440 26/08/2021 às 18:30

Escolas de Linhares passam por diagnóstico para iniciar programa de Educação Financeira

Redação Em Dia ES

"Aprender Valor" é direcionado aos alunos de nove escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura de Linhares
Escolas de Linhares passam por diagnóstico para iniciar  programa de Educação Financeira. Foto Secom PML
Nesta quinta-feira (26/8), teve início a Avaliação de Diagnóstico que é o primeiro passo para a execução do programa de educação financeira "Aprender Valor", direcionado aos alunos de nove escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura de Linhares. Os questionários serão aplicados também nesta sexta (27) e a segunda (30) e terça (31), para atingir os dois grupos de revezamento.

A avaliação é aplicada aos alunos do 5º, 7º e 9º anos, contendo questões referentes à Língua Portuguesa, Matemática e Letramento Financeiro. A professora da Emef Jerônimo Monteiro, localizada no Bairro Novo Horizonte, Andréia Bissoli, participa do programa e destaca a importância de desenvolver o projeto na unidade de ensino.

"Desde criança o aluno precisa aprender a economizar, para crescer um adulto consciente, saber como administrar seu dinheiro, e não gastar além do que se ganha, e isso acaba refletindo na família, quando acontece a interação. Nós professores iniciamos a formação na plataforma e tem muito conteúdo para nos dar suporte para trabalharmos as atividades em sala de aula. Como pessoa, o programa tem me feito refletir ainda mais sobre meus gastos e onde posso chegar", disse a professora.

O programa é uma iniciativa do Banco Central e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Consiste em levar conhecimentos sobre as formas de melhorar a gestão do dinheiro. Além dos alunos, professores, diretores e pedagogos também participam de formações online ao longo da execução do programa.

"Iniciamos esse programa na rede e pretendemos nos próximos projetos o engajamento de mais escolas, pois é muito motivador para nossos alunos, além de auxiliar em outras disciplinas e habilidades que condizem com o currículo escolar. O programa auxilia também na organização da família, no controle, na autonomia e na responsabilidade com a gestão financeira", destacou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Lazarela Guasti de Moura Renon.

De setembro e outubro serão desenvolvidos nas escolas projetos que integram Educação Financeira a diferentes componentes curriculares. "O programa nos deixa muito otimistas, pois é importante para nós servidores e para os alunos já começarem a ter um olhar diferenciado sobre a gestão financeira. O conhecimento que vão adquirir aqui na escola com o programa será levado para vida, para o futuro dos alunos, e também transmitido às famílias", disse a diretora Patrícia Farage Fabrício.

Escolas participantes
As escolas participantes do programa são: Emef Roberto Moreira, no Araçá; Emef Caboclo Bernardo, no Planalto; Emef Professora Eliana Correa Pinafo, em Bebedouro; Emef Jerônimo Monteiro, no BNH; Emef Antônio Fernandes de Almeida e Samuel Batista Cruz, no Interlagos; Emef Manoel Martins, no Pontal do Ipiranga; Emef Luiz de Camões, no Conceição; Emef Orozimbo Leite, no Guaxe.

O programa
O programa de educação financeira "Aprender Valor" visa estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. É financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
  2. 2

    2 - Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19 Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19
  3. 3

    3 - Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8) Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8)
  4. 4

    4 - Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem
  5. 5

    5 - Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019 Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
  6. 6

    6 - Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ... Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ...

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não
  • não sabe

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca