484 09/09/2021 às 19:00

“Tripinha”, iguaria de Linhares se torna patrimônio cultural imaterial do ES

Redação Em Dia ES

Criada pela dona Anita na década de 1960, conquistou o paladar dos capixabas e agora tem valor cultural
Tripinha, iguaria de Linhares se torna patrimônio cultural imaterial do ES. Foto Regina Paiva
Agora é Lei! A famosa “Tripinha”, salgado que nasceu em Linhares nos anos 1960 e conquistou o paladar de todos os capixabas, se tornou patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo.

A Lei 11.382, do deputado Luiz Durão (PDT), foi publicada hoje e ajudará a eternizar a receita da saudosa cozinheira Anita Paiva.

“A Tripinha foi criada pela dona Anita em um casamento realizado em Linhares no dia 18 de janeiro de 1964. Ao perceber o número de convidados e que não havia mais recheio para a feitura de salgados, ela rapidamente colocou parte da massa no cilindro com dispositivo para taiadela e jogou as fitas numa frigideira com banha de porco quente. Com o sucesso do novo salgadinho, ao ser indagada sobre o nome, dona Anita respondeu com um sorriso maroto: Tripinha! E desde então a receita foi passada de geração em geração e hoje é vendida no comércio regional. Muitas famílias vivem de sua fabricação”, destacou Durão.

O deputado lembrou que bens culturais imateriais são criações de uma comunidade local baseadas em tradições e passadas de geração em geração, tornando-se expressão da identidade regional. 

“A Tripinha tem uma relevância importantíssima para toda região norte do Espírito Santo, principalmente de Linhares, tanto para a cultura quanto para a economia. Todos nós temos memórias maravilhosas de infância que envolvem a Tripinha, então é honra ser o autor dessa Lei e eternizar a iguaria, dada a importância sentimental que ela tem para cada um dos linharenses. Estou muito feliz”, disse Luiz Durão.

Aprenda a preparar a famosa 'tripinha'
Levando trigo, açúcar, banha, leite e água, além de óleo para fritar, alguns chegam a acrescentar queijo parmesão à massa.

Veja os ingredientes que irá precisar:
1 kg de farinha de trigo, mais ou menos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de banha
1 copo americano de leite
1/2 copo americano de água
Óleo para fritar.

Modo de preparo
Junte todos os ingredientes e trabalhe bem a massa. Deixe descansando da manhã à tarde. Espiche a massa com rolo ou cilindro. Deixe fina mas não muito. Enrole e corte em tirinhas de 0,5 cm separando para não grudar. Frite em bastante óleo bem quente (em ponto de fritura).
Receita do site "Tudo Gostoso" foi enviada por Admair Oliveira Alves.

Registro
De acordo com Luiz Durão, autor da lei, escritores e jornalistas locais documentaram a "tripinha” em livros e portais de notícias do norte capixaba. 
Além disso, a Prefeitura de Linhares instituiu no calendário oficial de eventos históricos e culturais da cidade, o dia 18 de janeiro como a data em que Anita criou o salgado.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Jovem DaHora - Henrique Monteverde Jovem DaHora - Henrique Monteverde
  2. 2

    2 - Raí Saia Rodada lança álbum “No Dente” com nove faixas e clipe inédito Raí Saia Rodada lança álbum “No Dente” com nove faixas e clipe inédito
  3. 3

    3 - Dennis traz sertanejos para o lançamento do primeiro volume de DVD “O Impossível” Dennis traz sertanejos para o lançamento do primeiro volume de DVD “O Impossível”
  4. 4

    4 - POP Em Dia: Dan Abranches e a liberdade de ser quem se é POP Em Dia: Dan Abranches e a liberdade de ser quem se é
  5. 5

    5 - Mulher de ID - A mente não é linear, muito menos as pessoas Mulher de ID - A mente não é linear, muito menos as pessoas
  6. 6

    6 - Gloria Groove está confirmada no Rock in Rio 2022 Gloria Groove está confirmada no Rock in Rio 2022
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca