1994 16/08/2020 às 08:30 - última atualização 18/08/2020 às 23:50

Coluna Enem no Em Dia | Cronograma de estudos, dicas de planejamento e curso preparatório gratuito

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES

Coluna Enem no Em Dia | Cronograma de estudos, dicas de planejamento e curso preparatório gratuito. Foto: Divulgação
Faltando apenas cinco meses para o Enem, se você ainda está perdido, desmotivado e sem saber por onde começar a estudar, deve estar pensando: ainda dá tempo de se preparar para o Enem? Bom, eu te afirmo que sim! É claro, o tempo de preparação que você tem é obviamente menor comparado com quem começou em meados de fevereiro e março. Mas, com um bom planejamento de estudos - que iremos te ensinar a montar hoje - você conseguirá ter um bom desempenho na hora da prova em janeiro.
 
Sabendo que temos pouco tempo, a proposta de começar a estudar agora para o ENEM é baseada em uma palavra: comprometimento. Se a aprovação para o ensino superior for sua meta, essa deve ser a palavra que irá te acompanhar até o dia prova. Entretanto, isso não quer dizer que você deve estudar de forma excessiva e exaustiva. Passar 10, 15 horas por dia com "a cara nos livros" não é saudável! 
 
Equilíbrio é essencial, e o planejamento faz parte parte disso. Se você está perdido, siga essas 6 dicas e monte o cronograma perfeito!
 
Seja realista consigo mesmo
Não adianta nada se planejar para estudar 8 horas por dia se você não tem esse tempo todo. É muito comum ter que conciliar os estudos com o trabalho e, muitas vezes, os estudos do Ensino Médio. Por isso, é essencial ser realista, saber qual o seu tempo disponível. No site GoConqr você consegue montar seu próprio cronograma gratuitamente, além de outras ferramentas que irão te auxiliar nos estudos. Já no Kultivi, contém um curso completo do Enem, com tudo o que você precisa saber e o melhor, gratuito! 
 
Entenda qual é o seu tipo de aprendizado
Não existe uma fórmula pronta de "como estudar". Cada estudante tem seu próprio ritual de aprendizagem. Alguns são mais visuais, precisam assistir aulas e criar mapas mentais para fixar o conteúdo. Outros, por sua vez, são mais práticos, ao longo  da aula fazem algumas anotações chaves e logo depois conseguem realizar os exercícios. Existem, também, os auditivos. É extremamente importante saber qual o estilo de aprendizado para realizar uma boa rotina de estudos.
 
Foque no que importa
Quando se fala de Enem, sabemos que é uma prova longa e que testa o nosso conhecimento de diversas formas. Para saber com mais detalhes como o Enem testará seus conhecimentos confira aqui o artigo onde falei sobre isso. Já que a partir de agora temos pouco tempo de preparação, precisamos focar no que realmente importa, nas matérias que mais caem. Ao longo das próximas semanas, trarei aqui na Coluna Enem No Em Dia uma relação, por área do conhecimento, os conteúdos que mais são cobrados.
 
Exercite e revise
Nada adianta assistir aulas sem praticar e revisar. Para o Enem, estudar por simulados e provas antigas é essencial! Vou disponibilizar aqui os simulados do Brasil Escola, onde você mesmo pode montar o seu, com a quantidade de questões desejadas. Disponibilizo também o site do Inep, onde contém todas as provas antigas do Enem com gabarito! Revisar também é um passo importante. Mapas mentais e resumos são os mais indicados para isso.
 
Sempre pratique redação
Redação é a prova mais importante do Enem, e isso é fato! É a única prova que você tem a possibilidade de conquistar a nota máxima, o tão sonhado 1000! Aconselho a fazer no mínimo uma redação por semana e de preferência, dê para um corretor ou professor, para saber no que você está indo bem e no que precisa melhorar. Na semana que vem, trarei dicas primordiais para você ir bem na redação. Continue acompanhado a coluna!
 
Defina um tempo livre
E claro, um dos pontos mais importante: descanse! Tire um tempo para você relaxar, assistir um bom filme, ler um bom livro, escutar músicas, podcast, praticar esportes, cozinhar, enfim, fazer o que te faz bem. Sem contar, que até no seu tempo de descontração você pode estar estudando, uma vez que uma das competências da redação do Enem contempla o repertório sociocultural, que consiste no nível de cultura ou instrucional de um indivíduo, ou seja, envolve todo o conhecimento que uma pessoa possui armazenado no decorrer de sua vida.
 
ENEM NO EM DIA
Eu sou Julieverson Figueredo, editor e social media aqui no Em Dia ES, e minha missão com a coluna "Enem No Em Dia" é ajudar aqueles que, assim como eu, estão se preparando para o Enem. Em um momento tão anômalo como o que estamos vivenciando agora, a educação teve seus obstáculos aumentados, e buscar apoio para que não desistir é essencial. Semanalmente trarei dicas, planejamento de estudos, materiais e conteúdos para que possamos evoluir cada vez mais e alcançar nossos objetivos!
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19 Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19
  2. 2

    2 - Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8) Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8)
  3. 3

    3 - Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem
  4. 4

    4 - Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019 Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
  5. 5

    5 - Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ... Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ...
  6. 6

    6 - Mais 31 escolas da Rede Estadual ofertam ensino de tempo integral em 2021 Mais 31 escolas da Rede Estadual ofertam ensino de tempo integral em 2021
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca