90 07/02/2020 às 07:40 - última atualização 07/02/2020 às 09:37

Circuito Paralímpico Brasileiro terá etapa regional neste fim de Semana, em Vitória

Redação Em Dia ES

Na capital do estado, irão competir atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Circuito Paralímpico Brasileiro terá etapa regional neste final de Semana, em Vitória. Foto: Divulgação
O Espírito Santo vai sediar, neste final de semana, a regional Rio/Sul do Circuito Paralímpico Brasileiro. A competição, que acontece no sábado (8) e domingo (9), contará com provas de natação e atletismo, que serão realizadas no Clube Álvares Cabral e no Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ambos localizados em Vitória. A entrada nos dois eventos é gratuita.

O campeonato é dividido em sete etapas, sendo quatro regionais espalhadas pelo país, duas nacionais e o Campeonato Brasileiro, que será disputado no final do ano. Em Vitória, competirão atletas do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Caracterizado como o evento paralímpico de maior importância nacional, o circuito, realizado desde 2005, vem para o Espírito Santo pela primeira vez. A expectativa é de que cerca de 400 atletas e 700 pessoas estejam envolvidas no evento durante todo o final de semana.

Natação
As provas de natação irão reunir 16 nadadores capixabas. Entre eles, está Nathália Torezani, contemplada na última edição do Bolsa Atleta, programa da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e que participa do circuito pela quarta vez consecutiva. A nadadora comentou sobre sua expectativa para a competição que acontecerá em seu local de treinamento.

“É um misto de medo e muita ansiedade, pois é a primeira vez que o Circuito vem a Vitória, mas também será a primeira vez que a gente vai ter torcida. Então, acredito que será muito sensacional, afinal teremos apoio em 100% do tempo. Minha meta é fazer os melhores tempos possíveis e representar bem a minha equipe, pois irei disputar um número maior de provas do que estou acostumada. Ao todo, serão sete provas, sendo cinco individuais e duas de revezamento”, afirmou a nadadora.

Ao contrário de Nathália, a ansiedade de Caio Rodrigues é a de estreante. Com apenas 25 anos, ele participa do Circuito pela primeira vez. “Acredito que para o Estado ter esse tipo de competição é muito importante. Estou bem ansioso e um pouco nervoso, pois é a primeira vez que vou participar”, disse Rodrigues.

Atletismo
O circuito de atletismo, que ocorre na Ufes, vai receber a maioria dos atletas capixabas que participam da competição: 39 dos 55 atletas. Esperando um total de 300 competidores nesta modalidade, o técnico de atletismo capixaba, Ernesto Mendonça, comentou sobre o que espera para a regional deste ano.

“Vemos isso como uma abertura muito grande para o esporte paralímpico do Espírito Santo, a nível nacional. Esperamos uma boa receptividade de parte dos capixabas e, com isso, promover também o turismo do Estado, pois o esporte tem essa capacidade”, declarou Mendonça, que completou dizendo almejar ótimos resultados para os atletas capixabas.

Seleção Brasileira
Recém-chegados ao Espírito Santo, os nadadores da Seleção Paralímpica Brasileira iniciaram seus treinamentos na última segunda-feira (03), no Álvares Cabral. Os treinos desta semana e o Circuito servirão como avaliação para a seletiva de março, que qualifica para os Jogos Paralímpicos de 2020, que acontecem entre os meses de agosto e setembro, em Tóquio, no Japão.

O técnico Felipe Santos, que trabalha com os atletas da Seleção há seis anos, falou sobre a semana de treinos aqui no Estado e como isso ajuda na preparação dos atletas para competições maiores.

“Todo ano, a gente procura um local que possa nos auxiliar, pois mesmo com a boa estrutura que temos em São Paulo, quando estamos em outro espaço os atletas só se dedicam aos treinos, ou seja, o ganho se torna maior”, afirmou Felipe Santos, que também comentou sobre o contato com os atletas capixabas.

“Essa troca de experiência é muito legal e acredito que gera uma motivação a mais," finalizou.

Serviço:
Circuito Paralímpico Brasileiro de Atletismo e Natação – Etapa Rio/Sul
Sábado (08) – Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Domingo (09) – Das 8 às 12 horas

Local:
. Atletismo –  Centro de Educação Física e Desportos - UFES
Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória

. Natação – Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral
Endereço: Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2100 – Bento Ferreira, Vitória
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Sesport divulga resultado final do Bolsa Atleta de 2020 Sesport divulga resultado final do Bolsa Atleta de 2020
  2. 2

    2 - Aberta as inscrições para o Torneio do Trabalhador em Linhares Aberta as inscrições para o Torneio do Trabalhador em Linhares
  3. 3

    3 - Fim da novela: Flamengo acerta a compra de Gabigol Fim da novela: Flamengo acerta a compra de Gabigol
  4. 4

    4 - Superação: gestora chega ao topo da Pedra Azul com mão mecânica Superação: gestora chega ao topo da Pedra Azul com mão mecânica
  5. 5

    5 - Governo do Estado lança programas esportivos de 2020 em cerimônia no Palácio Anchieta Governo do Estado lança programas esportivos de 2020 em cerimônia no Palácio Anchieta
  6. 6

    6 - Flamengo estabelece novos recordes e levanta troféu do Brasileirão 2019 Flamengo estabelece novos recordes e levanta troféu do Brasileirão 2019

Enquete

Resultado

Você pratica ou já praticou algum esporte?


  • Sim, já pratiquei
  • Sim, estou praticando
  • Não, nunca pratiquei
  • Quero praticar

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca