345 24/09/2021 às 15:25

Escola de Linhares desenvolve projeto de educação financeira

Redação Em Dia ES

No momento, os alunos participam de oficinas com confecção de cofrinhos, laços, porta retrato e chaveirinhos
Escola de Linhares desenvolve projeto de educação financeira. Foto Secom PML
O Ceim Aristídes Pinto Caldeira, no bairro Aviso, em Linhares, Norte do Espírito Santo, está desenvolvendo um projeto de educação financeira "Dinheiro na Caixinha", com turmas de 5 anos, inserindo a linguagem monetária na educação infantil. No momento, os alunos participam de oficinas com confecção de cofrinhos, laços, porta retrato e chaveirinhos. Esses produtos têm sido comercializados na escola e nas famílias, por um valor simbólico, e a arrecadação será revertida no encerramento do ano letivo da turma.
 
A equipe pedagógica pontuou que, seguindo todas as medidas de segurança contra a Covid-19, a escola tem contado com o apoio das famílias. "As famílias estão utilizando suas habilidades para nos auxiliar. Esses dias uma mãe fez uma doação e veio ensinar a fazer pulseiras. Com o auxílio das professoras, as crianças passam de sala em sala vendendo os produtos por um valor bem simbólico. A intenção é que os alunos tenham noção do dinheiro, da responsabilidade e de que as coisas são produzidas e que existe um valor para isso. O projeto também desenvolve as relações interpessoais e o trabalho em equipe", pontuaram as pedagogas Marcela Almeida e Danielle Zacche.
 
As próximas etapas consistem na confecção de tabuleiro do jogo de damas e dado; Brincadeiras como amarelinha numérica, bingo e dama; Faz de conta do minimercado com produtos confeccionados a partir de panfletos de supermercado e com dinheiro de brinquedo.
 
A diretora Graciela Pessotti Adami explicou como surgiu a ideia de desenvolver o projeto, pontuando que as crianças também são consumidoras e precisam desde cedo serem preparadas para lidar bem com o dinheiro. A questão monetária também é um dos assuntos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para a educação infantil.
 
"O projeto 'Dinheiro na Caixinha' será desenvolvido até o mês de novembro e, além de inserir a linguagem monetária na educação infantil, orienta o aluno sobre fazer escolhas, considerando objetivos individuais e coletivos. Enfatizamos com a criança que para alcançar sonhos e objetivos é necessário planejamento e prática. As atividades buscam estimular e encorajar os alunos na busca de soluções, explorando possibilidades que oportunizarão o desenvolvimento das múltiplas linguagens entrelaçadas a questões financeiras atuais", disse a diretora, informando que as crianças farão a contagem das moedas arrecadadas antes do encerramento do ano letivo.
 
Para introdução do projeto, desenvolvido pelas professoras Aldemisa Porto Vieira Rodrigues e Paula Miria Batista Santos Loureiro, a escola organizou uma roda de conversa com as turmas, reuniões com as famílias e Leitura em voz alta: Os três porquinhos; Dona Baratinha; A árvore dos sonhos; Um, dois, feijão com arroz; Eu tropeço e não desisto; O menino, o dinheiro e os três porquinhos.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
  2. 2

    2 - Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19 Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19
  3. 3

    3 - Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8) Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8)
  4. 4

    4 - Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem
  5. 5

    5 - Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019 Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
  6. 6

    6 - Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ... Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ...

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não
  • não sabe

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca