1042 11/10/2020 às 07:30

Coluna | Como vencer o cansaço físico e mental e estudar com mais energia

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES

Coluna | Como vencer o cansaço físico e mental e estudar com mais energia. Foto: Divulgação
Chegamos a outubro. Estamos exaustos física e mentalmente. Mas calma! Isso é normal. Mesmo se estivéssemos em um ano normal, já seria difícil, mas devido a pandemia de Coronavírus, e toda a crise gerada por ela, nos sentimos mais desmotivados, às vezes sem perspectiva do futuro. Mas hoje, eu estou aqui para te dizer que não é momento de desistir! Não damos tão longe para agora morremos na praia.

É completamente normal sentir cansaço e desânimo nessa altura do campeonato. Com um ritmo tão pesado de estudos ao longo do ano, é chegada a hora em que sentimos o peso, e é aí que entra a importância de algumas estratégias para criar ânimo e diminuir o cansaço.

O sono não é o inimigo
Muitas vezes, o cansaço físico e mental que se manifesta no nosso corpo pode ser resultado da falta de qualidade no sono. É comum, na cultura ocidental do século XXI, achar que o sono é o inimigo, que deve ser combatido, pois atrapalha a produtividade. Muito pelo contrário: a neurociência do sono tem comprovado nos últimos anos a importância do sono para diversas funções do nosso cérebro e o estudo é uma das áreas que o sono mais influencia.

Por isso, sem pestanejar, durma muito bem! Se falta tempo para estudar, busque reorganizar outras tarefas do seu dia, mas não troque por horas de sono. Lembre-se sempre: estudo é qualidade, não quantidade!

Como criar ânimo nas tarefas do dia a dia?
Falar de como criar estratégias para ter mais ânimo nas suas tarefas significa falar de motivação. É necessário que você descubra o motivo de estar fazendo aquilo: o que desperta seu interesse e sua vontade em realizar essa tarefa? A partir de um objetivo, é possível desenvolver sua motivação com mais facilidade. E existe toda uma ciência por trás dessa tarefa. 

Existem alguns recursos que podem facilitar a resolução de uma tarefa, servindo como um pontapé inicial para você realizá-la. Já pensou que tentar ensinar algo a alguém pode ser um grande motivador nos seus estudos? Ou que a respiração pode te ajudar a recuperar a vontade de continuar estudando? 

Busque deixar exposto no seu dia a dia lembretes do porque você está se esforçando. Cole post-it, crie alarmes no celular, o que for!

Não foi, não está sendo e não será fácil. Nem agora, em nossa preparação para o vestibular, ou depois na faculdade, mas, o que realmente importa, é você ver significado no que faz. Tudo o que você se prestar a fazer, faça com qualidade! Errou muitas questões no simulado? Corrija-o, veja o motivo de ter errado e faça-o novamente. Tirou uma nota baixa na redação? Leia mais uma vez, veja porque você errou e refaça. Refaça e revise quantas vezes forem necessárias.

O importante é não desanimar! Vamos vencer! Repita isso a você mesmo quantas vezes for necessário. Lembre-se: não importa quantas vagas têm o seu curso desejado, você precisa de apenas uma.

ENEM NO EM DIA
Eu sou Julieverson Figueredo, editor e social media aqui no Em Dia ES, e minha missão com a coluna "Enem No Em Dia" é ajudar aqueles que, assim como eu, estão se preparando para o Enem. Em um momento tão anômalo como o que estamos vivenciando agora, a educação teve seus obstáculos aumentados, e buscar apoio para que não desistir é essencial. Semanalmente trarei dicas, planejamento de estudos, materiais e conteúdos para que possamos evoluir cada vez mais e alcançar nossos objetivos!
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19 Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19
  2. 2

    2 - Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8) Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8)
  3. 3

    3 - Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem
  4. 4

    4 - Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019 Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
  5. 5

    5 - Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ... Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ...
  6. 6

    6 - Mais 31 escolas da Rede Estadual ofertam ensino de tempo integral em 2021 Mais 31 escolas da Rede Estadual ofertam ensino de tempo integral em 2021
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca