323 16/01/2021 às 09:30

Enem terá esquema especial de segurança no ES; secretário da Saúde garante realização da prova

Redação Em Dia ES

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social explicou como será a operação; As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro na forma presencial, e 31 e 07 de fevereiro para as provas digitais
Enem terá esquema especial de segurança no ES; secretário da Saúde garante realização da prova. Foto: Divulgação
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp-ES) divulgou nesta sexta-feira (15) como será o esquema que vai reforçar a segurança para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 que, após o adiamento por causa da pandemia do novo coronavírus, vai acontecer em quatro finais de semana de 2021.

Neste ano, a prova será aplicada de forma física e também virtual. No estado, 104.531 inscritos optaram pela aplicação física e 1.350 escolheram fazer o exame de forma virtual.

Para auxiliar no transporte e garantir a segurança dos locais de prova, 1.326 agentes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, além de 326 viaturas, vão reforçar o policiamento.

A aplicação das provas escritas acontece neste domingo (17) e no próximo (24), em 251 locais de prova de 38 municípios. Já o Enem Digital, novidade para esta edição, vai acontecer nos domingos dos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e aplicado em 16 locais de prova nos municípios de Cariacica, Vitória, Vila Velha e em Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com a Sesp, a logística de transporte dos materiais será feita pelos Correios. Cerca de 80 carteiros vão distribuir 591 malotes de provas nas 251 escolas onde o exame será aplicado. O Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil também estarão disponíveis para prestar apoio, caso sejam solicitados.

Por causa da pandemia de Covid-19, foram adotadas protocolos sanitários específicos para aplicação das provas. Por exemplo, o candidato só poderá ter acesso ao local de aplicação das provas se tiver usando máscara e pode ser eliminado do exame se ficar sem a proteção dentro da sala.

De acordo com o levantamento da secretaria, 16 locais de provas foram mapeados como crítico para a possibilidade de aglomeração. Por causa disso, o Corpo de Bombeiros vai para esses pontos orientar os candidatos em relação às medidas de distanciamento social, uso de máscaras e prevenção à Covid-19.

"Não iremos cancelar de forma unilateral o Enem no ES", garante secretário da Saúde
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário em Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, concederam uma entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (15), para atualizar informações sobre o enfrentamento da covid-19 no estado.

Um dos pontos destacados por Nésio foi a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  que começa no próximo domingo (17), na forma presencial. Segundo o secretário, o Estado não irá cometer nenhum ato de cancelar de forma unilateral o Enem no Espírito Santo. "Acompanhamos a opinião do Conselho de secretários de Saúde para recomendar o adiamento".

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) manifestou, em nota divulgada na última terça-feira (1), preocupação sobre a realização do exame durante a pandemia. O Governo Federal, contrário ao adiamento das provas, garantiu ao Consed que os protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias serão seguidos.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19 Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19
  2. 2

    2 - Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8) Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8)
  3. 3

    3 - Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem
  4. 4

    4 - Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019 Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
  5. 5

    5 - Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ... Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ...
  6. 6

    6 - Mais 31 escolas da Rede Estadual ofertam ensino de tempo integral em 2021 Mais 31 escolas da Rede Estadual ofertam ensino de tempo integral em 2021
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca