161 15/09/2021 às 08:30

Ministério assina acordo de cooperação com o IFES

Redação Em Dia ES

Parceria irá implementar o projeto-piloto Famílias Fortes em quatro municípios da região
Ministério assina acordo de cooperação com o Instituto Federal do ES.Foto: Reprodução
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) assinou um acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A parceria com a Secretaria Nacional da Família (SNF) do MMDFH permitirá a implementação do projeto-piloto Famílias Fortes em quatro municípios da região: Alegre, Piúma, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante.

O acordo foi possível graças à destinação de emendas parlamentares das deputadas federais Dra. Soraya Manato (PSL-ES) e Lauriete (PSC-ES). A iniciativa permite o desenvolvimento das ações de fortalecimento de vínculos familiares, envolvendo pais e filhos em uma dinâmica de encontros.

A titular da SNF, Angela Gandra, reforçou a importância do projeto para o núcleo familiar brasileiro. “Quando a família é forte, ela trabalha melhor, é mais estruturada. Em países que ampliaram o projeto do Famílias Fortes houve uma reversão do processo de degeneração social a partir da pobreza”, avaliou.

Projeto-piloto
As atividades do Famílias Fortes ocorrem em dois momentos. No primeiro, os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes e a se comunicar de maneira eficaz.

Já os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

Na segunda parte do encontro, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam. Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual com detalhes de todas as atividades e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
  2. 2

    2 - Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19 Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19
  3. 3

    3 - Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8) Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8)
  4. 4

    4 - Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem
  5. 5

    5 - Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019 Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
  6. 6

    6 - Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ... Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ...

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não
  • não sabe

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca