726 29/11/2020 às 07:00

Coluna | Enem: prioridades, metas e produtividade

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES

Coluna | Enem: prioridades, metas e produtividade. Foto: Reprodução / Explicaê
Estamos no final de novembro. Neste momento, faltam menos de dois meses para o Enem, e se você vai prestar o exame em janeiro de 2021, deve estar exausto, querendo que o tempo para neste momento para que possa ter mais tempo para estudar, ou quer que o relógio voe para esse período passar logo. Seja qual for sua tribo, o Enem já está aí, e todos nós precisamos priorizar certas matérias e criar técnicas para que sejamos cada vez mais produtivos - tudo no nosso ritmo, sem pressão.

E a meta tem que ser essa: faça tudo o que você tenha que fazer, estude, se esforce e persista, mas tudo dentro de sua realidade. Já disse uma coisa aqui uma vez e volto a repetir: não crie metas de estudos e cronogramas que você não vai conseguir dar conta!

Quando você se engana e não consegue entregar aquilo que planejou, causa certa frustração que posteriormente será transformada em desânimo. Seja realista consigo mesmo. Estabeleça suas metas de forma em que elas se encaixem no seu dia a dia e na sua vida real.

Vou te dar umas dicas super importantes para você garantir uma maior produtividade nos estudos.

Defina prioridades
Estabelecer objetivo e prioridades é uma ótima maneira de driblar a procrastinação nos estudos e aumentar a produtividade. Avalie suas necessidades, sonhos e projetos a fim de determinar do que será preciso abrir mão para alcançar os resultados desejados. Afinal, algumas vezes, grandes conquistas requerem pequenos sacrifícios.

Tenha uma rotina organizada
Você já sabe o que quer, agora é o momento de planejar como conquistar seu objetivo. Para tanto, o ideal é ter uma rotina organizada e fluida. Tenha uma hora determinada para acordar, comer, estudar, praticar exercícios físicos, dormir e demais tarefas do seu dia a dia. Essa organização contribuirá para sua concentração e aumentará sua produtividade.

Além disso, é bastante interessante montar um plano de estudos para evitar a improdutividade. Uma vez que você já sabe quais são as disciplinas e os temas cobrados no Enem, experimente dividi-los em partes e distribuí-los em blocos de tempo pela semana, seguindo uma ordem lógica de conteúdos. Assim, é mais difícil esquecer de algum tema importante e as disciplinas são fixadas com maior aproveitamento.

Estude em um ambiente apropriado
Estudar em um ambiente inadequado pode ser um empecilho para sua produtividade, certo? Certo! Portanto, é essencial você busque por um bom local para essa tarefa, ou seja, onde haja tranquilidade, silêncio e nenhuma distração, como aparelhos eletrônicos ou pessoas interrompendo o tempo todo.

Ademais, será ainda mais vantajoso para seu processo de aprendizagem se o lugar escolhido for bem iluminado, arejado e de fácil acesso. Outra sugestão é ter mais de um local para estudos, caso algum deles fique indisponível.

Use aplicativos para aumentar sua produtividade
Precisa de uma ajuda extra para manter o foco e o ritmo dos estudos? Atualmente, existem diversas ferramentas para simplificar sua vida, como o Flipd, um app que bloqueia notificações e o uso de outros aplicativos tentadores — o WhatsApp, por exemplo —, e o Forest, cuja proposta é bastante simples: uma semente virtual é plantada na tela do smartphone e, a cada 30 minutos sem usar o celular, uma árvore cresce.

Caso o problema esteja na organização do dia a dia, aplicativos como o Trello e o Evernote são perfeitos para planejar uma rotina, montar um plano de estudos e lembrar demais tarefas que precisam ser cumpridas.

Crie um sistema com metas e recompensas
Uma vez que você já tem um cronograma fixo de aprendizado e sabe, exatamente, quais disciplinas serão estudadas e quanto tempo deverá dedicar a elas, está na hora de pensar a longo prazo e traçar métodos para se manter motivado.

Uma possibilidade é a concepção de metas e recompensas, cuja ideia é se presentear com algum prêmio — como ter um tempo maior de descanso — depois de alcançar um determinado objetivo, como resolver uma quantidade específica de exercícios.

Enfim, não podemos esquecer que, hoje em dia, a internet representa uma oportunidade. Para você que está descobrindo como ser mais produtivo, o investimento em cursos online, por exemplo, será uma maneira eficiente de manter o foco e estudar conteúdos verdadeiramente relevantes para seu exame. Afinal, trata-se de uma opção mais prática e adaptável à sua rotina.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  2. 2

    2 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  3. 3

    3 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  4. 4

    4 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  5. 5

    5 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  6. 6

    6 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca