844 24/01/2021 às 06:00 - última atualização 24/01/2021 às 08:30

Coluna | Dicas para o segundo dia do Enem

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES

Coluna | Dicas para o segundo dia do Enem. Foto: Cadu Rolim / Agência O Globo
E aí, você acha que foi bem no primeiro dia de Enem na semana passada? Deixa eu te falar uma coisa: independente da sua resposta, não há nenhum motivo para ir desanimado para o segundo dia. Afinal, essa é a sua chance de dar o seu melhor para subir a sua nota final!

Neste segundo dia, você fará as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Ou seja, além da disciplina de matemática, você será cobrado acerca das matérias de física, biologia e química, totalizando 90 questões.

Neste artigo, trago dicas para você ir bem neste segundo e último (finalmente!) dia de Enem!

Não fique pensando no primeiro dia
Tudo o que você não precisa no segundo dia do Enem é de um gatilho para ficar ansioso, certo? Por isso, ficar refletindo sobre como você acha que foi o seu desempenho no primeiro dia não é recomendável! Isso pode resultar em pensamentos equivocados e negativos, afetando a realização das demais provas.

Por isso, na semana entre as provas, foque no seu preparo para o segundo dia do Enem. Isso te ajudará a se manter concentrado e, quem sabe, conseguir um resultado até melhor do que no primeiro dia!

Tenha atenção ao comando da questão e aos gráficos
Não é porque você não fará provas de humanas no segundo dia do Enem que significa que não é necessário interpretar bem cada questão. Pelo contrário! Você pode encontrar ótimas dicas para a resposta nos enunciados das questões de matemática e ciências da natureza.

Então, leia os exercícios com atenção e interprete os dados dos gráficos. Entender o comando de cada questão é essencial para que você não fique quebrando a cabeça de bobeira e acerte a resposta!

Comece pelas questões mais fáceis
A correção das provas objetivas do Enem é feita por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Trata-se de uma metodologia que visa avaliar o desempenho dos participantes não apenas pelo viés quantitativo, mas também qualitativo.

Isso quer dizer que não é apenas a quantidade de questões que você acertou que definirão a sua nota, mas sim a coerência do seu desempenho na prova. Não deu para entender? Vamos deixar mais fácil!

Quando vamos aprender uma nova matéria, começamos pelo básico e vamos avançando o nível de dificuldade com o passar do tempo, certo?

Isso quer dizer que não faz sentido acertar as questões difíceis de uma prova, por exemplo, e não acertar as mais fáceis.

E o que isso tudo tem a ver com a dica? Bom, no Enem você não ganhará mais pontos ao acertar questões mais difíceis e errar as fáceis. Pelo contrário: você pode perder pontos, já que o seu desempenho não tem coerência e, portanto, podemos entender que você só acertou as questões difíceis porque chutou.

Por isso, garanta as questões que você conseguir desenvolver bem. Sendo assim, caso não haja tempo e você precise chutar no final da prova, restará apenas as questões com um maior nível de dificuldade e o seu desempenho fará sentido, impactando positivamente em sua pontuação.

Tenha atenção ao tempo de prova
Não é porque não tem redação no segundo dia do Enem que você pode se descuidar em relação ao tempo! Afinal, você terá 5 horas para responder 90 questões que envolvem análise e cálculos. Então, é fundamental ter organização em relação ao tempo de prova.

Aqui também vale a dica de começar pelas questões mais fáceis, aquelas que você levará menos tempo para resolver. Além de te deixar cansado, quebrar a cabeça com as questões difíceis no início fará com que você perca muito tempo e fique desesperado no final da prova, implicando em maiores chances de erros.

Planeje o deslocamento
Se você compareceu ao primeiro dia do Enem, já conhece o seu trajeto para o local de prova. Mas, ainda assim, é importante que você saia de casa com antecedência e planeje o seu trajeto. 

Assim, você não corre o risco de perder a hora por conta do trânsito ou do horário do transporte coletivo, por exemplo. Lembre-se que é o último dia da prova mais importante do ano! Você não quer passar nervoso justo nele, né?

ENEM NO EM DIA
Eu sou Julieverson Figueredo, editor e social media aqui no Em Dia ES, e minha missão com a coluna "Enem No Em Dia" é ajudar aqueles que, assim como eu, estão se preparando para o Enem. Em um momento tão anômalo como o que estamos vivenciando agora, a educação teve seus obstáculos aumentados, e buscar apoio para não desistir é essencial. Semanalmente trarei dicas, planejamento de estudos, materiais e conteúdos para que possamos evoluir cada vez mais e alcançar nossos objetivos!
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  2. 2

    2 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  3. 3

    3 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  4. 4

    4 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  5. 5

    5 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  6. 6

    6 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca