1259 13/12/2020 às 07:00

Coluna | Curiosidades sobre o Enem que podem te ajudar na prova

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES

Edital com as regras para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 impresso foi divulgado pelo governo. Crédito: Futura Press/Folhapress
Tá chegando! Com mais de 5 milhões de participantes nesta edição de 2020, o Enem é uma das maiores provas de vestibular do mundo! O teste, que é aplicado pelo Inep, é tão popular porque pode ser usado para obtenção de bolsas de estudos (ProUni) e financiamentos (FIES) e ingresso às instituições públicas pelo SiSU.

Mesmo sendo bastante tradicional e conhecido, o Enem desperta muitas dúvidas em seus participantes. Como faço para calcular a minha média? Quanto preciso para passar? Posso trabalhar no Enem? Essas e outras perguntas são feitas por estudantes todos os anos. Além disso, alguns mitos também são espalhados em diversas edições. 

Mais informações equivocadas são propagadas sobre Enem todos os anos. Abaixo vocês encontraram alguns mitos e verdades sobre a prova, que que podem te ajudar na sua realização em janeiro!

- O Enem pode reprovar estudantes que tiraram nota baixa. 

Mito: O exame em si não é um processo seletivo, apesar de ser utilizado em alguns Vestibulares e no SiSU. Portanto, não há aprovados ou reprovados no Enem. No entanto, o resultado individual, que consiste no desempenho e nota do participante, pode ser consultado pelos participantes quando disponibilizados pelo MEC. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

- O Enem Digital pode ser feito na casa do participante.

Mito: O Enem Digital é feito em computadores de laboratórios de informáticas de escolas credenciadas para a aplicação do exame. O estudante não tem acesso à internet durante a prova e a redação é feita em uma folha específica. 

- Meu lanche pode ser revistado pelo fiscal. 

Verdade: Não há mais a obrigatoriedade de levar alimentos em embalagens transparentes, mas o participante deve autorizar a revista do recipiente, em caso de necessidade. 

- Posso usar boné durante a prova do Enem.

Mito: O edital proíbe o uso de artigos de chapelaria no Enem (boné, gorro, chapéu, boina). 

- Posso entrar no local de prova sem o cartão de confirmação impresso. 

Verdade: Levar o cartão de confirmação impresso não é obrigatório, mas o Inep recomenda que o estudante esteja com o documento para facilitar sua localização dentro da instituição e evitar atrasos. 

- Posso concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio pelo Enem.

Mito: O Enem não pode mais ser usado como forma de concluir os ensinos fundamental e médio. A prova para certificação é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

A confusão acontece pois entre os anos de 2009 e 2016 o Enem substituiu o Encceja na certificação do ensino médio, competência que retornou para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos em 2017. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- O Enem substitui o vestibular em algumas universidades.

Verdade: A principal utilização do Enem como forma de ingresso é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o qual seleciona candidatos com base nas notas do exame. Algumas instituições públicas e particulares fazem, ainda, processos seletivos complementares com a pontuação do exame ou utilizam o Enem como parte da nota do vestibular. Veja como você pode utilizar sua nota do Enem.

- Se o participante esquecer de preencher a cor da prova, ele é eliminado do Enem.

Mito: De acordo com o Edital, só é eliminado o participante que esquecer de preencher a cor da prova e não transcrever a frase de identificação. Esquecer apenas um dos elementos não elimina o estudante. 

- É possível calcular a nota do Enem.

Mito: A pontuação do Enem é calculada pelo Inep com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que leva em conta fatores como o número de questões corretas, dificuldade das questões que o estudante acertou, consistência da resposta, entre outros. Saiba mais sobre a correção do Enem.

- Candidatos que acertam o mesmo número de questões recebem notas diferentes.

Verdade: Além dos fatores citados na questão acima, outros estão inclusos como o fato de que a pontuação de uma questão depende do número de participantes que fazem a escolha correta. Uma pergunta na qual poucos acertam vale mais pontos do que uma com mais acertos. 

- É proibido entrar na sala de provas com celular.

Mito: O estudante pode levar seu celular, mas o aparelho deve ser desligado e colocado em embalagem específica com lacre, a qual é oferecida pelo Inep. No entanto, o órgão não se responsabiliza por perda ou dano ao objeto. 

- O Inep fiscaliza as redes sociais para eliminar candidatos que postam fotos das provas ou do ambiente do Exame.

Verdade: O monitoramento é feito para evitar vazamentos de questões e eliminação de participantes que não cumprem as regras do Edital, já que alguns estudantes acabam fotografando e postando imagens das provas nas redes sociais, o que não é permitido pelo Inep.

- Posso usar qualquer caneta durante a prova.

Mito: O edital do Enem exige caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta. O cartão-resposta não pode ser preenchido com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira. 

- A redação do Enem não precisa de título.

Verdade: Não há eliminação caso o participante não coloque título na Redação. O texto deve ter 30 linhas. Se o estudante colocar título, ele fica com uma linha a menos para o restante da Redação.

ENEM NO EM DIA
Eu sou Julieverson Figueredo, editor e social media aqui no Em Dia ES, e minha missão com a coluna "Enem No Em Dia" é ajudar aqueles que, assim como eu, estão se preparando para o Enem. Em um momento tão anômalo como o que estamos vivenciando agora, a educação teve seus obstáculos aumentados, e buscar apoio para que não desistir é essencial. Semanalmente trarei dicas, planejamento de estudos, materiais e conteúdos para que possamos evoluir cada vez mais e alcançar nossos objetivos!
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  2. 2

    2 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  3. 3

    3 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  4. 4

    4 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  5. 5

    5 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  6. 6

    6 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca