246 10/10/2021 às 08:30 - última atualização 10/10/2021 às 13:30

Biblioteca de Quinta: Escola de Linhares promove projeto de leitura e recebe doações de livros

Redação Em Dia ES

Toda quinta-feira os alunos podem fazer empréstimos de livros na biblioteca
Biblioteca de Quinta: Escola de Linhares promove projeto de leitura e recebe doações de livros. Foto: Reprodução
"Biblioteca de Quinta" é um projeto desenvolvido na Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz, em Linhares, para promover melhorias na leitura, escrita, interpretação e criatividade dos alunos do 6º ao 9º ano. Toda quinta-feira os alunos podem fazer empréstimos de livros na biblioteca. Inclusive, a escola tem recebido doações de livros infantojuvenis de qualquer gênero literário, histórias em quadrinhos e revistas adequadas à idade entre 11 e 17 anos. 

A professora de Ciências, Laís Anholetti Pompermaier, foi quem criou o projeto. "Antes da pandemia, em 2019, já era perceptível que os alunos tinham uma certa dificuldade em leitura e interpretação de textos. Como todas as disciplinas dependem desses conhecimentos, mesmo sendo professora de Ciências, costumava sortear livros na sala para que os alunos pudessem ler, ganhar um livro novo e ter o sentimento de posse de algo para que valorizasse também. Ao longo dos anos, vários leitores foram criados na escola", disse a professora que tem uma biblioteca pessoal com um acervo de mais de 600 livros. 

Laís conta que a biblioteca da escola conta com cerca de 200 exemplares. Na lista, clássicos como Harry Potter, Percy Jackson, Como eu era antes de você e Quando a Neve Cair. "Toda quinta-feira durante o meu planejamento coloco os livros expostos na mesa e incentivo os alunos escolherem e pegarem os livros emprestados. O nome dos alunos é anotado, assim como o livro que pegou, e fica com ele por 15 dias. Caso precise, pode renovar uma vez", explicou. 

Para facilitar a escolha do aluno foi criado um perfil no Instagram, o @bibliotecadequinta, onde são postadas as fotos e a sinopse dos livros da biblioteca. Lá também é compartilhado frases, vídeos, séries e filmes baseados nos livros, além de indicações de leitura e desenhos dos alunos sobre os livros. A ideia surgiu para facilitar a escolha da próxima leitura do aluno e incentivar cada vez mais o universo da Literatura. 

A diretora da escola, Maria Aparecida Santos da Silva Celestino, destacou que com a pandemia, a dificuldade de leitura, escrita e interpretação se intensificou, e esse projeto se consolidou na escola para reforçar aos alunos a importância da leitura e como esse processo é divertido, prazeroso e desperta a imaginação.

"A escola abraçou o projeto da professora e já temos colhido frutos. Toda quinta tem fila na escola de alunos para pegar os livros. Percebemos que muitos alunos ficaram acomodados por terem ficado em casa por muito tempo devido à pandemia e adquirido uma certa resistência no retorno às aulas presenciais. A leitura abre um leque de oportunidades e proporciona uma visão mais abrangente da vida", disse a diretora. 

Doe você também
Quem desejar contribuir com o acervo da unidade de ensino, os livros podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. A escola está localizada à Avenida Ademar Luiz Piana, s/nº, no bairro Santa Cruz. O telefone para contato é o (27) 99504-5200.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Reabertas inscrições para 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
  2. 2

    2 - Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19 Médica ensina pais a distinguir se a escola está protegendo as crianças da Covid-19
  3. 3

    3 - Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8) Ano letivo da Faceli começa na próxima segunda-feira (8)
  4. 4

    4 - Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem Coluna | Dicas para o primeiro dia de Enem
  5. 5

    5 - Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019 Seleção do Nossa Bolsa 2021 vai usar notas do Enem de 2015 a 2019
  6. 6

    6 - Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ... Em cidades onde autoridades locais decidirem adiar o Enem 2020, prova terá reaplicação em ...

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não
  • não sabe

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca