457 22/08/2020 às 07:00 - última atualização 22/08/2020 às 13:37

Da base ao topo: a trajetória de Coutinho e Neymar, amigos que serão rivais na final da Champions

Redação Em Dia ES

Camisas 10 de Bayern e PSG se conhecem desde o início da adolescência e percorrem caminhos profissionais que se cruzam diversas vezes. Hoje, vivem momentos distintos na carreira
Da base ao topo: a trajetória de Coutinho e Neymar, amigos que serão rivais na final da Champions. Foto: Divulgação
Quando a geração 1992 da seleção brasileira entrava em campo num torneio de base, todos os olhares se voltavam para dois jogadores: o meia que comandava as ações do time e o atacante que infernizava as defesas com dribles e velocidade. Tratados como joias desde a pré-adolescência, Coutinho e Neymar cresceram e alcançaram destaque internacional. Domingo, às 16h, em Lisboa, eles serão os camisas 10 de Bayern de Munique e PSG na final da Liga dos Campeões.

Aos 28 anos, considerada por muitos a idade do apogeu técnico e físico no futebol, eles vivem momentos distintos: Neymar sonha com o prêmio de melhor do mundo, e Coutinho ocupa a reserva do clube alemão, do qual vai se despedir na decisão.

Companheiros de seleções de base desde o início da adolescência, os dois jogaram juntos desde Mundial Sub-17 até Copa do Mundo. No Barcelona, parte do dinheiro da saída de um foi usado para contratar o outro. Agora, enfrentam-se no palco maior do futebol europeu. Domingo, um busca o título da consagração, o outro do recomeço.

Juntos na base - 23/3/2008
Inseparáveis desde cedo, Philippe Coutinho e Neymar disputaram diversos torneios de base com a seleção brasileira, como a Copa Internacional do Mediterrâneo, que o Brasil venceu com show da dupla em março de 2008, na Espanha.

O primeiro gol de Neymar - 7/3/2009
Neymar estreou no Santos contra o Oeste, um mês depois de completar 17 anos. Seu primeiro gol veio oito dias após a estreia, diante do Mogi Mirim.

Coutinho no Vasco - 19/6/2009
Coutinho estreou como profissional no Vasco aos 17 anos e ajudou o time a conquistar a Série B do Brasileiro. O primeiro gol saiu em janeiro de 2010, quando deixou dois na goleada por 6 a 0 sobre o Botafogo.

Primeira competição juntos - 24/10/2009
O Mundial Sub-17 de 2009 foi a primeira competição oficial de Neymar e Coutinho juntos na seleção. Mas o Brasil não passou da fase de grupos.

Neymar campeão paulista - 2/5/2010
Neymar fez os dois gols do Santos na derrota por 3 a 2 para o Santo André, na final do Paulistão de 2010, o primeiro título do atacante como profissional.

Coutinho chega à Europa - 19/7/2010
Um mês após completar 18 anos, Coutinho se transferiu para a Inter de Milão - ele já tinha sido vendido pelo Vasco aos 16. O jovem mostrou talento, mas não conseguiu se firmar na Itália.

Neymar estreia na Seleção - 10/8/2010
Seis dias após o título da Copa do Brasil, Neymar estreou pela seleção principal. Convocado pelo técnico Mano Menezes, o atacante fez um gol na vitória por 2 a 0 sobre os EUA, em amistoso disputado em New Jersey.

Coutinho estreia na Seleção - 7/10/2010
Coutinho também comemora este ano uma década na seleção principal: ele estreou na vitória por 3 a 0 sobre o Irã, em amistoso em Abu Dhabi.

Neymar conquista a Libertadores - 22/6/2011
Apoteose no Pacaembu: com um gol de Neymar, o Santos venceu o Peñarol por 2 a 1 e conquistou a Libertadores da América de 2011

Coutinho emprestado ao Espanyol - 30/1/2012
Sem espaço na Inter de Milão, Coutinho foi emprestado para o Espanyol em janeiro de 2012. Enquanto o ex-vascaíno buscava espaço na Europa, Neymar driblava as ofertas do exterior e iniciava mais uma temporada no futebol brasileiro.

Liverpool contrata Philippe Coutinho - 30/1/2013
O Liverpool contratou Philippe Coutinho por 8,5 milhões de libras. O brasileiro ganhou a camisa 10 dos Reds e virou ídolo absoluto da torcida, mas não conquistou títulos pelo clube inglês.

Enfim, a Europa - 4/6/2013
Multicampeão em quatro temporadas no Santos, titular absoluto da Seleção, Neymar foi contratado pelo Barcelona com 21 anos, para ser companheiro - e futuro sucessor - de Messi.

Neymar na Copa, Coutinho não - 12/6/2014
Neymar foi o camisa 10 da seleção brasileira em sua primeira Copa do Mundo, no Brasil. Era o protagonista da equipe até se machucar nas quartas de final, contra a Colômbia. Apesar da boa fase no Liverpool, Coutinho ficou fora da lista.

Enfim, juntos na seleção - 5/9/2014
Logo depois da Copa do Mundo, Neymar e Coutinho jogaram juntos na seleção principal pela primeira vez. Com gol do Menino da Vila, o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0 no amistoso em Miami.

Neymar campeão da Champions - 6/6/2015
Na consagração do trio MSN, o Barça venceu a Juventus e conquistou a Champions. Neymar marcou na decisão e terminou como artilheiro da competição, com dez gols, ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo.

Neymar troca o Barça pelo PSG - 5/8/2017
Em 2017, Neymar surpreendeu o mundo ao trocar o Barcelona pelo PSG por 222 milhões de euros, maior transferência da história do futebol. A meta: levar o clube à inédita conquista da Champions e, de quebra, tornar-se o melhor jogador do mundo.

Coutinho troca o Liverpool pelo Barça - 6/1/2018
Cinco meses após a saída de Neymar, o Barcelona tirou Coutinho do Liverpool por 145 milhões de euros. O brasileiro, no entanto, não correspondeu às expectativas no clube catalão.

Juntos na Copa da Rússia- 17/6/2018
Neymar e Coutinho foram titulares da seleção brasileira na Copa de 2018, na Rússia. Cada um deles fez dois gols na campanha, que terminou nas quartas de final.

Coutinho campeão da Copa América - 7/7/2019
Com Coutinho titular e sem Neymar, cortado pouco antes da estreia, o Brasil foi campeão da Copa América de 2019, vencendo o Peru na decisão, no Maracanã.

Coutinho chega ao Bayern de Munique - 19/8/2019
Em baixa no Barcelona, Coutinho foi emprestado ao Bayern de Munique há um ano. O contrato foi ampliado até a final da Champions League, e o brasileiro não ficará no Bayern na próxima temporada.

Quem leva a Champions? - 22/8/2020
Domingo, o PSG de Neymar e o Bayern de Coutinho disputam o título de clubes mais cobiçado do futebol europeu. Qual camisa 10 vai levar a melhor?

Com Allan Caldas/GE
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Liga dos Campeões: Neymar é indicado ao prêmio de melhor atacante Liga dos Campeões: Neymar é indicado ao prêmio de melhor atacante
  2. 2

    2 - Vasco e Botafogo fazem clássico na Quarta Fase da Copa do Brasil 2020 Vasco e Botafogo fazem clássico na Quarta Fase da Copa do Brasil 2020
  3. 3

    3 - Justiça paraguaia concede liberdade a Ronaldinho, que pode voltar ao Brasil após 5 meses Justiça paraguaia concede liberdade a Ronaldinho, que pode voltar ao Brasil após 5 meses
  4. 4

    4 - Conmebol divulga jogos da Copa América e libera trocas para mata-mata Conmebol divulga jogos da Copa América e libera trocas para mata-mata
  5. 5

    5 - Covid -19 já contaminou 40% dos jogadores que atuam em clubes cariocas Covid -19 já contaminou 40% dos jogadores que atuam em clubes cariocas
  6. 6

    6 - Liga dos Campeões: Lisboa será a sede a partir das quartas de final Liga dos Campeões: Lisboa será a sede a partir das quartas de final

Enquete

Resultado

Você pratica ou já praticou algum esporte?


  • Sim, já pratiquei
  • Sim, estou praticando
  • Não, nunca pratiquei
  • Quero praticar

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca