1859 23/08/2020 às 08:00 - última atualização 23/08/2020 às 08:41

Coluna Enem No Em Dia | Como fazer uma boa redação no Enem: competências, pontuação e correção gratuita

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES

Coluna Enem No Em Dia | Como fazer uma boa redação no Enem: competências, pontuação e correção gratuita. Foto: Divulgação
Temida pela grande maioria dos candidatos, a redação do Enem é uma das etapas mais importantes da prova, já que ela é a única em que você consegue atingir a nota máxima, o tão sonhado 1000! Isso se deve à TRI (Teoria de Resposta ao Item), que é o algoritmo usado pelo Inep para corrigir e dar nota às questões da prova. A Teoria é um modo de legitimar a prova e os conhecimentos dos alunos que a fazem e também é uma forma de impedir o 'chute'.

A redação do Enem sempre irá fornecer para os candidatos uma frase-tema, que geralmente tratará de problema atual da sociedade brasileira. A banca de correção cobra também dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na estrutura dissertativa-argumentativa.

Para ir bem na prova de redação, prática é essencial! Se você precisa de suas redações corrigidas, mas não tem como pagar por plataformas de correção, apresento o Pré-Vestibular Letras UNIRIO, que é um projeto de extensão do curso de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que, entre outros serviços, oferece a correção gratuita de redação! Para saber mais sobre o projeto, acompanhe eles no Instagram (@preletrasunirio) e se inscreva AQUI.

Essa semana, conversei com o professor de língua portuguesa João Fiorot, que deu dicas de redação primordiais para quem está se preparando para o Enem. Confira aqui. 

Como falamos anteriormente aqui na coluna, quando um corretor pegar a sua redação, ele analisará 5 competências:

Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa

Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

Dividindo o valor total dessa etapa entre as 5 competências do Enem que vimos acima, cada uma delas vale 200 pontos

As notas
A pontuação da redação em cada competência é dada com base na análise de 6 critérios. São eles:

- Desclassificado: 0 pontos;
- Precário: 40 pontos;
- Insuficiente: 80 pontos;
- Mediano: 120 pontos;
- Bom: 160 pontos;
- Ótimo: 200 pontos.

O que cada competência cobrará de você:

Competência I
A competência I avalia se o candidato tem noções claras sobre a distinção da modalidade escrita e a oral. Por exemplo, na internet estamos sempre escrevendo, seja por aplicativos de mensagem de texto ou pelas redes sociais. 

Entretanto, virtualmente, o uso da língua portuguesa é empregado de maneira predominantemente coloquial, sendo que o Enem cobra a norma formal da língua. Entender a diferença e não usar o oralismo na prova de redação faz o candidato ter uma melhor pontuação nesta competência.

Competência II
Esse critério avalia a capacidade de interpretação do texto que o candidato possui, pois, caso fuja do tema, ele demonstra não ter conseguido compreender a proposta da prova. Pelo fato de terem textos de apoio na proposta do tema, mesmo que não tenha domínio sobre o assunto, o aluno, em tese, têm condições de atender a esse pré-requisito.

Competência III
A competência III está ligada à capacidade de compreensão do tema e à relação dele com o repertório sociocultural do inscrito. Por isso essa competência tem bastante relação com a sua vivência e experiências adquiridas ao longo de sua vida escolar. 

Você sempre pode potencializar essa qualidade a partir da leitura, filmes, músicas, dentre outras estratégias. Nessa competência do Enem é esperado que você organize o conhecimento que possui em defesa de um ponto de vista pessoal dentro do tema estipulado.

Competência IV
Um dos pontos fortes do texto dissertativo, a argumentação, recebe uma atenção especial nas competências do Enem. 

Os 200 pontos da competência IV são destinados aos candidatos que apresentam uma excelente capacidade de estruturar o texto e apresentar, de maneira coesa e fundamentada, os argumentos. Esses requisitos facilitarão no processo de defesa do ponto de vista.

Competência V
Essa competência é a que tem, nas últimas edições do Enem, apresentado o pior desempenho na média dos inscritos. 

A expectativa é a de que o candidato proponha alguma ideia para solucionar um problema relacionado no tema. 

Na competência V, os examinadores redobram as exigências para fazer com que as propostas estejam em concordância com os direitos humanos, considerando valores universais de cidadania, liberdade e diversidade sociocultural.

ENEM NO EM DIA
Eu sou Julieverson Figueredo, editor e social media aqui no Em Dia ES, e minha missão com a coluna "Enem No Em Dia" é ajudar aqueles que, assim como eu, estão se preparando para o Enem. Em um momento tão anômalo como o que estamos vivenciando agora, a educação teve seus obstáculos aumentados, e buscar apoio para que não desistir é essencial. Semanalmente trarei dicas, planejamento de estudos, materiais e conteúdos para que possamos evoluir cada vez mais e alcançar nossos objetivos!

Texto em colaboração com Roberta Firmino, do blog Imaginie
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19 Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19
  2. 2

    2 - Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8) Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8)
  3. 3

    3 - Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem
  4. 4

    4 - Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019 Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
  5. 5

    5 - Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ... Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ...
  6. 6

    6 - Mais 31 escolas da Rede Estadual ofertam ensino de tempo integral em 2021 Mais 31 escolas da Rede Estadual ofertam ensino de tempo integral em 2021
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca