1020 15/11/2020 às 07:00 - última atualização 15/11/2020 às 11:55

Coluna | Afinal, qual curso superior escolher?

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES

Afinal, qual curso superior escolher? Foto: Reprodução
Para quem está no último ano do ensino médio, se preparando para o Enem. sabe que essa é uma das etapas mais importantes da nossa vida. Tenho algumas ressalvas com essa situação, afinal, exigir que alguém de 17, 18, 19 anos escolha a profissão que levará para vida toda e que afetará o seu futuro (com sorte, positivamente) é meio problemático, mas, esse é o sistema, e lutar contra ele às vezes torna-se contraproducente.

Minha intenção hoje é ajudar aqueles que, assim como eu, já se questionaram diversas vezes sobre "mas como escolher um curso superior?", "em qual instituição de ensino estudar?".

Eu penso que o primeiro passo para tomar uma decisão mais acertada com relação à sua carreira profissional é fazer uma reflexão aprofundada sobre quais são as áreas do conhecimento de que você mais gosta. É interessante pensar nas disciplinas da escola e entender se você é do time dos que adoram Matemática e Física, ou é das Humanas e Linguagens? Ou prefere os exercícios no laboratório de Ciências?

A partir daí se torna mais fácil perceber, ao menos, qual das grandes áreas do conhecimento — humanas, exatas ou biológicas — se encaixa melhor no seu perfil pessoal. E então, com isso bem definido, você conseguirá, no mínimo, eliminar muitas das possibilidades e direcionar melhor as suas opções.

É importante também identificar quais são as suas habilidades pessoais, uma vez que essa é uma etapa tão importante para definir qual é o curso superior que mais se encaixa em seus objetivos quanto descobrir quais são as suas preferências.

Por isso, na hora de fazer a “triagem” dos cursos de graduação que mais despertam o seu interesse, é preciso ir além do gosto pessoal: você deve considerar quais são os seus talentos, aquilo que você faz bem, as suas características positivas e também as negativas — afinal de contas, o ideal é investir nos seus pontos fortes.

Na maioria das vezes, as habilidades pessoais coincidem com as nossas preferências, no entanto, nem sempre é assim. Pode acontecer de você adorar as aulas práticas de Química no laboratório, por exemplo, mas ter bastante dificuldade para lidar com as fórmulas e cálculos.

Nesse momento, uma boa dica é pensar bem se não vale mais a pena se dedicar a uma área na qual você tenha mais facilidade — e, é claro, que também te dê prazer. Afinal, você se dedicará integralmente a ela durante várias horas do dia.

É interessante se fazer a seguinte pergunta: se eu tivesse todo o tempo e dinheiro do mundo, o que eu gostaria de fazer (não vale dizer "não faria nada", hein?). Ao se fazer essa pergunta, você filtra exatamente aquilo que gosta de fazer.

Outro ponto importante a ser considerado na hora da escolha do seu curso de graduação é o que planeja para o futuro. Para isso, é importante identificar quais são as suas expectativas de vida e o que você tem como prioridade — não só nesse momento, mas também dentro de alguns anos, em médio e longo prazo.

Escolher curso superior também envolve a opção da faculdade ideal para a sua formação, pois o ideal é garantir uma qualificação que corresponda verdadeiramente às suas necessidades. Se a universidade for privada, fique de olho nas possibilidades de ingressar em programas de bolsas de estudo como o Prouni, oferecido pelo Governo Federal, ou institucionais, oferecidas pela própria faculdade, além das possibilidades de financiamento estudantil.

Outro ponto importante é avaliar, também, as modalidades de ensino oferecidas pela instituição e verificar qual delas se encaixa melhor nos seus objetivos acadêmicos e profissionais. Se você gosta da vida no campus e da convivência com os colegas e professores, a modalidade presencial é perfeita para você. No entanto, se você precisa de horários mais flexíveis para conciliar os estudos com outras atividades e possui determinação para acompanhar as disciplinas e atividades online, vale a pena conhecer os cursos a distância (EAD).

Ao escolher um curso superior, o aluno deve pensar na disponibilidade que tem para se dedicar aos estudos. Afinal, fazer uma faculdade, de maneira séria, faz com que você tenha os melhores resultados possíveis.

A escolha do curso ideal não se baseia simplesmente em gosto pessoal. As questões práticas também devem ser consideradas, e a situação do mercado de trabalho é um ponto que tem bastante peso. Nesse tópico, a internet também é uma boa aliada para descobrir como andam as perspectivas para o segmento profissional que você pretende escolher, qual é a demanda por profissionais, a média de horas trabalhadas e a faixa salarial, onde estão localizadas as empresas e quais as habilidades mais procuradas por elas.

Uma excelente ferramenta para trabalhar o seu autoconhecimento e que, certamente, vai ajudá-lo a tomar uma decisão mais consciente sobre o melhor curso de graduação é um teste vocacional. É importante destacar que existem inúmeros testes e que muitos deles são disponibilizados gratuitamente na internet ou até mesmo pelas instituições de ensino superior. Por isso, procure fazer uma pesquisa em sites confiáveis, converse e peça a orientação da equipe pedagógica e da direção da sua escola, se for o caso.

Outra boa opção é buscar a ajuda de profissionais especializados em orientação vocacional, como psicólogos, psicopedagogos e coaches. Eles têm o conhecimento necessário para auxiliá-lo ao escolher curso superior.

Além disso, farão um trabalho personalizado e mais aprofundado a partir de questionários, exercícios e outras técnicas diversas para que você consiga identificar com maior clareza as suas características pessoais, preferências e habilidades que influenciarão na escolha do curso ideal.

Conheça alguns dos cursos de cada área
Agora que você já conferiu as nossas dicas para ajudá-lo a escolher um curso superior, vamos listar algumas das principais opções dentro de cada área de conhecimento para dar um empurrãozinho a mais na sua decisão:

Biológicas
Também conhecido como área da saúde, o segmento das Ciências Biológicas engloba cursos ligados aos cuidados com o ser humano e à manutenção do bem-estar, como: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Biologia.

Exatas
Para quem se dá bem com cálculos e fórmulas, a área de exatas oferece amplas opções, como Matemática, Física, Química, os diversos tipos de Engenharia — Mecânica, Elétrica, Civil, entre outras — além dos cursos relacionados à computação e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Humanas
Esta é a área de conhecimento mais ampla entre as que citamos aqui, e pode ser dividida em subcategorias como:

Administração e negócios, com cursos como Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Gestão Pública e Turismo;

Artes e design, em que se enquadram opções de graduação como Moda, Música, Dança, Artes Cênicas, Artes Visuais e Fotografia;

Ciências sociais e humanidades, onde estão os cursos de Direito, História, Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Letras;

Comunicação, englobando a graduação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas.

ENEM NO EM DIA
Eu sou Julieverson Figueredo, editor e social media aqui no Em Dia ES, e minha missão com a coluna "Enem No Em Dia" é ajudar aqueles que, assim como eu, estão se preparando para o Enem. Em um momento tão anômalo como o que estamos vivenciando agora, a educação teve seus obstáculos aumentados, e buscar apoio para que não desistir é essencial. Semanalmente trarei dicas, planejamento de estudos, materiais e conteúdos para que possamos evoluir cada vez mais e alcançar nossos objetivos!
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  2. 2

    2 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  3. 3

    3 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  4. 4

    4 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  5. 5

    5 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
  6. 6

    6 - Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ... Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci ...
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca