilidade orçamentária
Complexo de Segurança em Linhares tem aprovação da Secretaria de Segurança Pública. Foto Divulgação
A construção de um complexo integrado de segurança em Linhares está cada vez mais perto de se tornar realidade. Isso porque o projeto recebeu a aprovação do secretário de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, e de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Agora, o projeto segue para uma nova etapa de análises de custos e viabilidade orçamentária dentro do Governo do Estado.

A confirmação do apoio da Segurança Pública Estadual ao Complexo de Segurança em Linhares aconteceu nesta semana, após a realização de mais uma reunião de trabalho coordenada pelo secretário de Justiça do Estado, Luiz Carlos Cruz, responsável pelas ações do Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Rio Doce. 

Além dos dois secretários estaduais, estavam presentes na reunião o deputado estadual Marcos Garcia (PV), o presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), Roque Felix de Barbe, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Alexandre Cerqueira, o comandante do 12º. Batalhão da Polícia Militar em Linhares, tenente-coronel Geovânio Silva Ribeiro, e o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, major Márcio Machado da Silva.

O complexo
A ideia de implantar um complexo de segurança nasceu no âmbito do Consel, como uma forma de fazer frente ao crescimento dos índices de criminalidade registrados em Linhares e municípios vizinhos. A proposta é reunir todos os serviços da Segurança Pública Estadual em uma mesma área com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento ao cidadão, facilitar a resolução de questões que envolvam órgãos diferentes, além de reduzir o tempo de resposta ao cidadão e otimizar o uso dos recursos públicos. 

De acordo com o presidente do Consel, Roque Felix de Barbe, o Complexo de Segurança tem ainda o objetivo de resolver um problema histórico em Linhares que é a infraestrutura dos prédios onde estão instaladas as sedes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. “O batalhão da Polícia Militar, que atende a Linhares, Rio Bananal e Sooretama, está em situação precária. Não tem lugar para guardar viaturas. O Departamento Médico Legal também em situação precária. A sede dos Bombeiros fica em um local apertado, no centro da cidade, dificultando a saída das viaturas para atender as ocorrências. Sem falar da delegacia de Polícia Civil, que hoje funciona em um prédio alugado”.

O tema ganhou ainda mais relevância em 2019, quando o deputado estadual Marcos Garcia apresentou indicações parlamentares ao Governo e emendas ao Orçamento do Estado requerendo a implantação do complexo. E após o assunto passar a ser discutido como uma prioridade dentro do Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Rio Doce.

Roque ressalta a importância do envolvimento do deputado Marcos Garcia para que a análise do projeto avançasse no Governo do Estado. “Ele abraçou a causa e não tem medido esforços. Marcos Garcia chamou para si a responsabilidade e tem sido a ligação entre o Consel e o Governo do Estado. A participação do deputado Marcos Garcia foi fundamental para chegarmos aonde chegamos, com o projeto praticamente concluído”.

Modelo
Já o deputado Marcos Garcia destaca a união de esforços da sociedade civil e do poder público para a solução de um problema real e que impacta a vida de moradores de Linhares e dos municípios vizinhos. “O retorno positivo dos representantes do Governo, a cada reunião, confirma que estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais a elaborar um projeto que atenda às necessidades das instituições de segurança estaduais para o bom atendimento ao cidadão”. 

Tanto para o deputado, quanto para o presidente do Consel, a aprovação da Secretaria de Segurança e a definição das próximas etapas de análise técnicas e orçamentarias aumentam a confiança na concretização do projeto. “Acredito na proposta do Complexo de Segurança em Linhares. Tenho certeza de que o modelo de gestão que estamos propondo vai se transformar em uma referência para o Brasil”, afirma Marcos Garcia.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Mortes em confrontos com a polícia crescem no Espírito Santo Mortes em confrontos com a polícia crescem no Espírito Santo
  2. 2

    2 - Operação conjunta desarticula organização criminosa em Pinheiros Operação conjunta desarticula organização criminosa em Pinheiros
  3. 3

    3 - Operação conjunta prende suspeitos de extorsão no Espírito Santo e em Minas Gerais Operação conjunta prende suspeitos de extorsão no Espírito Santo e em Minas Gerais
  4. 4

    4 - Empresário denunciado na Operação Rubi é preso em Linhares Empresário denunciado na Operação Rubi é preso em Linhares
  5. 5

    5 - PC e PM realizam operação contra crimes de roubo e homicídios em Pinheiros e Boa Esperança PC e PM realizam operação contra crimes de roubo e homicídios em Pinheiros e Boa Esperança
  6. 6

    6 - Familiares suspeitos de homicídio qualificado são presos durante operação em São Mateus Familiares suspeitos de homicídio qualificado são presos durante operação em São Mateus

Enquete

Resultado

Como tá a segurança em Linhares


  • Boa
  • Ruim
  • Péssima

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca