1016 10/01/2021 às 06:00 - última atualização 10/01/2021 às 08:27

Coluna | Enem 2020: dúvidas frequentes sobre a prova e a redação

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES

Coluna | Enem 2020: dúvidas frequentes sobre a prova e a redação. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Falta apenas uma semana para o primeiro dia de Enem! Mesmo quem está se preparando há bastante tempo para a prova ainda tem umas dúvidas sobre certos pontos do exame. O artigo dessa semana é exatamente sobre isso.

Quem pode fazer o Enem?
Qualquer pessoa pode fazer o Enem. Os concluintes do ensino médio neste ano e em anos anteriores (egressos) podem usar as notas para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do Prouni e de convênios com instituições portuguesas – e a programas de financiamento e apoio estudantil, caso do Fies. Já os participantes “treineiros” podem usar o resultado somente para autoavaliação de conhecimentos.

O que “cai” na prova?
O Enem 2020 será estruturado a partir de matrizes de referência. O primeiro artigo da coluna foi sobre isso. Confira aqui.

A redação do Enem precisa de título?
Diferente da maioria dos vestibulares, no Enem o título não é obrigatório. Porém, ele pode ser visto como um diferencial quando bem empregado e de acordo com o conteúdo, além de chamar mais a atenção do corretor e deixá-lo com mais curiosidade em ler o seu texto.

Pode tirar os dados estatísticos dos textos base?
A resposta para essa pergunta é muito delicada, então atenção, candidato: os dados podem ser retirados da coletânea de textos bases, porém, o aluno não pode copiar um trecho específico do texto – esse tipo de coisa é vista como paráfrase e será desconsiderada na correção.

Ou seja, o aluno pode construir suas ideias com base nos dados estatísticos, mas deve inserir no texto com seus próprios argumentos.

Pode citar letra de música na redação do Enem?
Pode! Esse tipo de informação faz parte do repertório cultural do candidato, seja a música popular ou erudita. O importante é que a música escolhida pelo aluno tenha relação com o assunto do texto e tenha relevância.

Importante ressaltar que, não é avaliado o tipo de citação, mas sim a forma como o candidato articula essa informação.

Qual a estrutura das provas do Enem 2020 impresso?
O exame será constituído por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

Quais as áreas de conhecimento e os componentes curriculares avaliados no Enem 2020 impresso?
As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:

Áreas de conhecimento:
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação - Língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

Ciências humanas e suas tecnologias - História, geografia, filosofia e sociologia.

Ciências da natureza e suas tecnologias - Química, física e biologia.

Matemática e suas tecnologias - Matemática.

Em que horário serão aplicadas as provas do Enem 2020 impresso?
A aplicação do Enem 2020 impresso seguirá o horário de Brasília. Abertura dos portões: 12h; Fechamento dos portões: 13h; Início das provas: 13h30; Término das provas 1º dia: 19h; Término das provas 2º dia: 18h30.

Como serão distribuídas as provas nos dois dias de aplicação?
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contados a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

O participante somente deverá responder às questões da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Sobre a correção das provas
Serão corrigidas somente as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas no Cartão-Resposta sem emendas ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade de leitura óptica do Cartão-Resposta e da Folha de Redação. O participante com surdocegueira ou cegueira poderá redigir e entregar a redação em braile. Rascunhos não serão corrigidos.

Cálculo das proficiências nas provas objetivas
O cálculo das proficiências dos participantes, a partir de suas respostas às questões de múltipla escolha das provas objetivas, terá como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O documento com a metodologia utilizada e com os critérios adotados pela banca poderá ser consultado no portal do Inep

ENEM NO EM DIA
Eu sou Julieverson Figueredo, editor e social media aqui no Em Dia ES, e minha missão com a coluna "Enem No Em Dia" é ajudar aqueles que, assim como eu, estão se preparando para o Enem. Em um momento tão anômalo como o que estamos vivenciando agora, a educação teve seus obstáculos aumentados, e buscar apoio para não desistir é essencial. Semanalmente trarei dicas, planejamento de estudos, materiais e conteúdos para que possamos evoluir cada vez mais e alcançar nossos objetivos!
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  2. 2

    2 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  3. 3

    3 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  4. 4

    4 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  5. 5

    5 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  6. 6

    6 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca